domingo, 7 de junho de 2009

Notícias: Novos Voluntários na CVP

Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa
tem mais 30 voluntários

A cerimónia de compromisso de honra realizada ontem à tarde, na presença de diversas entidades e dezenas de familiares, envolveu 30 novos elementos para a delegação da Figueira da Cruz Vermelha Portuguesa e mais 18 para a instituição congénere de Águeda, que se insere na mesma “plataforma”. Os recrutas foram alvo de um curso preparatório de seis meses, que englobou primeiros socorros para tripulantes de ambulâncias de socorro, na vertente hospitalar.
Estes novos elementos significam «renovação, aumento de capacidades de resposta em situação pré-hospitalar e de catástrofe», segundo explicou ao nosso Jornal o socorrista Bruno Gomes, que, apesar de defender que o número de voluntários «nunca é demais», assegura que na Figueira da Foz a Cruz Vermelha Portuguesa efectua «uma cobertura de proximidade», uma vez que, além da delegação que passa a ter cerca de 80 voluntários, existem núcleos em diversos pontos do concelho (Carvalhais, Borda do Campo, Quiaios e Maiorca), num total de cerca de 200 elementos.
E apesar do concelho «nunca estar desguarnecido», diz o jovem socorrista, na delegação da Figueira faz falta uma viatura medicalizada e mais uma ambulância de socorro, que iriam «beneficiar a população», juntando-se assim às três viaturas de socorro, duas de transporte, outras duas de transporte para pessoal e uma de comando, além de um barco e dois postos de socorro móveis. No entanto, essas necessidades serão adiadas para mais tarde, uma vez que as tentativas para angariar verbas têm tido resultados infrutíferos. «Devemos cancelar a gala prevista para angariar fundos», adiantou a presidente da delegação, que admite, com certa tristeza, que não obteve respostas favoráveis a nenhum dos patrocínios solicitados. «Todos nos remetem para mais tarde», frisou a dirigente.
Laura Lacerda aproveitou ainda a oportunidade para agradecer aos novos elementos o participarem na vida da comunidade, salientando que acredita na juventude porque eles provam «que são capazes de congregar esforços, contribuindo para que o mundo seja mais fraterno e solidário», assentando os seus princípios «em valores de verdade, justiça, liberdade e amor».

in.:www.diariocoimbra.pt



__//__
Delegação Local de Águeda:
Juramento de honra

A cerimónia de juramento de compromisso de honra de 40 novos voluntários/socorristas da Cruz Vermelha Portuguesa decorreu no dia 6 de Junho, na Figueira da Foz, sendo 18 da Delegação de Águeda.

O juramento é o culminar de meses de preparação e aprendizagem para estes 18 voluntários, 11 com formação TAT (Tripulante de Ambulância de Transporte), quatro TAS (Tripulante de Ambulância de Socorro) e três em serviço de enfermagem (com formação superior).

in.: www.soberaniadopovo.pt

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns a estes novos socorristas!
E também parabéns por terem recebido formação de tripulantes de ambulancia de socorro.... Não sabia que a cvp ja formava TAS's!!!!
Outra coisa! Para que querem uma ambulância medicalizada??? Uma de socorro ñ chega???

Jorge Coimbra disse...

Tens alguma razão.

Penso que houve alguma falta de cuidado na escolha de palavras por parte de quem prestou declarações.

Anónimo disse...

muito bem vindos camaradas

Anónimo disse...

O primeiro anónimo gosta de maldizer e por isso perde a capacidade de raciocinio. Estes voluntários fizeram juramento de compromisso de honra, passam a fazer parte do quadro de voluntários da CVP. Ninguém disse que fizeram a formação TAS na CVP, tal como os enfermeiros, se bem que temos uma escola de enfermagem, mas estes são da Escola de Enfermagem de Coimbra.