terça-feira, 25 de agosto de 2009

Dúvidas sobre algoritmo SBV

Boas Noites, segue um post com uma dúvida colocada por um camarada. Espero muita participação.
Abraços
cvp-emergencia


Olá
Sou socorrista da CVP e Enfermeiro.
Em conversa com um colega do socorro pre-hospitalar soube de um novo algoritmo para as PCR. O algoritmo em causa preconiza que o socorrista apenas deve fazer compressões sem qualquer ventilação. Achei estranho e fui pesquisar. De facto estudos da universidade de Arizona (USA)indicam taxas de eficácia 300% superior às tradicionais manobras 30:2 (http://www.scienceblog.com/cms/a-better-sort-of-cpr-11985.html)
Achei muito interessante e se os resultados forem assim mesmo bons acho que se deverá aplicar esta técnica. Mas a minha grande questão é sobre a "legalidade" de se fazer isto. Pelos visto há já quem esteja a ter formação sobre este novo método, mas eu não consegui ainda saber se o INEM reconheceu este algoritmo e se o está a aplicar. Que eu saiba não... mas se houver por ai alguém que esteja mais informado sobre isto agradecia um esclarecimento e opiniões.

Cumprimentos e votos de bons socorros ;)
Bruno Moreira

4 comentários:

joao disse...

Obviamente por mais eficaz que seja o algoritmo não é "legal"...as normas são emanadas pelo ERC em que o INEM e restantes entidades se baseiam e estão disponíveis em https://www.erc.edu/index.php/guidelines_download_2005/en/
Segundo sei este organismo europeu emana novas "guidelines" ou de 4 ou de 5 em 5 anos (já não me lembro) e possivelmente as novas serão apenas para efectuar compressões (antigamente o algoritmo também era 15:2 mas concluia-se que quando se atingia as 15 era quando o sangue começava a circular e se interrompia para a insuflaçao e daí haver a alteração...). A minha opinião é se achas que o algoritmo é mais eficaz aplica-o em situações particulares (enquanto civil) por poderes ter a "desculpa" de não teres máscara. Dentro da CVP, INEM e lda tem de ser segundo as normas.
Abraço

Anónimo disse...

Camarada,
Existem em todo o mundo a aplicação de diversos algoritmos de SBV, mas em Portugal assim, como na maior parte da Europa, a directrizes são emanadas pelo Conselho Europeu de Ressuscitação, a acatadas pelo Conselho Português de Ressuscitação, a posteriori aceites por todos.
O INEM não tem qualquer tipo de palavra sobre este assunto e muitos outros ao contrário do que todos penssam.

Boa continuação.

_docas disse...

Boas Camaradas! :)

Bom, eu também já tinha ouvido falar deste algoritmo (sem as ventilações) mas apenas enquanto hipótese...
Desde 2005 que se diz que possivelmente, quando em 2010 for apresentado o novo algoritmo de SBV, possivelmente desaparecerão as ventilações de forma a simplificá-lo e torná-lo ainda mais acessível a "leigos".

Relativamente ao uso deste novo algoritmo: penso que "legalmente" ainda não está implementado e até surgirem os novos algoritmos do ERC devemos continuar com as 30/2.
Tanto quanto sei o INEM também ainda está nas 30/2...

É esperar por 2010 pra ver o que dizem os senhores do ERC nas novas guidelines :)

Abraço a todos!
Aida Carolo

zellys disse...

Boas... Essa adaptação ao algoritmo de SBV é utilizado nas triagens telefónicas, quando se dá indicação ao contactante para fazer SBV. Assumindo que quem liga é um estranho da vitima, não podemos exigir que faça insuflações sem nenhum tipo de equipamento de protecção. Por isso são dadas as indicações de SBV só com compressões.