quarta-feira, 4 de março de 2009

Notícias: Dia da Protecção Civil. Participação CVP Matosinhos


II Feira da Protecção Civil de Matosinhos
Prevenir desde pequenino

Cerca de cinco mil crianças contactaram com as autoridades
e aprenderam coisas sérias a brincar.
O Jardim Basílio Teles transformou-se, durante três dias, numa autência zona de catástrofe...a brincar!
Exercícios de parede de escalada e slide, coordenados pelo Exército, simuladores de capotamento e de sismos, circuitos de prevenção rodoviária, exercícios em auto-escada, foram algumas das iniciativas que assinalaram o Dia Internacional da Protecção Civil, que teve lugar no último domingo.
Um vasto programa deu a conhecer ao público em geral um pouco do trabalho desenvolvido pelos agentes da Protecção Civil, bombeiros, PSP, GNR, Exército, INEM, Cruz Vermelha Portuguesa, Marinha, entre outras actividades.
A II Feira da Protecção Civil disponibilizou ainda demonstrações de suporte básico de vida e rastreios de saúde gratuitos (glicemia, óptica, pressão arterial, diabetes e obesidade) e actividades lúdicas para as cerca de cinco mil crianças dos agrupamentos escolares de Matosinhos.
O presidente da Câmara Municipal, Guilherme Pinto, esteve presente na sessão de abertura da Feira da Protecção Civil, acompanhado pela vereadora da Protecção Civil, Joana Felício, entre outras entidades representadas.
“Trazemos aqui os diferentes agentes que normalmente trabalham nesta área. Cada um, na sua área, tem uma lição muito importante a ensinar às nossas crianças. É mais fácil começar a sensibilização pelas crianças para chegarmos depois aos adultos”, explicou Joana Felício.
Um dos objectivos desta iniciativa foi envolver a comunidade escolar nos projectos de prevenção e segurança. Ao longo do ano, são realizadas acções de sensibilização junto das crianças. Há, aliás, em 23 escolas/agrupamentos de escolas Clubes de Protecção Civil, onde estão envolvidos 3.200 alunos, 150 professores e 70 auxiliares de acção educativa. O objectivo é, no entanto, alargar os projectos de prevenção e segurança a todas as escolas do concelho.
No primeiro dia, sexta-feira, decorreu uma demonstração canina a cargo da PSP, teatro de rua, pela Escola Secundária Abel Salazar, demonstração equestre pela GNR, demonstração de suporte básico de vida pelo INEM, exposição de trabalhos do Clube de Protecção Civil, entre outras actividades de palco pelos alunos das escolas do municipio.
No segundo dia, sábado, realizaram-se demonstrações de Suporte Básico de Vida pela Cruz Vermelha Portuguesa, um simulacro de acidentes de viação, seguido de desencarceramento de vitimas, pelas corporações de Bombeiros, passeios de bicicleta, entre outras activdades.
No terceiro e último dia, domingo, Dia Internacional da Protecção Civil, houve demonstrações de Suporte Básico de Vida pelo Hospital Pedro Hispano.
Na II Feira da Protecção Civil estiveram envolvidas as seguintes entidades: Agrupamento de Escolas de Matosinhos, Autoridade Marítima, Gabinete Municipal de Protecção Civil, Autoridade Nacional de Protecção Civil – Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto, Bombeiros Voluntários de Leixões, Bombeiros Voluntários de Matosinhos – Leça, Bombeiros Voluntários de S. Mamede de Infesta, Bombeiros Voluntários de Leça do Balio, Unidade local de Saúde de Matosinhos – Autoridade de Saúde, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação Local de Matosinhos, Exército, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Polícia Municipal, Instituto Nacional de Emergência Médica, Sistema de Salvamento Balnear, Moto Clube do Porto, Clube Motard Horizonte e Mar, Bianchi Prata Competições, Edp-Gás, Petrogal, Liberty Seguros e Medimar Clínica.

ULS Matosinhos
Segurança rodoviária, prevenção de acidentes escolares e promoção da saúde foram algumas das actividades que as equipas da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, levaram a efeito na II Feira da Protecção Civil.
A equipa da Unidade de Saúde Pública e os profissionais do Serviço de Pediatria da ULSM realizaram algumas actividades com as crianças, pais e educadores que visaram alertar e sensibilizar para a importância das regras de segurança.

Por: Dulce Salvador

in.:www.matosinhoshoje.com

Sem comentários: