quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Notícias: Banco de ajudas técnicas. Iniciativa CVP Barcelos

Um mês depois de ter aberto as suas portas à comunidade, no Banco de Ajudas Técnicas da Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação Local de Barcelos, vários têm sido já os equipamentos ortopédicos solicitados pela comunidade, desde almofadas ortopédicas, cadeiras de rodas, camas articuladas, colchões e almofadas anti-escaras.

“Estes são os equipamentos que mais são pedidos no nosso banco e que nós emprestamos até quando as pessoas necessitarem deles”, indicou Fernanda Reis, responsável pela CVP de Barcelos.
“Mas o nosso banco não se restringe, apenas e só, à comunidade barcelense. Pelo contrário. Queremos servir de apoio a qualquer pessoa que precise, seja desta região ou de outra, até porque é essa a nossa vocação”, indicou.

Fernanda Reis explica, ainda, que quem precisar de algum equipamento ortopédico pode, simplesmente, consultar a página na Internet da instituição,
em www.cvpbarcelos.maisbarcelos.pt, onde consta uma lista do material existente possível de ser disponibilizado.

“Este é um projecto para apoiar as pessoas mais carenciadas - que apenas terão que pagar um valor simbólico pelo material ortopédico, mas também os idosos a quem nós já prestamos auxílio, sobretudo, àqueles a quem estão diagnosticadas doenças de foro oncológico e doenças degenerativas como ‘Parkinson’ e ‘Alzimer’”.

Dar melhores condições


Refere a responsável da CVP de Barcelos que o grande objectivo que está por detrás deste projecto pretendeu, antes de mais, “proporcionar as melhores condições de vida aos idosos”, e “conseguir que eles passem mais tempo em casa, com a ajuda destes equipamentos, tenham uma maior independência, impedindo que sejam logo institucionalizados”.

Refira-se que a instituição dá apoio a mais de quatro dezenas de idosos que se encontram nestas situações. Por isso, Fernanda Reis considera que a aprovação deste projecto, denominado ‘(Com)Sigo) - financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian - foi “uma bênção caída dos céus”.
A Cruz Vermelha está, neste momento, a ultimar uma campanha de divulgação do Banco de Ajudas Técnicas, junto de todas as extensões do Centro de Saúde de Barcelos, disponibilizando informações sobre o mesmo num catálogo a distribuir pelos utentes.

Muito brevemente, será também promovida uma campanha de solidariedade, a fim de levar a cabo a angariação de diverso material ortopédico que as pessoas tenham em casa e que já não precisem dele, doando-o à instituição, para aumentar o stock de equipamentos.


in.:www.correiodominho.com

Sem comentários: