segunda-feira, 9 de maio de 2011

Notícias: Apoio CVP aos peregrinos de Fátima. Info Agência Ecclesia.

Fátima: Cruz Vermelha Portuguesa mobiliza meio milhar de pessoas no apoio aos peregrinos

Ser voluntário no «maior evento de caráter religioso do país» é «desafio humano e emocional»

D.R.

Lisboa, 09 mai 2011 (Ecclesia) – Meio milhar de elementos da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), distribuídos por 53 postos de assistência, estão envolvidos no apoio aos peregrinos que se dirigem ao Santuário de Fátima para as celebrações de 12 e 13 de maio.

A operação inclui apoio médico, enfermagem, primeiros socorros, evacuação pré-hospitalar, fisioterapia e massagens, podologia, suporte psicológico, distribuição de água e reforços energéticos, confeção de refeições, além de preparação de dormidas e banhos nos locais de descanso e pernoita.

A resposta ao “maior evento de caráter religioso do país” vai mobilizar 34 das 170 delegações da Cruz Vermelha entre 30 de abril e 13 de maio, refere António Sousa, da CVP, em entrevista ao programa ECCLESIA na Antena 1 que vai hoje para o ar a partir das 22h47.

“A grande maioria dos recursos humanos presentes nesta operação é constituída por voluntários que, por iniciativa própria e de forma desinteressada, investem o seu tempo no auxílio aos que mais necessitam”, assinala o coordenador para a emergência da Cruz Vermelha Portuguesa nos distritos de Lisboa, Santarém, Portalegre e Évora.

Na operação homóloga de 2010 a Cruz Vermelha Portuguesa prestou apoio a 50 mil pessoas nos itinerários que conduzem a Fátima, sem contar com o apoio oferecido na cidade a 12 e 13 de maio, onde o atendimento é mais intenso devido ao cansaço dos peregrinos.

“Ser voluntário é um desafio humano e emocional”, sublinha o responsável, acrescentando que se torna “extenuante responder a todas as necessidades”, sobretudo nos postos abertos 24 horas por dia.

A operação, que começa a ser preparada no início do ano, abrange a organização dos recursos disponibilizados pelas delegações da Cruz Vermelha Portuguesa e o pedido às empresas para cedência gratuita de bens como material médico e géneros alimentares.

Os postos de assistência, cuja localização está disponível no site da Cruz Vermelha Portuguesa, permitindo aos peregrinos calcular antecipadamente as suas escalas, abrem no período de maior afluxo de peregrinos, e não durante toda a operação.

A ação no terreno inicia-se com a abertura das instalações de apoio mais afastadas de Fátima, concluindo-se com a “assistência médica e sanitária” prestada a 12 e 13 de maio em três pontos da cidade.

A intervenção, coordenada com os Comandos Distritais de Operação de Socorro, o Instituto Nacional de Emergência Médica e o Santuário, conta com a colaboração de outros organismos, como o Movimento da Mensagem de Fátima.

(...)

A Cruz Vermelha Portuguesa, fundada em 1865 sob a designação de ‘Comissão Provisória para Socorros e Feridos e Doentes em Tempo de Guerra’, integra a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.


in.:http://www.agencia.ecclesia.pt

Sem comentários: