terça-feira, 1 de março de 2011

Notícias: CVP Pereira com novos voluntários.

Cruz Vermelha Portuguesa de Pereira
“não pára de crescer" e já
tem
63 novos voluntários
(fotos in.:www.facebook.com)

Tiraram o boné para o substituir pela boina. Assumiram um compromisso: o de servir a Cruz Vermelha Portuguesa de forma solidária e desinteressada, actuar com prontidão em casos de emergência, trabalhar com lealdade, obediência e zelo, em suma, servir o próximo. E com este acto ficaram, oficialmente, como voluntários da Cruz Vermelha. Assim foi ontem, no juramento, que decorreu na delegação de Pereira da Cruz Vermelha Portuguesa. 63 novos elementos juntaram-se aos restantes 120, após um ano de formação. Hoje estão aptos a dar o seu contributo à sociedade.

Se alguém diz que o voluntariado está em crise, certamente não conhece a realidade da Cruz Vermelha Portuguesa de Pereira. António Sérgio, que ontem representou o governador civil de Coimbra, conhece e, por isso mesmo, não teve dúvidas em afirmar: «aqui está a resposta (de que há voluntários)». «Na situação actual, em que cada um de nós podia fechar-se em si próprio, aqui demonstram o oposto, abdicam até da própria família para servir o próximo», afirmou, sublinhando que a chegada de cada voluntário a um domicílio onde é solicitada ajuda representa «uma voz de ânimo, solidariedade».
Na instituição, há hoje cerca de 180 voluntários, de Pereira, mas não só. Ontem prestaram juramento elementos dos mais diversos pontos da região, desde as freguesias limítrofes, a Coimbra, Oliveira do Hospital, Penacova e até Leiria. «Um corpo de voluntários que não pára de crescer», assumiu o presidente da Cruz Vermelha de Pereira, José Rasteiro.
Uma instituição que «cresceu e amadureceu» e é hoje «exemplo do voluntariado e dedicação ao próximo», disse, por seu lado, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Luís Leal, classificando de «exemplar» o trabalho que a Cruz Vermelha tem vindo a desempenhar «nesta margem esquerda».
Na verdade, os 180 voluntários são apenas, e positivamente, uma pequena gota no universo da Cruz Vermelha. «Há 13 milhões de voluntários» da Cruz Vermelha em todo o mundo, informou o general Governo Maia, que ontem representou o presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. «E contrariamente ao que se possa imaginar, não dão prejuízo, antes pelo contrário, contribuem com valor económico de 4,4 mil milhões de euros através dos serviços prestados», afirmou.


Terreno para lar em atraso

Mas em Pereira, nem tudo corre de feição. É verdade que a delegação se orgulha de ser a quarta a nível nacional e oferece um conjunto de serviços que não se esgotam no socorro e emergência, chegando também a diversos pontos da área da saúde, como a enfermagem ao domicílio, médicos três vezes por semana e gabinete de psicólogo, área social, com serviço de apoio domiciliário, ATL e loja social, e muitas actividades que os elementos vão desenvolvendo ao longo do ano. Falta, contudo, um novo espaço, que seria destinado a lar e ATL. Mas para isso, alertou José Rasteiro, «é necessário que o poder local seja mais célere» e, nesse sentido, deixou o apelo ao presidente da Câmara de Montemor para que «seja rápido no processo de aquisição do terreno».
O problema não está, contudo, na autarquia, mas em «burocracias jurídico-administrativas que estão a emperrar a entrega do espaço», justificou Luís Leal, assegurando que assim que estejam ultrapassadas estas questões «se possa concretizar, o mais rápido, todos os trâmites para a cedência do espaço».


in.:www.diariocoimbra.pt

1 comentário:

Doc disse...

É um grande orgulho pertencer a esta casa. O melhor que eles fizeram neste dia não cabe nas páginas de nenhum jornal nem na abertura de nenhum jornal da TV, mas ficará para sempre guardado na minha memória.

Obrigado!

São GRANDES!