sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Notícias: CVP Braga inicia Emergência Social - 144


Cruz Vermelha anuncia novos serviços de apoio social
Linha 144 e serviço de teleassistência são as novas formas criadas pela delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa para apoiar os idosos.

Catarina M. e Silva

A delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa vai lançar, dentro em breve, a Linha 144, uma linha de emergência social, que pode incluir o apoio a idosos. Para além desta linha, a delegação bracarense da Cruz Vermelha Portuguesa, vai implementar um serviço de teleassistência, permitindo às pessoas que tenham na sua posse um dispositivo ligado a um telefone, chamar uma central, que, imediatamente, receberá uma ficha contendo o historial da pessoa que pediu auxílio. O dispositivo pode ser enriquecido com um GPS, que permitirá localizar o utilizador.
Estas novidades foram reveladas, ontem, pelo presidente da delegação, Francis co Alvim, no seminário dedicado ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, que teve lugar na Bblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

Francisco Alvim informou ainda que, brevemente, será posta a funcionar uma academia sénior, em que os idosos “terão oportunidade de conviver, o que na sua opinião, diminui o problema da solidão”.
O presidente da delegação da Cruz Vermelha, de Braga, aproveitou a oportunidade para deixar um conselho às pessoas que se encontrem em vésperas da aposentação: “Procurem um trabalho de carácter voluntário em que se sintam realizados”, pois, quem não o fizer “começa a ser hipocondríaco ou egocêntrico”.

Na qualidade de representante da presidente do conselho directivo da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Aida Alves, referiu que os leitores senióres representam um “público especial” para aquele centro, sendo este “um lugar privilegiado para rejuvenescer as pessoas”. A responsável informou ainda que o espaço tem como projecto levar os idosos à biblioteca, “pô-los a contar histórias e a reviver memórias” e endereçou um convite a todas as pessoas que desejem “partilhar e aprender”.

Outra das iniciativas do espaço prende-se com o mundo do digital: “Temos acções na área das tecnologias de informação ,ensinamos a trabalhar com o computador e podem até comunicar, por exemplo, com um filho que se encontre longe”.
O representante nacional da ‘Rede Internacional de prevenção dos maus tratos a pessoas idosas’, também presente no seminário, assumiu-se como “correia de tansmissão” dos princípios estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para as pessoas idosas, nomeadamente, a independência, a dignidade, a auto-realização, a participação, os cuidados, entre outros.


in.: www.correiodominho.com

6 comentários:

Anónimo disse...

Bem eu so espero é k esta cobertura a apoio aos idosos seja feita com os devidos técnicos como Educador Social, Assistente Social e Psicologo... Falo porque trabalho em ambas as àreas... Quer no socorro quer na área social, pois sou Educadora Social e sei que as carncias desta população sao imensas... é um projecto ambicioso mas espero que seja bem executado!!!!

Anónimo disse...

Visitem o fórum de emergência:

http://emergencylabportugal.forumeiros.or

Anónimo disse...

Boa tarde;

Uma pequena correcção... A linha de Emergência Social (144) não vai ser lançada pela Cruz Vermelha de Braga... É um Projecto da Cruz Vermelha Portuguesa que vai abranger todas as Delegações a nível Nacional.

Cumps

Anónimo disse...

Corrijo tambem o/a blue

A linha 144 é uma linha lançada ha 7 anos pela Segurança Social.A CVP através de um protocolo celebrado com o Instituto da Segurança Social vai passar a assegurar as Equipas Distritais de emergência Social, mantendo-se a equipa Central da 144 na Segurança Social. Estas Equipas Distritais vao ser 18, havendo apenas uma Delegação por Distrito que assume a respnsabilidade do seu funcionamento. Não é um Projecto para todas as Delegações da CVP, apenas 18.

zellys disse...

Boas, obrigado pelas informações, só mais tarde é que fui "clarificado" do papel da CVP na Emergência Social.

E este post é "copy, paste" do artigo do jornal on-line.

Abraço
zellys@gmail.com

Anónimo disse...

A delegação da Amadora também iniciou no inicio de Novembro com equipa 24h/dia.

SSC Jorge Pereira