quinta-feira, 9 de abril de 2009

Notícias: Novo site Comité Internacional da Cruz Vermelha








O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) vão lançar no próximo dia 8 de Abril uma iniciativa conjunta online destinada a aumentar a consciência sobre os mais prementes desafios humanitários e para mostrar o trabalho desenvolvido por muitas pessoas que fazem a diferença.

O novo website – www.ourworld-yourmove.org – coloca o enfoque nos custos humanos das guerras, alterações climáticas, deslocados, doenças, insegurança alimentar e “crises esquecidas”. Convida igualmente os internautas a enviar vídeos e fotografias, bem como a escreverem o que estão a fazer para ajudar os outros. O website caracteriza-se por ter imagens da autoria de premiados fotógrafos como James Nachtwey e Ron Haviv, relatos pessoais de sobreviventes de conflitos e catástrofes, e um conjunto de ideias para qualquer pessoa em busca de formas de envolvimento.

O lançamento deste website em 2009 coincide com o 150º Aniversário da Batalha de Solferino, que conduziu à criação do Movimento Internacional da Cruz Vermelha Crescente Vermelho.

“A ideia da Cruz Vermelha surgiu há 150 anos atrás quando um homem, Henry Dunant, decidiu actuar para ajudar milhares de soldados que se encontravam feridos perto de Solferino, no norte de Itália. O seu legado sobrevive nos nossos dias através da actuação altruísta de todos aqueles que à volta do mundo oferecem esperança num momento de necessidade ou desespero”, refere Yves Daccord, Director de Comunicação do CICV. “Todos os dias existem inúmeras histórias desconhecidas de coragem e realização à espera de serem contadas. Desejamos que este website seja um lugar onde alguém que se encontra a fazer a diferença num canto do mundo possa inspirar alguém no canto oposto do mundo.”

O website ourworld-yourmove está traduzido em inglês, francês, espanhol e arábico, e funciona como uma entrada online para as pessoas à procura de fazerem a diferença. Pela primeira vez, a FICV e o CICV colocaram uma atenção especial no envolvimento de sites de Meios de Comunicação Social, num esforço de alcançar uma audiência global mais alargada.

“Fizemos um verdadeiro esforço para capitalizar o enorme alcance das redes sociais e sites de Meios de Comunicação Social com o objectivo de alcançar uma audiência para além da nossa típica base de apoio e construir uma parceria com o público”, refere Pierre Kremer, Director de Comunicação da FICV. “Esperamos gerar um grande entusiasmo em torno do que fazemos e qual a sua importância, e encorajar as pessoas a juntar-se a nós actuando nas suas comunidades, fazendo a diferença na vida das pessoas à sua volta.”

Como parte desta iniciativa online, um novo vídeo 3D de 60 segundos será lançado no YouTube a 8 de Abril. Para fazer este vídeo foi utilizada uma técnica inovadora, que gera animação a partir de fotografias estáticas. O clip de vídeo online e o site www.ourworld-yourmove.org constituem um prelúdio do que o público pode esperar quando a campanha “O nosso mundo. A sua acção.” for oficialmente lançada, no dia 8 de Maio, Dia Mundial da Cruz Vermelha Crescente Vermelho.


in.: www.cruzvermelha.pt

Sem comentários: