quinta-feira, 30 de julho de 2009

Formação: 1º Congresso Nacional de Emergência Médica


A Emergência Médica em Portugal, organizada, regulada e auditada pelo INEM, constitui um campo de actuação que congrega profissionais de várias proveniências e categorias. Na luta diária pela vida e segurança dos cidadãos, todos quantos nela estão envolvidos sentem que esta é uma tarefa que obriga a um esforço essencial de coordenação e identificação.

A organização deste serviço necessita contudo de responder aos desafios com que está em permanência confrontada. É preciso melhorar sempre, e o limite da evolução é a excelência.

A reflexão acerca dos grandes temas da emergência médica é uma tarefa em que todos são importantes, desde o terreno ao back-office, por forma a que, em conjunto, possamos discernir os caminhos que nos conduzam às melhores práticas e sistemas de organização.

O INEM quer assumir o papel que lhe cabe nesta matéria e por isso lançou uma iniciativa inovadora: Criar um fórum de debate anual acerca da Emergência Médica, que reúna todos quantos estejam envolvidos nesta actividade, ou que, por qualquer forma a ela estejam ligados ou por ela se interessem.

Entendeu adequado lançar esta iniciativa aquando da organização que lhe cabe, da 2ª NATO Medical Conference e da 8ª NATO Blood Conference, no âmbito do Joint Medical Committee da NATO.

Assim, terá lugar nos dias 30 de Setembro, 1 e 2 de Outubro de 2009, no Centro de Congressos do Estoril, o I CONGRESSO NACIONAL DE EMERGÊNCIA MÉDICA.

Lançaremos aqui também uma iniciativa significativa, com a qual pretende o INEM estimular o estudo e a investigação na área da Emergência Médica - O Prémio de Investigação em Emergência Médica Dr. Rocha da Silva, em homenagem ao fundador do INEM.

É portanto com enorme prazer e entusiasmo, que anuncio esta realização científica, na firme convicção de que, também por esta via, estaremos a contribuir para a melhoria da qualidade do socorro aos cidadãos.

Convido e exorto a todos a participarem activamente neste evento!

Abílio Gomes, Médico
Presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica

in.:http://www.cnem2009.com

2 comentários:

Cenoura disse...

Olá
Sou socorrista da CVP e Enfermeiro.
Em conversa com um colega do socorro pre-hospitalar soube de um novo algoritmo para as PCR. O algoritmo em causa preconiza que o socorrista apenas deve fazer compressões sem qualquer ventilação. Achei estranho e fui pesquisar. De facto estudos da universidade de Arizona (USA)indicam taxas de eficácia 300% superior às tradicionais manobras 30:2 (http://www.scienceblog.com/cms/a-better-sort-of-cpr-11985.html)
Achei muito interessante e se os resultados forem assim mesmo bons acho que se deverá aplicar esta técnica. Mas a minha grande questão é sobre a "legalidade" de se fazer isto. Pelos visto há já quem esteja a ter formação sobre este novo método, mas eu não consegui ainda saber se o INEM reconheceu este algoritmo e se o está a aplicar. Que eu saiba não... mas se houver por ai alguém que esteja mais informado sobre isto agradecia um esclarecimento e opiniões.

Cumprimentos e votos de bons socorros ;)
Bruno Moreira

Anónimo disse...

Ola caro colega. Tambem sou socorrista da CVP, Enfermeira e Funcionaria do Inem e neste momento o que vigora são os algoritmos aprovados pelo Conselho Português de Ressuscitação ou seja os famosos 30:2. Se houver alteração ela será informada no CPR