quinta-feira, 9 de abril de 2009

Notícias: CVP Braga - Rastreios no Dia Mundial da Saúde -

Rastreio sensibiliza população idosa

Um rastreio de tensão arterial. glicemia (nível de açúcar no sangue) e ao colesterol, marcou ontem, o Dia Mundial da Saúde na Academia Sénior da delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa.
Coordenado pelo médico José António Azevedo, o rastreio teve como principal finalidade alertar a população idosa para alguns problemas de saúde mais comuns.
“O nosso objectivo é o de alertar as pessoas para os problemas da hipertensão e glicemia elevada, que são factores de risco entre a população idosa”, disse.

De acordo com o mesmo especialista havendo casos graves, “há um acompanhamento e, sobretudo, um aconselhamento das pessoas” sobre os procedimentos a tomar e sobre as instituições que podem ajudar.
José António Azevedo acrescentou ainda que “importa combater o sedentarismo, incrementando o exercício físico e eliminando a má alimentação”, causada, sobretudo, pelo uso excessivo de sal e de gorduras animais.

Numa primeira fase, é feita a identificação da pessoa e entregue alguma documentação sobre as formas de tratar a tensão alta, a glicemia e o colesterol.
Segue-se a mediação da tensão arterial, feita por pessoal especializado. Os valores são anotados num cartão fornecido ao utente, que pode, posteriormente, ser mostrado ao respectivo médico de família.

A fase seguinte consistiu na medição dos níveis de glicemia (açúcar no sangue). Uma pequena picada no dedo faz saír uma gota de sangue, que é introduzido no aparelho de medição.
Os resultados aparecem de imediato, e registado no cartão.
No final das duas últimas fases, são dados, pelos especialistas, vários conselhos sobre hábitos de vida saudáveis.

O que é a tensão arterial e a glicemia

A tensão arterial é a pressão que o sangue exerce contra a parede das artérias (veias) e divide-se em dois tipos: a máxima e a mínima.
A máxima mede-se no momento em que o coração se contrai, e bombeia o sangue para todo o corpo. A tensão arterial mínima regista-se quando o coração relaxa e se enche de sangue.
Os valores da tensão arterial devem situar-se entre os 60 (mínima) e os 120 miligramas (máxima).
Em casos mais graves pode resultar em hipertensão e doenças cardiovasculares.

A glicemia corresponde aos níveis de açúcar existentes no sangue.
Caso não seja controlada ou detectada a tempo, esta doença pode resultar em Diabetes (diminuição da produção de insulina pelo pâncreas). A Diabetes pode causar cegueira, tromboses, úlceras, enfartes e amputação de membros. Pode-se prevenir estas doenças com muito exercício físico e uma alimentação cuidada.


in.: www.correiodominho.com

Sem comentários: