quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Notícias: Câmara Municipal de Cascais e CVP assinam protocolo Tele Assistência



A Câmara de Cascais e a Cruz Vermelha Portuguesa vão assinar em Março um protocolo para criação de um serviço de tele-assistência no concelho que disponibilizará um alarme de pulso para munícipes em situação de dependência.

O novo serviço, cujo arranque será financiado pela autarquia em 18 mil euros, vai permitir que idosos ou pessoas com mobilidade reduzida entrem em contacto com um "call center" sempre que precisarem de ajuda, sendo avaliada no momento a necessidade de enviar para o local meios de socorro.

"A Cruz Vermelha Portuguesa vai actuar em duas vertentes - a assistência pura e a solidão, para casos em que as pessoas estão deprimidas ou pensam no suicídio, por exemplo. A equipa de operadores inclui um psicólogo que falará com elas", explicou à Lusa o vereador da Acção Social, Manuel Andrade.

De acordo com o responsável, a Câmara vai oferecer os aparelhos a cem pessoas em situação de dependência, escolhidas com o apoio das instituições sociais do concelho e que não terão de pagar qualquer mensalidade, mas poderá vir a aumentar este número consoante as necessidades verificadas no terreno.

Os restantes munícipes poderão adquiri-los por preços mais reduzidos do que os que são praticados no mercado.

Os alarmes poderão ser usados durante qualquer tarefa doméstica ou no banho, por serem impermeáveis, e têm um alcance de algumas dezenas de metros, permitindo ao utilizador circular no quintal ou junto a sua casa.


in.: Destak/Lusa | destak@destak.pt

Sem comentários: