quarta-feira, 22 de abril de 2009

Notícias: Câmara Municipal Matosinhos organiza 1ª edição da Expo Saúde



_
30 instituições distribuídas por 50 stands no Parque Basílio Teles.

No último fim-de-semana, o Parque Basílio Teles, em Matosinhos, acolheu a 1ª edição da Expo Saúde, uma iniciativa da Câmara Municipal que pretendeu ser “um espaço de informação, divulgação e promoção de acções no âmbito da saúde”.
Rastreios de saúde oral, visual, hipertensão, glicemia, colesterol, podologia e doença pulmonar obstrutiva crónica, informação e aconselhamento no domínio da nutrição, psicologia, planeamento familiar, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, meditação activa, reflexologia, shiatsu e massagens foram algumas das actividades desenvolvidas durante a Expo Saúde.
O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos marcou presença na inauguração do evento. Guilherme Pinto não resistiu a participar nos vários rastreios. As notícias foram boas, o que deixou o edil bastante satisfeito.
O autarca reafirmou que “a saúde é uma prioridade para a Câmara de Matosinhos”, dando como exemplo o Plano Municipal de Saúde, elaborado em parceria com dezenas de entidades do concelho: “Este é um dos objectivos desse plano. Tornar a saúde mais conhecida dos cidadãos e dar a conhecer as alternativas antes do recurso ao Serviço de Urgência”.
Cerca de 30 instituições ocuparam à volta de 50 stands. Foram elas: Unidade Local de Saúde de Matosinhos, Instituto CUF- Diagnóstico e Tratamento, Hospital Privado da Boa Nova, Clínica dos Trabalhadores Portuários do Douro e Leixões, Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Fernando Pessoa, INEM- Instituto Nacional de Emergência Médica, Cruz Vermelha Portuguesa- Delegação de Matosinhos, Instituto Português do Sangue- Centro Regional de Sangue do Porto, Abraço- Associação de Apoio a Pessoas com VIH/SIDA, Associação para o Planeamento da Família, Instituto da Droga e da Toxicodependência- Delegação Norte, Associação dos Familiares e Amigos dos Anorécticos e Bulímicos, Associação de Apoio a Doentes Depressivos e Bipolares, Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, Associação de Doentes com Lúpus, Associação Portuguesa de Paramiloidose, Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, Associação Portuguesa de Hemocromatose, Associação Portuguesa de Osteoporose, Liga de Ostomatizados de Portugal, Associação de Apoio a Pessoas com Cancro, Europacólon- Associação de Luta contra o Cancro do Intestino, Delegação Norte Alzheimer Portugal, Rotary Clube de Matosinhos, Instituto Português de Naturologia, Restaurante DaTerra e Método DeRose.
A ULS de Matosinhos lançou a campanha de informação em Saúde, com o objectivo de promover uma correcta acessibilidade ao Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano. A campanha decorrerá ao longo dos meses de Abril e Maio e é dirigida não só aos utentes como a todos os profissionais de saúde.

in.:www.matosinhoshoje.com

Sem comentários: