quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

CVP em acção: Mau tempo no Funchal. Intervenção CVP Madeira.


Pessoas desalojadas, casas inundadas, árvores caídas e ribeiros a transbordar, são algumas das situações vividas na área do Funchal devido à intensidade das chuvas que se verificaram ao longo de várias horas em toda a ilha.
Os bombeiros das duas corporações do Funchal reforçaram as equipas de serviço para responderem a dezenas de pedidos de auxílio. A Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação Local da Madeira, reforçou estes meios com duas equipas de ambulâncias.
A freguesia do Curral das Freiras esteve isolada por várias horas devido a uma série de derrocadas, algumas delas preocupantes a transporem a estrada e inundarem várias residências. Nas escadinhas do Vasco Gil uma das residências localizadas abaixo da estrada, neste momento desabitada, ficou soterrada com lama e a vereda intransitável de acesso a um grupo de moradias. Pessoas de outras moradias foram realojadas em casa de familiares e por conta da Câmara Municipal do Funchal. Bruno Pereira, vereador da Câmara, acompanhava de perto as situações mais periclitantes de forma a serem resolvidas a contento de ambas as partes e o mais breve possível de forma a garantir segurança. Na Travessa do Lombo da Quinta, em São Gonçalo, foi realojada mais uma família com seis pessoas por causa de uma parede de uma residência que ameaçava ruir. As derrocadas ocorriam nesta estrada um pouco por todo o lado, mas a zona mais grave ocorreu no Vasco Gil com a queda de árvores e arrastamento de terras. Na Rua da Carreira, os bombeiros e os serviços de Protecção Civil Municipal foram chamados a intervir devido ao telhado de uma casa que ameaçava ruir com várias pessoas dentro, cujo objecto seria o realojamento, disse fonte dos bombeiros. Um ribeiro entupido no Lombo dos Aguiares ameaçou residências. No Curral dos Romeiros, acima do Largo do Miranda, a queda de árvores era constante. Logo pela manhã, os bombeiros foram chamados para os túneis da Cota 40, quer do lado da "Industrial" quer de São João devido a inundações com altura de água a atingir um metro, deixando algumas viaturas em dificuldades. As ribeiras principais do Funchal com um caudal "forte" coloriram de castanho as águas do mar.
Por seu lado, os BVM acorreram a 14 pedidos de inundações, entre as quais uma residência na Travessa da Ribeira de João Gomes, outra na Rua da Rochinha, no Caminho do Palheiro, na Travessa do Lazareto, no Lombo Centeio, Rua Pedro José de Ornelas e Rua de São João Bosco. No âmbito destes serviços, ocorreram inundações numa loja do Modelo dos Viveiros, na via pública junto ao pavilhão da Rua Nova da Alegria, Para o armazém na Rua Dr. Pestana Júnior e uma garagem no Páteo do Carmo. De acordo com a nota informativa dos BVM, estes bombeiros foram chamados a cortar árvores na Estrada do Curral dos Romeiros e na Estrada dos Marmeleiros assim como para oito situações de deslizamento de terras e queda de muros, entre os quais na Estrada Nova do Aeroporto, na Travessa do Lombo da Quinta, Caminho dos Pretos, Caminho das Tílias (foram evacuados dois moradores por precaução e transportados para o Centro Comunitário do Funchal), no Caminho dos Lombos, Monte, Estrada da corujeira e Lajinhas, Monte.
in.:www.jornaldamadeira.pt

Sem comentários: