sábado, 7 de fevereiro de 2009

Notícias: Delegação Local Braga faz 25 anos - II

A melhor prenda para comemorar os 25 anos da Unidade de Emergência de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) não podia ser melhor: uma nova ambulância medicalizada, devidamente equipada, rondou os 80 mil euros.
Há 21 anos na presidência da delegação de Braga da Cruz Vermelha, Francisco Alvim aproveitou a cerimónia para contar a história dos 25 anos da Unidade de Emergência de Braga. “Não é só um imperativo de consciência, como também é motivo de grande alegria fa- lar da nossa Unidade de Emergência e Transporte”.
Francisco Alvim destacou o facto de em Agosto de 2007, “com a entrada em vigor dos novos estatutos da CVP, o conceito de emergência passou a ter novos entendimentos e adquiriu muito maior abrangência, que também se deve ao facto de que entretanto a CVP, a partir de Braga que foi a pioneira, passou a ter uma acção muito preponderante na área social”.
Foi, também, com “grande alegria”, que o presidente verificou que houve “uma grande adesão a este encontro da família Cruz Vermelha que resultou também no trabalho exaustivo que vários elementos da unidade tiveram ao tentarem contactar amigos socorristas dispersos pelo país”.
O governador civil de Braga, também presente na cerimónia das bodas de prata daquela unidade, elogiou a “meritória e tão nobre actividade, que se centra no amor e no auxílio ao próximo”.
Fernando Moniz enalteceu, ainda, “a perspectiva dinâmica e o estar na vida com olhar para o cidadão como o faz a Cruz Vermelha”, salientando a “problemática da protecção civil e do socorro” quando “muitas vezes a veia humanitária e o olhar para o próximo está arredado do quotidiano”. E perante este cenário, a CVP “é um exemplo do bem ao próximo”.
Ainda na cerimónia de bodas de prata, aquele responsável governamental lançou o desafio: “conto com este parceiro fundamental e deixo aqui expectativas de que podemos estreitar o relacionamento neste trabalho tão nobre”. Até porque se trata, segundo Fernando Moniz, “de um momento de afirmação, já que a CVP é uma instituição fundamental de socorro com elevado grau de operacionalidade de todos os elementos”.
Por minutos podemos salvar vidas
O primeiro alerta num acidente é fundamental, porque quando existem várias viaturas e vítimas é importante que o alerta seja dado com toda essa informação, permitindo de imediato chegar ao local todos os meios necessários.
O alerta foi deixado no final de dois simulacros realizados ontem à tarde, no âmbito das comemorações dos 25 anos da Unidade de Emergência da delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa. “Pedimos à população que responda com calma e correctamente às perguntas da central do 112. Por minutos podemos ajudar a salvar vidas”, assegurou o técnico de socorro daquela unidade, Manuel Rodrigues, que é único elemento da unidade que ali permanece desde que tudo começou há 25 anos.
Mas Manuel Rodrigues deixou outra mensagem: “há socorros que têm que ser feitos com calma, porque um socorro integrado tem a ver com a aplicação dos primeiros socorros e a estabilização da vítima para chegar viva ao hospital”.
Passavam das 16 horas, quando dois veículos embateram, provocando, ainda, a queda de um ciclista e um peão. O acidente rodoviário envolveu várias vítimas, demonstrando-se, assim, socorros diferenciado com a aplicação de várias técnicas de intervenção. “No resgate de uma vítima onde há suspeita de fractura de coluna foi utilizado o colete de extracção. Já num quadro de socorro de paragem cardio-respiratória foi utilizado equipamento de suporte avançado de vida com desfibrilador automático, para outra vítima foi necessário fazer manobras de ressuscitação com o suporte básico de vida”, explicou o técnico de socorro.
Também se teve oportunidade de ver “o socorro feito a um politraumatizado onde foi usado equipamento específico para esta situação com uma maca que actua por vácuo e que consegue manter a vítima totalmente imobilizada”.
Entretanto, outra das vítimas foi retirada para um plano duro, onde se suspeitava de fractura de coluna e, por último, numa outra pessoa foi feito o controle de hemorragia na cabeça”.
Com o objectivo de mostrar a capacidade de actuação em acidentes de maior escala foi montado um posto médico avançado que fica operacional em cerca de quatro minutos.
O segundo simulacro, realizado por elementos da Equipa de Grande Ângulo, teve como finalidade demonstrar “o trabalho de uma equipa que está preparada para intervir em situações um pouco atípicas, em altitude ou em profundidade”, referiu aquele técnico de socorro, revelando que “foi feito o socorro de uma vítima com a ajuda de uma maca a descer na vertical e com a presença de dois socorristas e houve um outro quadro de evacuação de vítima do segundo andar de um prédio com maca e através de slide”.
[1.jpeg]
in.: www.rasgamanta.blogspot.com

Sem comentários: