quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Notícias: CVP Leiria cria equipa mortuária.


Cruz Vermelha de Leiria cria equipa mortuária



A delegação de Leiria da Cruz Vermelha Portuguesa está a preparar uma equipa mortuária, que actue em situações de calamidade, como aquela que a ilha da Madeira viveu no passado fim-de-semana, altura em que o mau tempo ceifou a vida a mais de 40 pessoas.
A falta de uma equipa mortuária no distrito foi uma das razões que levou a direcção de Leiria da CVP a ponderar a sua criação.
"Se houver uma calamidade no distrito não existe ninguém que encaminhe as vítimas mortais. Não se trata de um profissional do Instituto de Medicina Legal, que vai passar a certidão de óbito, mas de uma equipa com vista à sinalização, identificação, encaminhamento, acondicionamento e reconhecimento das vítimas", disse o tenente-coronel Luís Alves.
Neste momento, aquele responsável da CVP de Leiria adiantou que "há uma pessoa a tirar essa certificação", que irá depois passar os seus conhecimentos para uma equipa que será composta por quatro profissionais.
"É uma equipa que se dá pouca importância, mas que, em termos logísticos, é acessível, e tecnicamente, facilita o trabalho no caso de uma calamidade", salientou aquele responsável.
A par da futura equipa mortuária, a delegação de Leiria conta ainda com uma equipa de socorro e transporte, onde a CVP vai buscar 80 por cento da sua receita. "São a nossa fonte de rendimento e é quem mantém a casa aberta", disse Luís Alves.
A equipa é composta por condutores profissionais que, em caso de calamidade, "também serve para prestar os primeiros socorros em caso de calamidade". Luís Alves destaca ainda a equipa de apoio à sobrevivência. Uma equipa que, segundo aquele responsável, "raramente se fala" e que mantém um campo de refugiados, como aquele levantado no Haiti, depois do sismo ter devastado e destruído todas as infra-estruturas.
"Estas equipas, para poderem ser válidas, têm que ser treinadas. E é neste aspecto que estamos a desenvolver algum esforço, onde se enquadra também uma equipa mortuária", disse. 




in.:www.diarioleiria.pt

Sem comentários: