segunda-feira, 26 de abril de 2010

Notícias: CVP Figueira da Foz preocupada com peregrinos.

SEGURANÇA - Peregrinação a Fátima preocupa Cruz Vermelha
Peões em perigo na Variante de Tavarede

Coordenador local da assistência em estrada aos peregrinos alerta para a necessidade de um corredor de segurança.

O coordenador da assistência que a Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação da Figueira da Foz presta aos peregrinos de Fátima, Nelson Fernandes, alerta para os perigos que os mesmos correm na travessia da Variante de Tavarede. Esta rodovia urbana foi inaugurada em 2009, mas não teve em conta determinadas medidas de segurança para peões.
“Estou preocupado porque a estrada (EN109) precisa de um corredor de passagem para os peregrinos, do Alto de Brenha até à Ponte Edgar Cardoso, nas zonas onde não há passagem para peões”, declarou ao DIÁRIO AS BEIRAS. Devido à presença do papa, as peregrinações de 13 de Maio deverão bater os recordes dos últimos anos.
Nelson Fernandes lembra que “em condições normais já é um risco atravessar a ponte. Com muita gente torna-se ainda mais perigoso”. É preciso um corredor de segurança, insiste, sobretudo por tratar-se de “vias onde se atingem grandes velocidades”. A autarquia tem conhecimento da situação, tendo já iniciado contactos com a Estradas de Portugal.

Alunos também
correm riscos

Em 2009, o viaduto encontrava-se em obras. Por isso, não há histórico sobre a travessia de peregrinos na nova via rodoviária. “A câmara e a junta fizeram uma exposição à Estradas de Portugal, mas ainda não obtiveram resposta”, adianta Victor Madaleno.
O presidente de Tavarede sublinha ainda que há uma situação todavia mais preocupante: “os alunos da Escola Secundária que têm de atravessar diariamente a variante”.
De 8 a11 de Maio, a delegação da Figueira da Foz da Cruz Vermelha Portuguesa tem um posto de assistência aos peregrinos de Fátima na Cova/Gala, S. Pedro. Entretanto, convém ter em conta princípios básicos de segurança, como a utilização do colete reflector e caminhar na berma contrária ao sentido da circulação de viaturas.

in.:www.asbeiras.pt

Sem comentários: