sexta-feira, 24 de abril de 2009

Info: Simulacro "PTQUAKE09"



O Exercício "PTQUAKE09" terá lugar nos dias 5 e 6 de Maio de 2009.

Trata-se do terceiro e último exercício da série planeada e conduzida pela ANPC no quadro da validação dos pressupostos do Plano Especial de Emergência de Risco Sísmico para a Área Metropolitana de Lisboa e Concelhos Limítrofes (PEERS-AML). Os primeiros exercícios desta série decorreram em 2008, respectivamente em Maio e Novembro.

O "PTQUAKE09" é ainda o primeiro exercício internacional de protecção civil a ter lugar em Portugal. Nesta medida, o exercício enquadra-se na iniciativa europeia FIRE 6 e fará mobilizar para Portugal equipas de protecção civil com valências nas áreas da Busca e Salvamento em ambiente urbano e da emergência médica oriundas de Espanha, França, Itália e Grécia. Participarão ainda neste exercício equipas das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, também com valências nas áreas acima identificadas.

A principal finalidade deste exercício é treinar a estrutura operacional e restantes Unidades Orgânicas (UO) da ANPC e ainda as demais entidades com responsabilidade em matéria de protecção civil, à luz dos princípios do Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro, do PERRS-AML e, concretamente, no quadro de uma intervenção em caso de ocorrência de um evento sísmico, conduzindo à intervenção de equipas regionais e europeias nas operações.

Neste sentido, o "PTQUAKE'09" apresenta cinco principais objectivos:

*
Operacionalizar a versão em análise do PEERS-AML, na componente dos mecanismos de direcção, comando e controlo, do reconhecimento avançado, da resposta imediata e de curto-prazo, da avaliação de estruturas, apoio social, apoio logístico da gestão de informação e dos mecanismos de assistência internacional;
*
Exercitar o planeamento e a condução de um exercício LIVEX de âmbito internacional por parte da ANPC;
*
Exercitar o acolhimento e a integração de equipas de intervenção europeias numa operação nacional;
*
Testar a articulação operacional com equipas das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e;
*
Testar a interoperabilidade entre as equipas de intervenção nacionais e as europeias nas Áreas de Intervenção (AI) da Busca e Salvamento em Ambiente Urbano (USAR) e da Emergência Médica (EM).

in.http://ptquake09.prociv.pt

2 comentários:

Administrador do blog disse...

Boa noite caro leitor.

Como tanto tem inssistido com a fonte dos artigos ( e bem!!), assim era oportuno que fizesse o mesmo quando retira artigos do bombeirosparasempre.

O seu ultimo artigo, há mais de uma semana que se encontra no nosso blog.

Quanto á nossa falha vai ser reposta desde já.

Cumprimentos

zellys disse...

Bom dia.
Efectivamente ja tinha visto a publicação dessa notícia no vosso blog, no entanto esta informação foi "copy - paste" do site oficial do exercício "PTQUAKE09", que se encontra citado no final do post.

Atenciosamente
José Fernandes
cvp.emergencia@gmail.com