sexta-feira, 8 de abril de 2011

Notícias: DAE - A realidade Madeirense. O papel da CVP Madeira.

Região integralmente coberta por equipamentos de desfibrilhação
Recertificação avança

Há quatro anos que todas as corporações de bombeiros da Região estão dotadas de equipamentos de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), com mais de 80 por cento dos elementos que operam nas ambulâncias de socorro aptos a manuseá-los.
Numa altura em que o Governo da República promete ter todas as corporações de bombeiros do País dotadas de equipamentos DAE até ao final do ano, por cá, o presidente do Serviço Regional de Protecção Civil (SRPC) lembra que aquela é já uma realidade desde 2007.
«Já desde 2007, que todas as corporações de bombeiros, Cruz Vermelha Portuguesa e todas as ambulâncias de socorro têm o seu desfibrilhador», afirmou, em declarações prestadas ao JM, o coronel Luis Neri.
Recordando que a publicação da legislação respeitante à certificação dos elementos capacitados para o manuseamento dos equipamentos DAE foi um processo demorado, o presidente do SRPC definiu de forma positiva a realidade actual neste particular.
«Neste momento, uma percentagem muito elevada de bombeiros, tripulantes de ambulâncias de socorro, está recertificada, não só na área dessa sua valência, como também de complemento da utilização dos equipamentos de desfibrilhação que estão nas suas ambulâncias», frisou o coronel.
Lembrando que ainda há 15 dias terminou mais um curso, no âmbito do qual “mais 19 bombeiros obtiveram a sua recertificação” no manuseamento de equipamentos DAE, Luís Neri salintou ainda a aposta colocada no particular da formação.
«Desde 2009, que estamos, no contexto do programa das recertificações que fazemos anualmente, também a recertificar os bombeiros com o módulo de Desfibrilhação Automática Externa, que, depois, terá a validade de três anos», concluiu o presidente do SRPC.

www.jornaldamadeira.pt

Sem comentários: