sábado, 14 de agosto de 2010

CVP em acção: CVP nos incêndios. Intervenção dos voluntários da CVP Guarda.

CVP em acção: Voluntários da CVP Guarda no apoio ao incêndios|2010.

FOTO DOS INCÊNDIOS|2005 @ ABRANTES

Elementos da Cruz Vermelha Portuguesa, delegação local da Guarda, estiveram em apoio aos bombeiros que andam no combate aos incêndios no distrito da Guarda. Este apoio ter-se-á iniciado há 2 dias, tendo havido ainda a solicitação por parte do Comando no teatro de operações para que a CVP Guarda enviasse para o local uma ambulância para dar apoio de retaguarda aos bombeiros e eventualmente à população.

O mesmo pedido NÃO foi atendido pela parte da
delegação local, invocando que o mesmo não teria sido feito de maneira oficial.

A Delegação da CVP Guarda, por iniciativa própria, optou por fazer deslocar para o local uma viatura com alguns voluntários, afim de facultar algum apoio aos elementos presentes no teatro de operações no combate aos incêndios, distribuindo bens para hidratação e alimentação aos mesmos.

Um grande exemplo de abegnação e voluntariado!

10 comentários:

Anónimo disse...

Onde andou a cvp as noites seguintes?Fez muita falta a nos que estávamos a espera do café e das águas.Um muito obrigado a equipa da cvp guarda na noite de 6feira pelos cafés águas e leite dado por eles.

Anónimo disse...

Não tenho palavras para dizer o ke senti quando vi a equipa da cruz vermelha da guarda chegar e perguntar quem quer café água ou leite...OBRIGADO aos 4 elementos da cruz vermelha da guarda.

Anónimo disse...

Os quatro elementos devem ser destacados pela cruz vermelha pela coragem e pela força de vontade de ajudar as pessoas. Parabéns

Anónimo disse...

Os quatro elementos devem ser destacados pela cruz vermelha pela coragem e pela força de vontade de ajudar as pessoas. Parabéns

Marco Neves disse...

Mais uma vez a pré-disposição para ajudar em qualquer coisa mesmo que minima, bem como em qualquer altura com os meios possiveis, faz a diferença.
Caros colegas, parabéns pelo trabalho efectuado, ao fim de algum tempo alguém foi capaz de desempenhar uma missão que já à muito vinha a ser proposta a Delegação por alguns voluntários, e nunca tinha sido autorizada.
Pelos Principios da Cruz Vermelha esta no todo e em particular responde por uma única só - UNIDADE - assim parabéns aos 4 elementos presentes na acção. Não menciono nomes pelo principio que respondemos todos por uma única só CRUZ VERMELHA PORTUGUESA, mas vocês sabem quem são e eu também sei.Voces sabem que estive sempre do vosso lado nesta missão e que me sinto orgulhoso e feliz por vocês.

Parabéns.

E a quem de Direito, ABRAM OS OLHOS...deixem as secretárias.

Anónimo disse...

Esta intervenção da CVP da Guarda foi apenas uma pequena amostra do que podemos e somos capazes de fazer. Temos que ter sempre presente os princípios que trazemos ao peito e respeita-los, sublinho dois deles:
Imparcialidade
A Cruz Vermelha não distingue nacionalidades, raças, condições sociais, credos religiosos ou políticos, empenhando-se exclusivamente em socorrer todos os indivíduos na medida dos seus sofrimentos e da urgência das suas necessidades, sem qualquer espécie de discriminação.
Neutralidade
A Cruz Vermelha, a fim de conservar a confiança de todos, abstém-se de tomar parte em hostilidades ou em controvérsias de ordem política, racial, filosófica ou religiosa.
Fonte: http://www.cruzvermelha.pt/voluntariado.html
Espero que esta pequena intervenção da CVP tenha ajudado e tenho pena não ter podido ajudar mais todos que precisassem, focem eles população, bombeiros ou protecção civil. Estamos aqui para ajudar quem precisa.


Rita Figueiredo

Anónimo disse...

Quero deixar também uma opinião positiva desta intervenção. Esta destaca-se sobretudo pela solidariedade aos bombeiros que por vezes têm dificuldades na sua logística.

Contudo não quero pensar que esta intervenção seja isolada. Para além dos transportes de doentes é importante pensar na comunidade e não pensar só na parte lucrativa.

Cada gesto faz a diferença na nossa sociedade (cada vez mais egoísta).

Os verdadeiros heróis são aqueles que deixam as preferências por eventos como semanas académicas, futebol, motocross, semanas culturais e outros eventos por estas causas mais nobres, acabando muitas vezes por não serem tão reconhecidos como os outros.

É importante pensar no VERDADEIRO VOLUNTARIADO.

Anónimo disse...

Como um pequeno gesto forma tanta polémica.
Nos comentários a cima que li a muitas verdades.
Se a cruz vermelha não foi activada pela protecção civil logo a direcção pode e tem poder para activar um plano de ajuda aos bombeiros e povo em geral visto ter voluntários para o fazer.
É deixar a rivalidade de lado e seguir em frente a Cruz Vermelha não distingue nacionalidades, raças, condições sociais, credos religiosos ou políticos, empenhando-se exclusivamente em socorrer todos os indivíduos na medida dos seus sofrimentos e da urgência das suas necessidades, sem qualquer espécie de discriminação.
Temos de fazer a diferença. Deixem-nos ser voluntários a ajudar o próximo não nos “cortem as pernas” quando queremos fazer algo de bom para todos.
Ass: João Gonçalves

Black_VeLvet disse...

O último comentário tem plasmado a minha opinião sobre o que é o verdadeiro espírito de voluntariado.

Dar sem esperar reconhecimento.
Ajudar quem mais precisa, quando mais é necessário e de forma altruísta, abolindo todas as formas de " caridadezinha" barata. Este deveria ser o lema de TODOS os voluntários que fazem da Cruz Vermelha uma das maiores instituições a nível mundial.

"Não é o quanto fazemos, mas quanto amor colocamos naquilo que fazemos. Não é o quanto damos, mas quanto amor colocamos em dar."
Madre Teresa de Calcutá

Se muitas vezes pensassemos menos no nosso ego e tudo o que dessemos fosse realmente genuíno tudo funcionaria de forma tão mais fácil!! O voluntariado é mesmo isso... Dar TODOS os dias sem se estar a pensar na camisola que se traz vestida numa ou noutra actividade.

Anónimo disse...

Dar sem reconhecimento. Praticar o bem de forma altruísta, não olhando ao momento.
Este deveria ser o lema de TODOS os voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa.
Será que é assim que as coisas funcionam na prática? Será que não andará muito boa gente a praticar uma " caridadezinha" barata com vista à auto-promoção?

Pensem nas acções que praticam não olhando apenas para a camisola que trazem vestida no momento. Olhem para o vosso comportamento como uma linha contínua que deverá ser plasmada no vosso dia-a-dia.