sexta-feira, 8 de maio de 2009

DIA MUNDIAL DA CRUZ VERMELHA E DO CRESCENTE VERMELHO

8 de Maio: Dia Mundial da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho



A 8 de Maio, Dia Mundial da Cruz Vermelha Crescente Vermelho, e ao longo de 2009, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e o Comité Internacional da Cruz Vermelha, apelam a uma acção conjunta de todas as sociedades em prol de um mundo melhor. O lema é: “O nosso mundo. A sua acção.

“Todos podemos, de uma forma ou de outra, cada um dentro da sua esfera de actuação e de acordo com os seus limites, fazer algo para ajudar a desenvolver o bom trabalho.” Estas palavras, escritas por Henry Dunant após a Batalha de Solferino, personificam o espírito do nosso Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Este ano são assinalados o 150º Aniversário de Solferino e as origens do Movimento celebrando a sua convicção de que os indivíduos são capazes de fazer a diferença.

Hoje, dia 8, é lançada a campanha “O nosso mundo. A sua acção. (“Our world. Your move.”) – um empreendimento ambicioso destinado a aumentar a sensibilização para os “Solferinos” dos nossos dias e os desafios sem precedentes que todos enfrentamos, desde conflitos armados e deslocamentos em massa até às alterações climáticas e à crise económica global. Temos a responsabilidade colectiva de transformar o nosso mundo num local melhor. Cabe a cada um de nós, como indivíduos, actuar e fazer algo para ajudar os outros. Jovens ou séniores, todos podemos fazer a diferença.

Ao longo dos últimos 150 anos, a Cruz Vermelha/Crescente Vermelho transformou-se na maior rede humanitária mundial, com dezenas de milhões de voluntários devidamente treinados, dando resposta a crises e desenvolvendo capacidades locais em todo o mundo. Estes voluntários constituem o legado vivo de Henry Dunant e podemos estar de facto orgulhosos pelas actividades que são diariamente desenvolvidas pelos nossos dedicados voluntários e colaboradores.

Todavia, frequentemente, as pessoas que dão resposta a crises são elas próprias vítimas de guerras ou catástrofes. Para que seja possível continuar a desenvolver o “bom trabalho”, temos de fortalecer as comunidades para que sejam capazes de se auto-proteger de perdas evitáveis de vidas e de meios de subsistência. Temos igualmente de continuar a estimular o espírito de voluntariado a nível local, possibilitando a proximidade com as pessoas afectadas e para melhor compreender e responder às suas necessidades.

Os desafios são grandes e as necessidades imensas, mas o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho foi criado para tempos como este – para inspirar e encorajar outros a continuar. Assinalando o 150º Aniversário do nosso humilde começo a 24 de Junho, tenhamos orgulho no facto de sermos todos uma parte de uma das maiores conquistas humanas da história recente. Sejamos a voz de todos os que sofrem e digamos ao mundo que eles têm o direito a ser ouvidos, protegidos e auxiliados. Isto é um apelo à esperança apoiado pela acção.


in.:http://noticias.pt.msn.com/

1 comentário:

Anónimo disse...

ñ percebo pk este dia passa em branco nas delegaçoes da C.V.P.
corrigam.m s tou enganado