segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Notícias: Intervenção Cruz Vermelha Internacional @ Haiti.


Cruz Vermelha Portuguesa já conta com 
100 mil Euros para o Haiti



Graças à solidariedade dos portugueses, a Cruz Vermelha Portuguesa já conta com 100 mil Euros para as operações humanitárias que estão a ser conduzidas pela Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha/Crescente Vermelho no Haiti.

“A resposta da comunidade ao apelo de donativo para o nosso Fundo de Emergência tem sido extraordinária. Estes fundos angariados estão rapidamente a ser convertidos nos artigos mais urgentes e na ajuda mais necessária.”, declara Luís Barbosa, Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa.
A Cruz Vermelha Portuguesa agradece a todos os particulares, empresas, fundações, bancos e entidades que não hesitaram em confiar no trabalho humanitário da Cruz Vermelha, contribuindo, assim, para a sobrevivência das pessoas afectadas pelo devastador terramoto que atingiu o Haiti no passado dia 12.




Actualização sobre as operações



A assistência da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) já começou a chegar ao Haiti.

Várias Unidades de Resposta a Emergência (ERU) estão a chegar com pessoal de várias Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha de todo o mundo.

Um primeiro grupo de especialistas já começou a avaliar os danos causados pelo devastador sismo de magnitude 7.3 que atingiu a capital haitiana na terça-feira passada. Isto assegura que a ajuda chega aos mais vulneráveis e que os recursos disponíveis são utilizados onde possam ser mais úteis.




A primeira resposta: os voluntários da Cruz Vermelha do Haiti



As Unidades de Resposta a Emergência irão prestar o muito necessário apoio ao pessoal e voluntários da Cruz Vermelha do Haiti que têm vindo a assistir a população desde que o sismo os atingiu com os bens de socorro pré-posicionados. 

Entre outras coisas, os membros destas unidades irão estabelecer um hospital de campanha totalmente equipado. Outras Unidades de Resposta a Emergência são especializadas na coordenação de socorro e abrigo, água e saneamento, telecomunicações e saúde. 



Actualmente, as necessidades mais urgentes são a busca e salvamento e os cuidados de saúde de emergência, bem como os abrigos e o acesso a água potável. Milhares de pessoas no Haiti estão actualmente a passar as noites nas ruas de Port-au-Prince sem abrigo e assustadas.





Apelo de Emergência



Na quarta-feira a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho lançou um apelo preliminar de 6.8 milhões de Euros para assistir 100.000 pessoas (20.000 famílias) durante 9 meses. A Cruz Vermelha Portuguesa libertou nesse mesmo dia 25.000 Euros do seu Fundo de Emergência para que desde logo pudessem começar as actividades humanitárias a favor das vítimas do sismo no Haiti. Prevê-se que nos próximos dias este apelo venha a ser revisto.

A Cruz Vermelha estima que poderão ter sido afectadas cerca de 3 milhões de pessoas, o que é equivalente a um terço da população do país.




Serviço de Pesquisa e Localização de familiares no Haiti



Como resultado do sismo que atingiu o Haiti, milhares de pessoas dentre e fora do Haiti perderam contacto com os seus entes queridos. 

O objectivo do site “Ligações Familiares” (www.familylinks.icrc.org) é acelerar o processo de restabelecimento do contacto entre membros da família separados. Ele é gerido pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha, em cooperação com os serviços de pesquisa e localização da Cruz Vermelha do Haiti e das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em todo o mundo.

Neste momento, o site dá a possibilidade de pessoas no Haiti e no estrangeiro de publicar os nomes dos seus familiares com os quais procuram restabelecer o contacto. Progressivamente, irá incorporar informação para dar resposta a esses pedidos. 



in.:rostos.pt

1 comentário:

Anónimo disse...

axo que era bom criar aqui uma zona de debate para nos socorristas integrantes da cvp discutirmos assuntos relacionados como: teremos capacidade para responder a uma situação, que meios temos, deviamos enviar equipa para o haiti. e por fim mostrar aqui a vontade e disponibilidade de pessoas para ir porque temos grandes socorristas, enfermeiros e medicos que poderiam ajudar para ver se conseguimos esse feito