segunda-feira, 30 de março de 2009

Notícias:Coordenadora Plataforma Regional 1 - Início de funções -

Foi a primeira apresentação na qualidade de Coordenadora da Plataforma Regional da Emergência do Norte. Ângela Cabral deslocou-se à Delegação da Cruz Vermelha da Maia para entregar as novas insígnias aos Técnicos de Emergência, anteriormente, Socorristas, de 2ª e de 3ª.
«O meu trabalho engloba os cinco distritos, Bragança, Vila Real, Braga, Viana e Porto, com 71 delegações, o qual é privilégio e, acima de tudo, é paixão pela Cruz Vermelha Portuguesa», referiu Ângela Cabral, após a conclusão da iniciativa.
A responsável realçou a função da sua Plataforma 1 (Zona Norte), lembrando que «somos agentes de Protecção Civil. Estamos numa terceira linha, em termos de actuação, e vamos basear o nosso campo de trabalho, por exemplo, no alojamento temporário, que se refere ao apoio à sobrevivência, nas necessidades básicas que as pessoas necessitem». Reforçou ainda que «para além da emergência pré-hospitalar, temos também o apoio psico-social, que também é fundamental para as famílias que estejam numa situação de grave carência social».
Por seu lado, o presidente da Delegação da Maia, Nogueira dos Santos, começou por dizer que no “teatro” da operacionalidade da emergência a Cruz Vermelha Portuguesa«está na terceira linha, na resolução dos problemas, alimentares, psíquicos e de bens essenciais. Temos de estar por trás e bem preparados».
Os problemas são muitos e surgem «com a grave crise económica que atravessamos, começamos a ter muitas solicitações de ajuda e as respostas que têm que ser dadas. Felizmente no concelho da Maia, a operacionalidade na área social começa a ser muito intensa, quer pela intervenção das diversas IPSS, e da Câmara Municipal.» Mas Nogueira dos Santos diz que ainda se sentem «alguns défices» e que gostaria que «fosse atingido o pleno», no qual a comunidade maiata se «sentisse bem».
Para isso, revela que depois de concluída a sua nova sede social, ainda em 2009, a sua delegação terá um grande papel a desempenhar na área do “Acolhimento Temporário”, que passa pelo próximo projecto a concretizar, a instalação de uma “Cantina Social”. Esta será uma grande resposta «para fazer face aos imensos problemas que nos surgem. Nós queremos dar um grande salto, completando uma lacuna existente, porque temos que estar atentos. É nosso dever e nossa missão, a curto prazo, naquilo que possa ser importante na emergência social. A Cruz Vermelha Portuguesa da Maia tem que estar inteiramente operacional», expressou a concluir.
O jovem Nuno Torres, natural de Silva Escura, está há três anos como Socorrista e recebeu também a insígnia que, para si, «revela um reconhecimento do nosso desempenho, que é uma permanente dádiva de carinho para com o próximo. Este dia é, sem dúvida, de alegria e muito marcante para todos nós, porque recebemos a visita da nossa Coordenadora da Zona Norte, que achamos que acompanhará futuramente o nosso trabalho».

in.: www.maiahoje.pt

Sem comentários: