quinta-feira, 8 de outubro de 2009

CVP em acção: Explosão em camião cisterna. Intervenção CVP Vila Conde.

Explosão em camião cisterna. Intervenção CVP Vila Conde.

O JN apurou no local que há uma vítima mortal e sete feridos confirmados, um deles com queimaduras graves. A Protecção Civil confirmou também a vítima mortal. Os bombeiros admitem que hajam ainda pessoas dentro dos edifícios sinistrados.

Uma explosão, provavelmente originada num camião cisterna, junto a uma freguesia de Árvore, na zona industrial de Varziela, Vila do Conde, fez hoje, quinta-feira, um morto e três feridos. A Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação Local de Vila do Conde, no local, e a Protecção Civil confirmaram a vítima mortal.

Ao que o JN apurou, o incêndio terá começado quando o camião estava numa operação de transfega de óleos usados. A viatura terá embatido contra uma parede e explodiu. A vítima mortal era o condutor do camião.

O fogo alastrou incendiando o edifício da empresa, denominada Safetykleen, que trabalha, segundo a sua página na Internet, em recolha de resíduos perigosos, entre outras coias. Na Safetykleen trabalham 30 pessoas. Na altura das explosões estariam no interior do edifício entre 10 a 15 trabalhadores.

O edifício da Safetykleen é composto por três armazéns. A fábrica tem também sete silos, onde estavam guardados 30 mil litros de óleo. A primeira preocupação dos bombeiros foi isolar os silos, operação que foi já concluída.

Há também 17 viaturas destruída, que estavam estacionadas nas imediações, e as chamas atingiram também edifícios de empresas vizinhas, embora haja apenas a registar vidros partidos.

A zona industrial da Varziela foi evacuada. No local estão 123 bombeiros, de quatro corporações de bombeiros: Vila do Conde; Póvoa de Varzim, Moreira da Maia e Leixões.

Mário Almeida, presidente da Câmara de Vila do Conde, está também no local.

in.:www.jn.sapo.pt


Informação do site na Autoridade Nacional da Protecção Civil:

NENHUMA REFERÊNCIA À UNIDADE DE EMERGÊNCIA DA CVP

7 comentários:

falcaosolitario disse...

como podes ver o mesmo se passa com a cvp de aveiras de cima, estam no local, trabalhao em conjunto com os outros meios de socorro, até nem passam por despercebidos e quando é altura de informar os media, nao se fala da cvp, e de lembrare que pelo menos 1 elemento estava bem vizivel no telejornal, ou sera que nimguem o viu ? um abraço a todos na cvp

MJR disse...

Mais uma vez não se fez alusão á presença da CVP no local da ocorrência,é lamentavel.
Os nossos Coordenadores de Plataforma não andam a fazer bem o trabalho...

CANS disse...

Olá a todos!
Não é novidade, não falarem da CVP, tenho muita pena que aconteça e acho que deviam ter em conta o nosso trabalho. Já aconteceu também com a CVP Figueira da Foz, onde houve uma situação em que só lá tivemos nós e no jornal saiu uma fotografia com 2viaturas nossas e com a legenda a dizer que os Bombeiros Voluntários tinham estado no local. É triste, mas espero que tenham isto em atenção e nos deem mais valor.

Fiquem bem

Anónimo disse...

boas a todos os camaradas da cvp . e uma vergonha! os media mais uma vez nao falaram da cvp, estivemos na explosão e ninguem falou de nos.
camaradas eu estive no local. a cvp de vilar foi a 3ºcorporação de emergencia a xegar ao local. estivemos com 3 viaturas de emergencia 1 v.s.l e 4 viaturas de transporte, voluntarios eramos 30 e ninguem reconhece e uma vergonha.
onde andava a cordenadora de plataforma? sera que ainda há? e muito mais que nao vou falar porque nao val apena.

mata-mata disse...

BOA NOITE CAMARADAS... vim ao vosso blog e gostei de tudo aquilo que foi escrito por voces.... quero é retificar um ponto escrito por um colega... não fomos a terceira corporação, mas sim a segunda a chegar ao local. a confusão poderá ter surgido porque fomos o terceiro carro a chegar... gostava de acrescentar, ao que ja foi mencionado, o "nulo" trabalho efectuado pela protecção civil, baseando-se apenas no carro de comando e operações, que lamentavelmente n funcionou como tal. limitando-se a ser o ponto encontro dos media e do jet 7.
termino o meu comentario deixando uma pergunta no ar.... "onde para a cordenadora da plantaforma da cvp?"

Anónimo disse...

para o administrador deste blog,
Se continuas a aceitar estes tipo de comentários corres o risco de transformar isto num "Bombeirosparasempre"!
Aos colegas CVP,
podiam ter sido os pirimeiros a chegar, os 2ºs os últimos ou o que seja,deixem-se é la de palermices pq a cvp nao precisa de protagonismo para fazer bem o seu trabalho, nao precisamos de ser notados para desenvolver o nosso papel!
Quanto a coordenadora,das duas uma, ou vocês não conhecem o novo modelo de funcionamento cvp,ou então querem guerra,mas aconselho-vos primeiro a falar com vossos superiores!
Abraços

zellys disse...

Bons dias.

Gostaria de salientar que só coloquei alguns dos comentários que surgiram a esta notícia. E longe de mim transformar este blog, cuja função é a divulgação do bom trabalho da CVP, numa espécia de bombeirosparasempre.

Devo dizer em abono da verdade, que conheci ainda que brevemente a coordenadora de plataforma, e pareceu-me uma pessoa dentro do âmbito e do espírito da Cruz Vermelha, que vem como se costuma dizer das "bases" e que para conseguir fazer um bom trabalho, precisa certamente da união que nos caracteriza.

Abraço