terça-feira, 21 de outubro de 2008

Notícias: Nasce bebé em ambulância CVP Macieira de Rates


Socorristas ajudam bebé a nascer junto à Urgência

Ambulância parou perto do hospital para realizar o parto

2008-10-13

LILIANA FIGUEIRA

Isabel nasceu uma semana antes do previsto, nas traseiras da morgue e a metros da entrada do hospital da Póvoa de Varzim. O parto realizou-se dentro da ambulância, com a ajuda de dois socorristas da Cruz Vermelha.

Na passada sexta-feira, eram 18.40 horas quando a Unidade de Socorro da Cruz Vermelha Portuguesa de Macieira de Rates, Barcelos, foi chamada a Arcos (Vila do Conde): uma senhora grávida, de 36 semanas, estava com contracções desde manhã. Já no local, e depois da chegada da viatura médica de emergência e reanimação de Barcelos, o médico confirmou que o parto estava para breve.

A viagem até ao Centro Hospitalar de Póvoa de Varzim demorou cerca de 40 minutos. "Parámos quatro vezes, mas sempre pensámos chegar a tempo de a senhora ter a menina no hospital", recorda Rui Brás, o socorrista da Cruz Vermelha que ia a acompanhar a parturiente na ambulância. Foi a primeira vez que o jovem passou por esta experiência: "Foi uma emoção muito grande, algo que nunca tinha visto e que possivelmente nunca mais voltarei a ver".

Também Manuel Silva, que ia a conduzir a viatura, nunca ajudou nem assistiu a um parto, apesar de já ter sido pai duas vezes. "Desde 1992 que trabalho aqui como motorista, e isto foi das melhores coisas que me podia ter acontecido", conta Manuel Silva. Na sua opinião, "a emoção total foi depois de a criança ter nascido, aqueles segundos em que ficámos a aguardar para ver se respirava ou não".

A poucos metros da entrada para as urgências do hospital, a ambulância voltou a parar: "O médico disse que tinha mesmo que ser, que não dava para aguentar mais", lembra Rui Brás. Coincidência ou não, o nascimento de Isabel, que estava previsto para a próxima quinta-feira, deu-se junto à morgue do hospital, às 19.45 horas. Um sinal de longevidade? "Acho que sim", responde a mãe, Vera Lúcia Casanova, que conta voltar hoje a casa com Isabel ao colo.

Esta é a segunda filha e, apesar de ter sido parto natural, sem recurso a epidural, não custou tanto como a primeira. "Doeu muito, mas correu bem, foi num instante", assegura a mãe, que contava ter Isabel no dia do próprio aniversário: 16 de Outubro.


in.: www.jn.sapo.pt

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá sou Nelson Ribeiro da Delegação de Macieira de Rates.
Pela primeira entrei no seu Blog.
E quero enaltecer a iniciativa.
Tentarei contribuir com algumas noticias e informações da minha unidade para o seu mail.
nelsoncsribeiro@gmail.com (meu)
Abraço..