quinta-feira, 3 de julho de 2008

Notícias: CVP nas praias do Algarve


Desde 1 de Julho e até 31 de Agosto, estão a funcionar no Algarve 30 postos de saúde de praia. É uma iniciativa da Administração Regional de Saúde (ARS) em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa.

O objectivo é dar resposta a situações clínicas que possam ser tratadas no local ou, em caso de necessidade, encaminhadas para uma instituição de saúde mais adequada.

Os postos de praia funcionam 10 horas por dia, (das 10:00 às 20:00 horas), até 31 de Agosto. Mas fonte da ARS sublinha que 13 dos 30 postos vão funcionar até 15 de Setembro.

Os postos vão estar espalhados por todo o litoral algarvio desde Aljezur a Vila Real de Santo António. Entre outros, os critérios de escolha para a localização dos postos passaram pela acessibilidade, condições naturais e parcerias com entidades locais.

O apoio logístico, o recrutamento dos enfermeiros e a gestão dos postos de é da responsabilidade da Cruz Vermelha Portuguesa, sendo da responsabilidade da ARS o financiamento.

No âmbito do Plano de Verão 2008, além dos postos de praia a ARS reforçou a implementação de outra iniciativa, a «Consulta do Turista», nos Centros de Saúde, este ano a funcionar também no Centro de Saúde de Tavira.

No activo desde 2006 em Vila Real S. António, Loulé/Quarteira, Albufeira e Portimão, a iniciativa objectiva descongestionar os serviços de urgência dos hospitais. No ano passado foram realizadas 5520 destas consultas.
in.: www.regiao-sul.pt

Sem comentários: