quinta-feira, 24 de junho de 2010

CVP em acção: Agressões nos festejos de São João. Intervenção CVP.

Festejos do S.João acabam mal




Um polícia ficou ferido e outras quatro pessoas foram assistidas pela Cruz Vermelha Portuguesa ontem à noite na Figueira da Foz por causa de agressões entre o público das marchas populares e as forças de autoridade.

O policia foi mordido por uma pessoa e foi-lhe retirado gás pimenta pelos populares. Contactada pelo rádio clube, a polícia da figueira da foz diz que quatro agressores foram identificados. São três homens e uma mulher na casa dos 50 anos.

O incidente aconteceu depois da meia-noite durante a exibição de marchas populares. Parte do público não gostou que os músicos estivessem em frente e não fosse possível ver o espectáculo. No meio dos confrontos, houve troca de gás pimenta entre polícia e agressores, o que obrigou dois adultos e duas crianças a serem assistidos no dispositivo da Cruz Vermelha Portuguesa.

in.:http://radioclube.clix.pt

9 comentários:

Anónimo disse...

pois bem axo k se devia informar melhor pk a assistencia foi de um dispositivo mostado por varias cruz vermelhas da regiao da figueira da foz em conjunto com o hospital. bem como com os bombeiros epor acaso o hospital de campanha e as equipas internas ao hospital foram da cruz vermelha delegação de carvalhais e quem evacuou para a tenda foram os bombeiros voluntarios agradecia a correcção.

zellys disse...

Boas noites.
As fontes de informação das notícias publicadas neste blog, são as inscritas no final do texto. A esmagadora maioria das noícias publicas são retiradas de jornais on-line, mais ou menos conhecidos, mais ou menos regionais. Infelizmente os intervenientes directos do socorro, (Unidades e Delegações) raramente enviam qq tipo de notícia. Assim não me informei melhor para esta notícia. Informei-me o possivel.

Cruz Vermelha para sempre disse...

Exacto!

Menos critica, mais colaboração!

Bom trabalho a todos!

Anónimo disse...

como sempre nota-se a rivalidade existente em vez do espirito de equipa...houve sede de protagonismo de uns que tentaram por todo o meio monopolizar o socorro no entanto, carvalhais, quiaios e figueira enquanto cruz vermelha e os bombeiros voluntarios estiveram todos presentes coordenados pela protecção civil. Parem lá com isso de quem manda é a figueira. Foi uma equipa em coordenação! como comentei contigo uma vez zellys:) é só rivalidade ehhh:)

Anónimo disse...

Concordo plenamente que houve sede de protagonismo e de monopolizar os meios, e como sempre vindo da mesma frente de sempre. A prova disso e de algum desprestigio foi a chegado dos meios da figueira da foz em fila e de pirilampos ligados a dar um espetaculo que apenas desprestigia quem luta pelo socorro de forma voluntária e desinteressada, quanto ja não bastasse o facto de trazerem todo e qualquer meio existente na delegação quando o acordado não era esse. noutro sentido é infeliz que colegas da mesma entidade se tentem ultrapassar e não cumpram os criterios de activação no local fazendo com que apenas saiam as suas ambulancias sendo que as unicas ambulancias a serem activadas da cruz vermelha fossem as da cvp delegação da figueira da foz estando no local também quiaios e carvalhais. E equipas apeadas que tinham sido atribuidas nem vê-las, pois trata-se de uma situação cansativa....
Como sempre "the show must go on" ésse é o caminho figueira...

F.Dias disse...

Anónimo 1 (25 de Junho de 2010 01:07)

"...e por acaso o hospital de campanha..."

Que eu saiba existem 2, INEM e Exercito, e estão algures pelo distrito de lisboa.

Não quererá dizer Posto Médico Avançado?

Anónimo 3 (1 de Julho de 2010 13:30)

Cordenador de Plataforma diz alguma coisa?

Que eu saiba neste tipo de situações deverá ser o mesmo a cordenar/verificar todos os meios envolvidos e não as delegações/estruturas operacionais de emergencia ou seja:

PCMUN -> CORD Plataforma -> CORD LOCAIS -> etc etc

o pcmun acciona a Cord. Plataforma e a CP aciona os meios que estão mais proximos da situação conforme a listagem etc etc etc

Se assim fosse ja não havia guerrinhas idiotas...

Quem la esteve? A CVP (ponto) como está na noticia original...

É para isto que todos temos de lutar, caminhar, homogenização de toda a estrutura, falarmos todos a mesma linguagem, fardarmos todos da mesma maneira, termos as viaturas todas decoradas conforme esta estabelecido pelas guide lines nacionais, etc etc etc

Anónimo disse...

Nota-se logo pelo ultimo Post, que o anonimo pertence à cvp dos Carvalhais, mas como ao contrario do que diz, passo-lhe a explicar toda a situação:
É um facto, que efectivamente chegou uma coluna de viaturas proveniente da Delegação da Figueira da Foz e QUIAIOS ao local do evento com a marcha assinalada, uma vez que transitavam em COLUNA, agora acredito piamente por inexperiencia dos VOLUNTÁRIOS de ambas as Delegações, que mais parecesse um espectaculo, uma vez que bastava a 1ª viatura e a ultima para assinalar a msm coluna.
2º Sede de Protagonismo ouve por parte de uma Delegação, ao qual foi pedida apenas 3 socorristas, uma tenda e 1 viatura com tripulação, e esses msm senhores colocaram no local 5 socorristas a mais, 1 viatura a mais e 2 bicicletas que não se percebeu bem para que lá estavam;
3º - equipas apeadas? nunca se falou em tal coisa, esses srs que so se preocupam em ter protagonismo, pk não referem antes que a delegação da figueira teve realmente essas equipas numa viatura 4X4 no areal da praia, com apoio de mais uma tripulação da AM no areal, perfazendo 2 equipas "apeadas" no areal,
4º - todas as viaturas da delegação? é realmente uma coisa um bocado rascunhada, pq se esses senhores tivessem estado com atenção, veriam que estavam lá tres AM´s; 2 só para o Apoio e 1 do piquete de Serviço da Delegação, e quanto à quarta AM, que se encontrava no local estava carregada com um Posto de Socorros, e com mais Burros de Campanha para a eventualidade de precisarmos de mais material.
E para já chega, eu sei que as informações aqui colocadas, são sempre postas com boas intenções mas depis vem para aqui este tipo de srs dizer e tentar realmente protagonismo, a Delegação da Figueira não precisa deste tipo de protagonismos, pk mal ou bem nós fazemos o que fazemos,e não publicitamos mt. Se calhar com prejuizos enormes de imagem!
Obrigado.

Anónimo disse...

Bem está ai uma dor... Pois bem o Sr. Está a transmitir apenas a sua visão da situação porque essa não é a realidade das coisas. Na realidade ficou acordado três socorristas para o PMA realmente, mais uma viatura, sendo a sua tripulação de três elementos como é usual nos apoios realizados pela cvp de carvalhais perfaz um total de 6 elementos. Estava presente outra ambulância no local com a devida tripulação de dois elementos que era a ambulância de piquete, tal como a da figueira da foz perfazendo um total de 8 elementos como vê foi cumprido estritamente (á figueira da foz não foram pedidas duas ambulancias mas também apenas uma mais a do suposto material já sao duas a mais). Embora o senhor não tivesse que se pronunciar acerca dos elementos, porque se a cvp de carvalhais achasse que três elementos não eram suficientes para o PMA tinha toda a autonomia para aumentar o número já que era da sua EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE a manutenção deste meio estando a delegação da figueira da foz e seus elementos destacados para outros efeitos. No entanto o que se viu foi a os elementos da cvp da figueira a tentar sobrepor-se á hierarquia interna do PMA bem estabelecida da cvp de carvalhais, já que esta área do apoio a eventos e uma engrenagem bem oleada nessa delegação. Aliás se tivesse reparado via que o entrosamento com o hospital é de tal forma bom que as fichas de triagem utilizadas pelos enfermeiros do hospital eram da cvp de carvalhais desenvolvida especificamente para o efeito, e que toda a engrenagem já tinha sido oleada e definida com os enfermeiros do hospital e com o médico mesmo antes do espectáculo dos pirilampos das ambulâncias ter chegado com os voluntários da cvp da figueira que também tinham um numero definido mas que bem contados dava para fazer um arraial, ou melhor até houve porque a certo momento para cantar parabéns e fazer festinha a cvp figueira da foz desapareceu durante cerca de 40 min sem deixar rasto e sem se saber bem para onde deixando os elementos de carvalhais a assegurar o socorro numa noite de S. João (ainda bem que não eram só três).

Para mais muito bem dito num comentário a seguir à protecção civil seria o coordenador da plataforma o seguinte na hierarquia e posteriormente o coordenador local. Papel atribuído á doutora Maria da Luz já que o coordenador da cvp da figueira não podia estar presente e delegou todas as competências hierárquicas que deviam partilhar nesta senhora. Que esteve presente ate estar tudo distribuído e alinhavado deixando depois definida a sua substituta. A qual não foi respeitada pelo elemento responsável da cvp da figueira (responsabilidade que não sabemos por quem foi atribuída, mas era o elo de ligação) assumindo as rédeas de todas as situações e abonando a sua delegação com todas as activações que a protecção civil lhe transmitia. Carvalhais, responsável no PMA em parceria com o hospital, mostrou exactamente uma faceta contrária. Sendo necessárias duas evacuações hospitalares atribuiu uma a cada delegação.
Mais demonstrativo de dores individuais foi o enorme numero de voluntários da figueira presentes na hora de desmontar tudo e arrumar dos quais, tirando 4 elementos que ajudaram afincadamente, todos os outros se limitaram a observar o bom trabalho dos restantes, e carvalhais mostrou mais uma vez que apesar de todos os problemas que possam existir para trabalhar e ajudar o próximo lá estão eles todos unidos.

Anónimo disse...

Bem está ai uma dor... Pois bem o Sr. Está a transmitir apenas a sua visão da situação porque essa não é a realidade das coisas. Na realidade ficou acordado três socorristas para o PMA realmente, mais uma viatura, sendo a sua tripulação de três elementos como é usual nos apoios realizados pela cvp de carvalhais perfaz um total de 6 elementos. Estava presente outra ambulância no local com a devida tripulação de dois elementos que era a ambulância de piquete, tal como a da figueira da foz perfazendo um total de 8 elementos como vê foi cumprido estritamente (á figueira da foz não foram pedidas duas ambulancias mas também apenas uma mais a do suposto material já sao duas a mais). Embora o senhor não tivesse que se pronunciar acerca dos elementos, porque se a cvp de carvalhais achasse que três elementos não eram suficientes para o PMA tinha toda a autonomia para aumentar o número já que era da sua EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE a manutenção deste meio estando a delegação da figueira da foz e seus elementos destacados para outros efeitos. No entanto o que se viu foi a os elementos da cvp da figueira a tentar sobrepor-se á hierarquia interna do PMA bem estabelecida da cvp de carvalhais, já que esta área do apoio a eventos e uma engrenagem bem oleada nessa delegação. Aliás se tivesse reparado via que o entrosamento com o hospital é de tal forma bom que as fichas de triagem utilizadas pelos enfermeiros do hospital eram da cvp de carvalhais desenvolvida especificamente para o efeito, e que toda a engrenagem já tinha sido oleada e definida com os enfermeiros do hospital e com o médico mesmo antes do espectáculo dos pirilampos das ambulâncias ter chegado com os voluntários da cvp da figueira que também tinham um numero definido mas que bem contados dava para fazer um arraial, ou melhor até houve porque a certo momento para cantar parabéns e fazer festinha a cvp figueira da foz desapareceu durante cerca de 40 min sem deixar rasto e sem se saber bem para onde deixando os elementos de carvalhais a assegurar o socorro numa noite de S. João (ainda bem que não eram só três).

Para mais muito bem dito num comentário a seguir à protecção civil seria o coordenador da plataforma o seguinte na hierarquia e posteriormente o coordenador local. Papel atribuído á doutora Maria da Luz já que o coordenador da cvp da figueira não podia estar presente e delegou todas as competências hierárquicas que deviam partilhar nesta senhora. Que esteve presente ate estar tudo distribuído e alinhavado deixando depois definida a sua substituta. A qual não foi respeitada pelo elemento responsável da cvp da figueira (responsabilidade que não sabemos por quem foi atribuída, mas era o elo de ligação) assumindo as rédeas de todas as situações e abonando a sua delegação com todas as activações que a protecção civil lhe transmitia. Carvalhais, responsável no PMA em parceria com o hospital, mostrou exactamente uma faceta contrária. Sendo necessárias duas evacuações hospitalares atribuiu uma a cada delegação.
Mais demonstrativo de dores individuais foi o enorme numero de voluntários da figueira presentes na hora de desmontar tudo e arrumar dos quais, tirando 4 elementos que ajudaram afincadamente, todos os outros se limitaram a observar o bom trabalho dos restantes, e carvalhais mostrou mais uma vez que apesar de todos os problemas que possam existir para trabalhar e ajudar o próximo lá estão eles todos unidos.