sexta-feira, 2 de julho de 2010

Notícias: Protocolo ARS - CVP. Postos de saúde no Algarve.


No âmbito do Plano de Verão, serão disponibilizados, em parceria com a Cruz Vermelha, 32 postos de saúde de praia.







A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, IP, disponibiliza 32 postos de saúde de praia, em colaboração com a Cruz Vermelha, a partir de 1 de Julho e até 15 de Setembro, no âmbito do Plano de Verão.

O objectivo consiste em dar resposta a situações clínicas que poderão ser tratadas no local ou devidamente encaminhadas em caso de necessidade para uma instituição de saúde mais adequada.

Tendo como referência os Planos de Verão de anos transactos e as necessidades identificadas para o ano de 2010, irão ser instalados 32 postos de saúde de praia em todos os concelhos do litoral algarvio e será reforçado o funcionamento das unidades de saúde que prestam cuidados de urgência e atendimento à doença aguda. Os postos de saúde de praia funcionarão 10 horas diárias (das 10 às 20 horas).

O número de atendimentos nos postos de praia tem aumentado de ano para ano, tendo-se registado entre Julho e Setembro de 2009 cerca de 35 mil ocorrências. Pequenos acidentes, nomeadamente, traumatismos por quedas, escoriações, equimoses, picadas de peixe-aranha, golpes de calor, queimaduras solares e indisposições resultantes de abusos de exposição ao sol são algumas das principais ocorrências registadas todos os anos nos postos.

Este ano, os recursos afectos aos postos de praia serão ainda potenciados pela ligação telefónica entre os enfermeiros dos postos de praia e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica, passando este a dispor de mais este recurso em caso de necessidade.

Os postos de praia funcionam com base num protocolo entre a ARS Algarve e a Cruz Vermelha Portuguesa, sendo da responsabilidade desta o apoio logístico, o recrutamento dos enfermeiros e a gestão dos postos de praia.

Conhecido em todo o mundo como um destino turístico, o Algarve recebe anualmente mais de 5,5 milhões de turistas, nacionais e estrangeiros, 2,9 milhões dos quais como hóspedes de estabelecimentos hoteleiros, gerando mais de 15 milhões de dormidas e assumindo-se como umas das principais regiões turísticas do país.

O Plano de Verão 2010, coordenado pela ARS Algarve, conta com a colaboração do Governo Civil de Faro, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Região de Turismo do Algarve, INEM, autoridades marítimas e portuárias, corporações de bombeiros, Cruz Vermelha Portuguesa e autarquias.

in.:www.portaldasaude.pt

Sem comentários: