terça-feira, 17 de junho de 2008

Notícias: Simulacro de preparação para o S. João


Realiza-se amanhã, dia 17 de Junho, um simulacro no Porto Pipas para avaliação do dispositivo e treino das várias entidades envolvidas no Plano de Segurança criado para as festas Sanjoaninas 2008 pela Autoridade Marítima.

Agendado para as 10H00, o Plano de Segurança visa certificar o bem-estar da população que, entre os dias 20 e 29 de Junho, se deslocarem ao principal palco das Festas, ao recinto “Pipas ao Vivo”.

A estruturação da estratégia conta com a colaboração do Serviço Municipal de Protecção Civil, Administração Portuária, P.S.P., Serviço Regional de Protecção Civil, Bombeiros de Angra, Cruz Vermelha Portuguesa, Corpo Nacional de Escutas, S.E.F., G.N.R., RG.1 e Serviços de Ambiente de ilha.

Dada a presença do elevado número de pessoas que se concentrarão no Porto Pipas, a comissão organizadora das festas e as demais autoridades envolvidas apelam “à compreensão e ao civismo de todas as pessoas, para podermos todos usufruir dumas Sanjoaninas em segurança e mantermos a nossa cidade e a nossa marina bonitas e limpas.”


Vedação e corredor de emergência



São várias as medidas, assentes em reunião final mantida na sexta-feira, que fazem parte do Plano de Seguranças das Sanjoaninas 2008.

Entre elas, a colocação de uma vedação que impeça o acesso das pessoas à berma do cais e a implementação de um corredor de emergência para ambulâncias.

Existirá um posto de primeiros-socorros por detrás do palco principal.

Para alargar a saída do porto e reduzir os riscos, em caso de necessidade duma evacuação durante os picos de afluência, vai ser colocada uma plataforma na zona da rampa de varagem.

De igual forma, será montada uma estrutura para controlo dos acessos para se saber, em cada momento, quantas pessoas estão dentro do porto, existindo patrulhas para segurança e para socorro em terra e no mar, reforçadas por vigilantes da natureza, fiscalizando o cumprimento das normas de segurança e anti-poluição e prevenindo eventuais riscos de acidente.

Com vista à salvaguarda e à segurança, tornou-se necessário proceder a uma estimativa de cerca de 4.500 pessoas que podem estar simultaneamente no cais do Porto das Pipas, numero relacionado com a área disponível e principalmente com a largura da saída do espaço.


Festas preocupadas com ecossistema


De igual forma, a preocupação da comissão de festas e das autoridades vai para a preservação do ecossistema das águas da marina e do recinto portuário, sendo, para esse efeito, feito um reforço dos recipientes para lixos, limpeza diária, instalação de casas de banho públicas, e colocação de avisos para a correcta preservação da limpeza do local, estando os agentes policiais atentos a qualquer prática que possa poluir aqueles espaços, nomeadamente despejo de líquidos e sólidos na via pública e na água.



in.: www.auniao.com

Sem comentários: