quarta-feira, 5 de maio de 2010

Notícias: Retrato das Delegações Locais CVP em Barcelos.

Barcelos conta com quatro delegações da Cruz Vermelha Portuguesa: Aldreu, Barcelos, Campo, Macieira de Rates. Todas servem a comunidade das freguesias em seu redor, dando apoio a crianças e idosos.

A CVP de Aldreu presta serviço no transporte de doentes para as sessões de fisioterapia e para as consultas marcadas, no caso daqueles com maiores dificuldades em se deslocar. Aldreu tem vindo a trabalhar em parceria com o CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes), dando também apoio psicológico, quando necessário ou solicitado.

Conta com o serviço de emergência 24horas, em colaboração com o INEM. O mesmo não acontece em Campo, sendo este um dos projectos futuros desta delegação, uma vez que no horário nocturno o serviço não está disponível e durante o dia nem sempre consegue cobrir o total de emergências.

A delegação de Aldreu conta ainda com apoio psicossocial, rastreios, apoio ao ATL, tendo efectivos que são socorristas; recolha de bens, transporte de idosos para os centros de dia, entre outros, intervindo num perímetro de 10 a 15km, numa área de cerca de 130km2, abrangendo freguesias do concelho de Barcelos, Viana do Castelo e Esposende, um total de cerca de 30 000 habitantes.

No último ano esta delegação fez o transporte de 3000 doentes e dedicou mais de 16000 horas ao voluntariado. A sede é um edifício pertencente à Comissão Fabriqueira, um espaço reduzido para cerca de 60 voluntários, mas onde têm sido feitas modificações no interior de modo a proporcionar boas condições. Segundo o que foi apurado está a ser feito um esforço no sentido de obter novas instalações, sendo esse um dos futuros objectivos.

"Enfermeiro em casa" é um novo projecto da Delegação de Aldreu, que já foi aprovado pela Sede Nacional, consistindo na deslocação de enfermeiros à casa dos doentes que necessitem, por exemplo, de algum tipo de tratamento.

No que concerne a equipamentos, esta delegação dispõe de três ambulâncias, das quais uma do INEM e as restantes de unidade de socorro, e ainda uma carrinha de transporte de doentes.




Campo tem uma equipa de Bici-Socorro

A Delegação do Campo intervém em 19 freguesias do noroeste do concelho de Barcelos, servindo todas as faixas etárias. São várias as actividades em que a CV do Campo está envolvida, desde serviços de emergência e pré-hospitalar, apoio ao ATL no Verão e ainda prevenção em eventos desportivos entre outros. Efectua também transporte de doentes, sendo que durante o ano de 2009 foram transportados cerca de 650 pessoas. De salientar que esta delegação presta apoio a provas de BTT, tendo uma equipa única a nível nacional vocacionada para este tipo de eventos. A equipa de Bici-Socorro é constituída por um grupo de socorristas do Núcleo da Cruz Vermelha que se deslocam em bicicletas devidamente equipadas para o efeito, dando apoio em eventos desportivos e espectáculos de elevado número de espectadores. Neste momento a delegação tem ao seu dispor uma viatura de emergência, uma auto-maca de transporte e três viaturas de transporte múltiplo, incluindo transporte de pessoas com dificuldade em andar, bem como aquelas que se deslocam em cadeira de rodas. Como projecto futuro pretende fazer serviços de emergência 24horas, sendo neste momento esta a sua maior necessidade.

Por sua vez, a CVP de Macieira de Rates, talvez a organização mais importante da freguesia, presta serviço à creche, com cerca de 35 crianças e ao Jardim de Infância, que conta com 50 crianças; apoia também a CATL – actividades de tempos livres, a cantina e o refeitório, englobando 56 crianças; dá apoio domiciliário aos idosos, rondando os 28 utentes. Esta delegação presta atendimento social e orientação, faz distribuição de vestuário e géneros alimentares, apoio adaptado de doentes e unidade de socorro, contando com cerca de 20 viaturas, entre as quais 4 ambulâncias, sendo que duas destas são unidades de socorro e duas do INEM, actuando na zona sul do concelho de Barcelos e nos limites de Vila de Conde, Famalicão e Póvoa de Varzim. No que se refere à sede da delegação as instalações são arrendadas, pertencendo uma parte à Junta de Freguesia e outra à Casa do Povo. Espera-se para breve a construção do Centro Social, Lar e Centro de Dia, cujas instalações terão algumas valências da Cruz Vermelha. Para além disso já foi entregue um processo na Câmara para uma construção de raíz.

Barcelos com novos projectos

Já a CVP de Barcelos dispõe de serviços clínicos, consultas médicas na sede da delegação; gabinete com uma enfermeira disponível para prestar os cuidados básicos; voluntariado nos lares da Misericórdia e ao domicílio e rastreios, tendo vindo também a desenvolver alguns projectos, nomeadamente a oficina de reinserção "Saber e Ser". "Bebé Feliz" é também um projecto da delegação, que consiste no apoio e acompanhamento a grávidas e mães do concelho com filhos até aos 2 anos de idade em situação sócio-económica precária. Outro dos seus projectos é o "ASDI" que presta apoio social a doentes e idosos, bem como pessoas que se encontram dependentes de terceiros. Nesse sentido são feitas visitas sociais ao domicílio. O projecto "Ombro Amigo" consiste por sua vez na tentativa de combate ao isolamento, melhorando a qualidade de vida daqueles que vivem em lares e centros de dia, nessa medida são desenvolvidas inúmeras actividades com estas pessoas e ainda o "Projecto (Com)sigo" que tem por objectivo o empréstimo de equipamentos, por um preço simbólico, a pessoas que deles necessitam. No entanto esta ajuda não é apenas restrita aos barcelenses. Como projecto futuro a vice-presidente da delegação, Corália Ferro, refere a criação de um centro de dia gratuito.

(...)

in.:www.barcelos-popular.pt

2 comentários:

Unknown disse...

As unidades dessas brigadas de "bici-socorro" são utilizadas em Lisboa em grandes eventos desde 2006 pelo menos com o maior dos sucessos. Os meus parabéns a essa delegação por ter iguais meios com tanto sucesso.

Pandista do Norte disse...

Boas

A Unidade de Socorro de Campo, tem a equipa de bici-socorro desde 2005, podem onsultar o site, embora desactualizado no seguinte endrereço:
www.bici-socorro.org