sábado, 15 de maio de 2010

Notícias: CVP Quiaios inaugura novas viaturas.

Cruz Vermelha de Quiaios tem muitos projectos e novas viaturas


Amanhã, a delegação de Quiaios da Cruz Vermelha Portuguesa vai proceder à bênção de duas novas viaturas, numa cerimónia a presidir pelo padre Carlos Noronha e que terá lugar na Capela do Senhor dos Aflitos. Mas este, é apenas mais um passo da instituição, que tem lutado para se apetrechar e melhor servir os utentes e dar outras condições de trabalho a todos os elementos, 15 no total (dos quais oito voluntários e sete assalariados), número que vai crescer para 20 a partir do mês do Junho.
António Sousa Tondela é o presidente daquela delegação e o rosto da azáfama em que a instituição tem estado envolvida, para angariar fundos para poder fazer face a todas as despesas. «Não temos mãos a medir, mas está a andar muito bem. Quando aqui cheguei isto estava um caos, mas agora está a endireitar-se. Mas temos de andar a esgravatar à esquerda e à direita e com o nosso trabalho e as verbas dos utentes vamos conseguindo», refere aquele responsável, referindo-se às verbas para as novas viaturas, uma de emergência (a baptizar com o seu próprio nome por decisão da direcção) e cujo investimento rondou os 38 mil euros e uma outra de transporte, com nove lugares, que custou 48 mil euros e terá o nome de Santana Maia, o delegado regional da CVP.
«Estávamos a precisar, as ambulâncias eram todas velhinhas, a de socorro estava fora de serviço, foi restruturada mas já não tinha condições para andar», ou seja, «não havia uma ambulância para se trabalhar condignamente», sublinha António Sousa Tondela, que tem contado com alguma ajuda da população, esperando que os quiaenses contribuam «no futuro». «Vamos fazer um pedido de outra forma, ver se vem mais uma ajudazinha», sustenta.
Com uma sede cedida por 50 anos, fruto de um protocolo com a junta de freguesia, a CVP de Quiaios também não esqueceu as condições em que os seus elementos trabalham. Para já, a fachada «foi toda restaurada e pintada, as paredes estavam a cair», mas o dirigente pretende ir mais longe. «Vamos fazer uma sala para cursos, um bar/refeitório, instalações sanitários e camaratas para os nossos elementos poderem ter outras condições e aproveitarmos todos os cantinhos».
No terreno atrás do edifício irá funcionar o parque de viaturas, um espaço que já tem iluminação, graças à boa vontade de Fernando Heleno. As tintas foram oferecidas pela “Urbibiar”, empresa da Figueira e outras deixaram já a promessa de ajuda. É que, até agora, em obras já foram investidos cerca de 2.500 euros, «mas vai ser preciso muito mais», diz o presidente da instituição, convicto que, com boa vontade e trabalho, tudo se consegue.

in.:http://www.diariocoimbra.pt

Sem comentários: