quinta-feira, 26 de março de 2009

Notícias: Simulacro ANPC - Distrito de Santarém - Participação CVP

_

EXERCÍCIO CANOA 2009

Realizou-se, no dia 7 de Março, um exercício da Autoridade Nacional de Protecção Civil que teve como principal finalidade o treino da capacidade de resposta das diversas entidades e dos mecanismos de articulação entre eles, em situação de cheias na bacia hidrográfica do Rio Tejo.

O exercício decorrereu neste mesmo rio, entre o açude de Abrantes e a Quinta da Cardiga, Golegã e envolveu os territórios dos concelhos de Abrantes, Constância, Vila Nova da Barquinha e Golegã. A iniciativa teve início às 9h30, junto ao Cais de Tancos.

O cenário representou a situação das cheias de 1979 e envolverá ocorrências de apoio psicológico e social a pessoas isoladas; salvamento e evacuação e apoio social; incêndio em habitação em zona inundada; acidente de viação com evacuação de politraumatizados de zona inundada; evacuação de desalojados que geraram tumultos; e assalto em zona inundada.

Assim, pretendeu-se testar as valências operacionais de evacuação de população, salvamentos em meio aquático, desencarceramento e estabilização, incêndios urbanos, ordem pública, apoio social e realojamento.

Participaram no exercício o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém da Autoridade Nacional de Protecção Civil, corpos de bombeiros do Distrito, Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Instituto Nacional de Emergência Médica, Cruz Vermelha Portuguesa - Unidades de Emergência de Santarém, Abrantes e Rio Maior - , Instituto de Segurança Social e Força Especial de Bombeiros.


in.: www.gcs.pt


Algumas fotos:








Sem comentários: