quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Notícias: CVP Maia inicia 2011 com cantina social e Emergência 24h.

Cantina Social
Com arranque previsto para o próximo mês de Fevereiro, a Maia vai ter um novo serviço social, da responsabilidade do núcleo maiato da Cruz Vermelha Portuguesa, intitulado “Cantina Social”, que funcionará nas instalações daquela entidade na Rua da Lage em Vermoim.
Segundo o médico Nogueira dos Santos, presidente do Núcleo da Maia e vereador da Câmara Municipal «inicialmente serão esperados ao almoço cerca de 70 utentes oriundos de famílias carenciadas que assim, pelo menos uma vez por dia, têm a oportunidade de tomar uma refeição digna». O presidente disse ainda que a iniciativa irá ser constantemente avaliada de forma a perceber a necessidade de estender esta acção aos jantares.
Para a concretização deste projecto, Nogueira dos Santos disse ter sido imprescindível a colaboração dos hipermercados Continente, através do programa da “Popota” que cedeu os materiais para a cozinha. Além dos materiais, o dia-a-dia, é assegurado por verbas que a própria instituição destina à iniciativa e conta com a colaboração do Banco Alimentar Contra a fome.
Emergência 24 horas

Ainda no âmbito de novas iniciativas, a Cruz Vermelha Portuguesa da Maia já está a funcionar desde o passado dia 5 de Janeiro com o serviço de “Emergência Pré-hospitalar” 24 horas por dia. Este serviço que anteriormente já era prestado, mas apenas em horário nocturno, foi assim agora alargado.
Pensada a sua implementação já há algum tempo, segundo Nogueira dos Santos «era mais difícil dado que o grande problema era não haver motoristas. Com o decréscimo dos transportes de doentes, foram libertados alguns motoristas dos transportes diários que agora estão a assegurar o serviço de emergência. Por um lado acaba por ser uma optimização de gestão de recursos humanos, por outro juntamos o útil ao agradável», disse o presidente.
O serviço funciona com a actual equipa de voluntários, «maioritariamente constituída por desempregados que assim conseguem alguma actividade que lhes proporciona além da ocupação o saber que estão a prestar um serviço útil à sociedade».
Ao que o MaiaHoje apurou, o entusiasmo é geral e logo no primeiro dia do serviço o CODU enviou vários pedidos de serviço, tendo sido atendidas seis saídas e recusadas mais algumas por não disporem de mais meios. Tendo a cidade da Maia como “destino” principal, anteriormente o serviço era assegurado por outras corporações activas, sendo algumas de fora do concelho.
A terminar Nogueira do Santos disse que «estes novos serviços vêm ao encontro da nossa vontade de estar sempre a ajudar a sociedade maiata», concluiu.

in.:www.maiahoje.pt

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito boa sorte Maia!

Já nao era sem tempo esta mudança de rumo...

Felicidades.

Anónimo disse...

Muito boa sorte para a Maia!

Só é pena que ter a emergência 24h\dia numa Delegação ainda seja noticia...

Em frente CVP!