domingo, 21 de março de 2010

CVP em acção: Rescaldo da intervenção CVP Madeira.

CVP garantiu socorro e emergência

Em 11 dias de acção foram realizados 360 serviços de ambulância na cidade do Funchal

A delegação regional da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa mobilizou para o apoio à catástrofe cerca de 50 voluntários por dia.

De acordo com o coronel Rui Nunes, responsável pela Coluna de Socorro Henry Dunant, logo na manhã do dia 20, foram alertados pelo Serviço Regional de Protecção Civil para que o dispositivo fosse mantido no máximo. Nessa altura, a Cruz Vermelha entrou em contacto com os voluntários, de uma forma gradual.

Segundo o coronel Rui Nunes, a actividade da coluna de socorro teve várias vertentes. Numa primeira fase, o objectivo foi garantir o serviço de emergência a toda a cidade do Funchal, para os casos relacionados com o temporal e todos os outros. Isto porque as corporações de bombeiros ficaram com os meios condicionados devido à aluvião.
Nos primeiros 11 dias, sublinhou Rui Nunes, foram realizados 360 serviços de ambulância.

Por outro lado, foram constituídas equipas que percorrem a baixa cidade do Funchal para ajudar as pessoas que estavam em situação difícil e impossibilitadas de sair de casa. Outros voluntários deslocaram-se para as zonas do Monte e Santo António.

Já a partir do dia 21, domingo, foi assegurada a permanência de uma equipa de 12 voluntários na Ribeira Brava para dar apoio aos bombeiros voluntários daquele concelho.

Além do socorro e emergência, houve também grupos de voluntários da Cruz Vermelha que colaboraram na preparação de alimentos e algumas roupas para entregar aos desalojados.

O envolvimento da Cruz Vermelha Portuguesa nos trabalhos de resgate, socorro e apoio à população teve início no dia da tragédia e terminou, em termos continuados, no dia 2 de Março.


in.:http://www.netmadeira.com


1 comentário:

Anónimo disse...

Boas tardes camaradas.
Aproveitando este post referente ao trabalho executado pela CVP-Madeira durante as cheias que atingiram a ilha no passado dia 20, deixo aqui um link para um pequeno tributo que eu fiz a todos os voluntários da coluna.
Um pequeno video em mostra de forma muito resumida o nosso trabalho durante os dias das cheias!

http://www.youtube.com/watch?v=JejYx0FZDC0

Aproveito também para dar os parabéns ao camarada zellys pelo exelente trabalho que tem feito neste blog, bem haja.
Um abraço a todos.

David Santos CVP-Madeira