segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Notícias: CVP Setúbal irá integrar Centro Municipal de Operações de Socorro.


A modernização e ampliação do Centro Municipal de Operações de Socorro, a funcionar no quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal (CBSS), nomeadamente com a instalação de novos equipamentos de comunicação são algumas das principais novidades adiantadas por Maria das Dores Meira.“A ligação desta central à rede SIRESP [Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal], de comunicação entre todos osagentes de segurança e proteção civil”, é uma das inovações asseguradas neste serviço, sublinhou a autarca na visita às renovadas instalações.
A disponibilização de 25 equipamentos de comunicação “dotados de tecnologia que permite a utilização em atmosferas explosivas” foi igualmente destacada pela edil setubalense, medida que materializa “uma considerável melhoria da segurança para os bombeiros que operam nestas circunstâncias específicas”.



A entrada de novos elementos da Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação Local de Setúbal para a equipa do Centro Municipal de Operações de Socorro, através de um protocolo a firmar em breve entre a Autarquia e aquele agente de proteção civil, foi também anunciada na cerimónia comemorativa dos 228 anos da CBSS.
“Esta modernização é, sem dúvida, um fator de enorme importância na melhoria das condições em que prestamos socorro às nossas populações, em especial porque, a partir de agora, temos mais agentes de proteção civil envolvidos na prestação do socorro e com mais e melhores meios, frisou.


O comandante da CBSS, Paulo Lamego, destacou algumas das inovações técnicas adotadas no Centro Municipal de Operações de Socorro, central que duplicou de tamanho e está agora dotada de um conjunto de equipamentos que melhoram a capacidade de resposta operacional.
A adoção de um novo software de coordenação, com informação georreferenciada, monitores para gestão de diversas ocorrências e modernos sistemas de comunicações integram agora o renovado serviço municipal.

A presidente da Autarquia destacou o trabalho de sinergia entre os vários agentes de proteção – Bombeiros Sapadores, Voluntários e Cruz Vermelha Portuguesa , Delegação Local de Setúbal–, que agora podem trabalhar em interação e condignamente num único espaço.

in.:mun-setubal.pt

Sem comentários: