terça-feira, 15 de junho de 2010

CVP em acção: Duas vítimas intoxicadas em fossa. Intervenção CVP Prado. [Actualização no Correio do Minho]

A Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação de Prado, Vila Verde, resgatou, ontem, segunda-feira, em Atiães, um adolescente de 15 anos de uma fossa.

O acidente, ao início da tarde, podia ter tido um desfecho trágico se não fosse a rápida intervenção de dois elementos da Cruz Vermelha Portuguesa, até porque o adolescente estava inanimado dentro da fossa e o pai, que tentou retirá-lo com uma corda, também perdeu os sentidos devido aos gazes no interior da fossa.

As vítimas foram transportadas para o Hospital de Braga, assim como os dois elementos da Cruz Vermelha, por aconselhamento da VMER do S. Marcos, que prestou os primeiro cuidados de saúde no local.

Além da VMER e os dois homens da Cruz Vermelha, que terão salvo pai e filho, ocorreram ao local os Bombeiros Voluntários de Vila Verde com duas ambulâncias e uma viatura de desencarceramento, num total de sete homens.

À hora de fecho desta edição, o adolescente ainda estava na unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Braga, estando ainda por apurar a origem do acidente que levou à queda do um jovem na fossa, em Vila Verde.
in.:jn.sapo.pt

_______________//____________

Um jovem de 15 anos ficou ontem ferido com gravidade por intoxicação quando ajudava o pai a limpar uma fossa, numa quinta na freguesia de Atiães, concelho de Vila Verde.
O pai também teve de receber tratamento hospitalar, já que acabou por ficar também intoxicado quando tentou socorrer o filho.

Tudo aconteceu pela hora de almoço. Os primeiros a chegar ao local foram dois socorristas da delegação de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) que foram alertados pelas 13H26.
Os dois socorristas arriscaram a própria vida e desceram à fossa para retirar o jovem de 15 anos que caiu devido à inalação de gases quando procedia à limpeza com o pai.

Os socorristas encontraram o jovem dentro da fossa e o pai agarrado a uma corda a tentar retirar o filho, mas já quase a perder os sentidos, revelou fonte da delegação de Prado da CVP.
Os dois socorristas conseguiram retirar o jovem.
Entretanto, acorreram também os Bombeiros Voluntários de Vila Verde, com duas ambulâncias e a a viatura de desencarceramento, e a VMER do Hospital de Braga que prestaram assistência no local às duas vítimas.

O jovem de 15 anos é o que se encontra em estado mais grave. De acordo com o que foi possível apurar, entrou mesmo em paragem cardio-respiratória.
Fonte hospitalar revelou que o jovem inspira cuidados e encontrava-se, à hora de fecho desta edição, ainda sob observação na unidade de cuidados intensivos.
Os dois socorristas também foram aconselhados pela equipa da VMER a recorrer ao hospital a título de prevenção, já que também inalaram gases.

in.:www.correiodominho.com

Sem comentários: