quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Notícias: Vaga de frio em Portugal, o apoio da CVP

Portugal vai continuar a acordar gelado até sábado

Cinco distritos em alerta laranja devido a vaga de frio polar

08.01.2009 - 08h43
PÚBLICO, (com Lusa)

Todos os distritos de Portugal Continental estão hoje sob aviso devido ao frio. De acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), 13 dos distritos de Portugal Continental estão sob alerta amarelo, o terceiro nível da escala e os restantes cinco, Braga, Guarda, Castelo Branco, Beja e Évora acordaram com alerta laranja, o segundo nível de alerta. Nas ilhas o IM não prevê nenhuma situação meteorológica de risco.

O tempo frio que se tem verificado esta semana deve-se a uma massa de ar polar inserida na circulação de um anticiclone localizado nas ilhas britânicas. E segundo as previsões a descida de temperatura vai permanecer até sábado, altura em que se prevê uma subida dos termómetros.

As temperaturas mínimas mais baixas ocorrem em Bragança, com menos nove graus, e na Guarda, com menos oito, onde a Cruz Vermelha Portuguesa distribuiu cobertores à população necessitada. Em Castelo Branco, Portalegre e Évora as mínimas são de três graus negativos.

A oscilação térmica prevista para hoje no Porto é de oito graus (temperatura máxima) e menos dois (temperatura mínima), em Lisboa de oito e um grau negativo e em Faro de 10 e três graus.

A região do Algarve é a única do país onde as temperaturas máximas chegam aos dois dígitos, com 11 graus em Sagres e 10 em Faro.

Entre 15 a 20 pessoas pernoitaram na tenda instalada no quartel dos Sapadores Bombeiros de Lisboa devido ao frio, enquanto a linha de emergência foi mais utilizada por quem pretende oferecer agasalhos, disse hoje fonte da autarquia.

Por causa do frio, a câmara de Lisboa accionou em conjunto com os bombeiros, Cruz Vermelha Portuguesa e Protecção Civil um plano de contingência para a população em risco instalando uma tenda no Regimento Sapadores Bombeiros e criando uma linha de emergência (213 944 481).

Apoio a sem-abrigo

Durante a noite foi dado apoio aos sem abrigo junto às estações de Metro de Sete Rios e Baixa Chiado e ainda em Santa Apolónia e Saldanha.

As equipas de rua são formadas por elementos da Câmara de Lisboa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e pelas organizações Novos Rostos Novos Desafios, Cruz Vermelha Portuguesa, Legião da Boa Vontade, Movimento ao Serviço da Vida e Comunidade Vida e Paz.

Os Sapadores do Porto encaminharam esta noite "pelo menos seis" pessoas sem-abrigo para uma casa disponibilizada pela autarquia, no âmbito de um plano para enfrentar a vaga de frio que se faz sentir.

Em declarações à Lusa, o subchefe António Mendonça, dos Bombeiros Sapadores do Porto, disse que na ronda, que se iniciou cerca das 22h15 de quarta-feira e terminou perto da 1h00 de hoje, foram também distribuídos leite, sandes e cobertores.

A ronda dos Sapadores, que se insere no plano elaborado pela autarquia portuense para apoiar os sem-abrigo nesta vaga de frio, deverá repetir-se nas duas próximas noites, podendo prolongar-se caso a temperatura se mantenha muito baixa.


in.: www.publico.pt

Sem comentários: