segunda-feira, 3 de maio de 2010

Notícias: Delegação Local CVP Porto fez 113 anos.

No dia 8 de Abril a Delegação fez 113 anos, comemorados com uma demonstração das suas actividades na Avenida dos Aliados. Houve simulacros, rastreios e actividades para a população sénior e portadora de deficiência

A Delegação do Porto celebrou os seus 113 anos com uma demonstração das suas actividades na Avenida dos Aliados, na Baixa da cidade, no dia 8 de Abril.

As suas diversas áreas de actuação – Emergência, Social, Saúde, Formação e Voluntariado e Juventude – estas duas últimas como apoio transversal às anteriores –, tiveram oportunidade de apresentar e explicar à população o que a Cruz Vermelha Portuguesa põe à disposição da população portuense, no âmbito do seu cariz humanitário.

Quem passou pela principal avenida da Baixa ainda teve a possibilidade de ver vários simulacros de situações de acidente – com a respectiva intervenção da equipa de Socorro e Transporte –, de ver a população sénior numa aula de ginástica como a que a Delegação lhes proporciona, e de presenciar actividades lúdicas para a população portadora de deficiência.

Independentemente dos simulacros, a Equipa de Socorro e Transporte montou uma Central de Operações no meio da Avenida, onde fez uma demonstração dos seus meios, como as suas ambulâncias – mas apenas por breves momentos, dado que duas estiveram sempre a ser chamadas de emergência. «Foi um dia com muitas chamadas, sobretudo de tarde, onde tivemos duas ambulâncias sempre a sair em serviço. De manhã ainda conseguimos mostrar parte dos meios que temos, mas durante a tarde houve muito trabalho», sublinhou Nélson Sousa, chefe desta Equipa na Delegação.

A aula de ginástica sénior que teve lugar durante a tarde «teve uma grande afluência e os participantes ficaram muito animados! Conseguimos criar ali um espaço colorido, que aliado à animação e adesão da aula, chamou muito a atenção das pessoas que por ali passavam», sublinhou Carina Pinto, assistente social do Centro de Dia /Centro de Convívio no Centro de Desenvolvimento Local da Delegação.

Tal como aqui tinha sido anunciado, o Espaço Saúde proporcionou a possibilidade de um Rastreio de colesterol, de glicemia e de tensão arterial, uma iniciativa «com muita adesão», segundo a enfermeira Ana Luísa Oliveira. «Estivemos todo o dia a receber pessoas ininterruptamente», complementa.

A Delegação agradece à Divisão Municipal de Feiras, Mercados e Inspecções Sanitárias e à Direcção Municipal da Via Pública, da Câmara Municipal do Porto, toda ajuda logística e a disponibilização do espaço, indispensáveis à realização deste evento.

in.:www.cvp-porto.org

Sem comentários: