quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Informação: Novos Fardamentos CVP

Recebi no meu mail, fotos, dos novos fardamentos da Cruz Vermelha Portuguesa, usados no Juramento de Bandeira da Unidade de Socorro de Braga.
Aqui fica um cheirinho daquilo que se usará daqui a uns tempos...






fotos in:www.hi5.com

45 comentários:

Anónimo disse...

Ola a todos... Sou socorrista da CVP Ribeirão!! Apenas hoje tomei conhecimento deste blog justamente por causa do nosso fardamento... BEMMMM... prefiro a cor azul... e diga-se de passagem que é muito menos sujativo... gostei k mantivessem as botas e curti imenso a cruz reflectora atras!! Tal como a Cruz Roja usa já à algum tempo. mas pelo menos a boina... vermelha!! Mas fica eskisito... mas vamos la ver.. s tem de ser...

Anónimo disse...

Olá,

Não sei se deva rir ou chorar!

Sinceramente fiquei muito muito desiludido! Ao contrário do que a colega disse no post anterior, acho que a Cruz reflectora nas costas fica horrivél numa farda que, supostamente, é de gala. Nunca na vida se viu tal coisa mas enfim... numa farda de trabalho fica muito bem e é compreensivél mas numa farda de gala????
Penso que, mais uma vez, a CVP fez uma má escolha...!!!

Esperem até conhecerem as novas insignias/postos :(

Abraço,
Luís

Anónimo disse...

esta farda e uma verdadeira desilusao!
feia, e pouco profissional!
enfim, tal como quem a implementou sem ouvir a maioria de opiniao!
abraços

Anónimo disse...

Saudações a todos os Socorrista.
Caros Camaradas vou deixar aqui o meu desabafo em relação aos novos fardamentos,aquela Cruz reflectora nas costa mais parace a farda da Refer...! uma farda que dizem ser de gala? por favor até a minha tia que é costureira fazia melhor...!e a boina é do pior que eu já vi!, tenho praticamente 20 anos de CVP, completo os 20 anos em Abril de 2009 e nunca vi uma coisa assim...!mas desde já coloco uma pergunta a quem de direito. - Quem vai pagar esta nova farda? já ouvi dizer que será as Delegações, a minha é pequena e pobre de certeza que não vai poder pagar os fardamentos aos Socorristas, por isso deve sobrar para eles pagarem.
Uma certeza podem ter EU não vou PAGAR, prefiro ir entregar a minha farda preta à Sede Executiva como forma de protesto, e convocar os meis de comunicação social para verem esta vergonha.
Em relação as insignias eu já tive oportunidade de ver o documento e digo-vos é horrível.
no meu caso que sou Socorrista de 1ª Classe, mais parece a insignia de um Agente princial da PSP, NÃO tenho nada contra a PSP mas quem teve a ideia nesse dia devia era ter ficado em casa a descansar porque é uma ideia de uma pessoa cansada.
Boa noite a todos e bons Serviços.
Já agora Viva a Minha Delegação e Unidade de Socorro. Somos Poucos mas Bons...!

Anónimo disse...

Bem Luis.. penso que não me expressei da melhor forma no meio comentario... claro k quando falava sobre a cruz nas costas ser uma boa ideia estava a referir-me a tua menos a uma farda de gala!!! Não gosto da farda que foi escolhida... e digo mais... penso que quem escolheu esta farda e a cor dela concerteza que nao deve fazer emergencias... concerteza que passa o dia sentado atras de uma secretaria sem fazer nenhum, porque se fosse alguém que fizesse emergencias nao faria esta escolha concerteza...

Anónimo disse...

Caros colegas,
Sinceramente nunca vi nada assim, é simplesmente desmoralizador.
Quem alterou a cor da boina é o memso que amanha os comandos ou paraquedistas portugueses passarem a usar boina amarela.
Só porque existe uma empresa de segurança com uma boina de cor igual, que existe á meia duzia de dias, é a CV que tem que mudar a sua que já existe á dezenas de anos?
Quem teve a ideia concerteza não entende o significado da boina que para além de ser uma tradição de anos, foi-nos entregue numa cerimónia oficial na presença de pelo menos o representante do Sr. Presidente Nacional!
É uma falta de respeito para com os voluntários que em diversas ocasiões expressaram a sua vontade e desejo de manter a boina que lhes foi atribuida em juramento.
Mas infelizmente as más ideias não se ficaram por aqui, tambem no que diz respeito ás novas insignias e categorias de carreira é de bradar aos céus!
Pensei que poderiamos ter uma CV melhor e moderna, afinal estamos na mesma ou pior.
AHHH, so um aparte, para quem queria exclusividade nos tons do novo fardamento, deixe-me lhe dizer, que este fardamento acaba por ser igual ao exercito frances e a cor da boina igual aos dos Rangers americanos!!!
Então e agora, vão mudar de novo???
Comediantes!!!

Anónimo disse...

Viva

Ainda ninguém reparou que esta Farda é igualzinha aos dos GIPS/GNR que andam nos Fogos Florestais!!!!

Quando houver um Incêndio Florestal de grandes dimensões, vai ser uma confusão total no Teatro de Operações com os CODIS a pensarem ke estão a falar com os GIPS/GNR e afinal são Socorristas da CVP....

Viva os novos iluminados que tomaram conta dos destinos da CVP, será que ninguém lhes dá guia de marcha?????????

Façam o favor de ser felizes....

Simonov disse...

Epa e assim...

Criticar e facil.. tomar decisoes nao o é!!

Eu com esta farda so vejo a tentativa de agradar a gregos e a troianos, mas isso e impossivel. Mas cho que e de louvar essa tentativa. Por um lado querem no dar uma farda de optima qualidade, pois baseia-se nas fardas do GIPS/GNR, e se a qualidade fora a mesma (5.11) melhor nao pode ser.

Depois, tentaram manter o tao importante aspecto militar da nossa CVP.. que nos dias de hoje nao e nada!!

Pensem um bocado.. que cor e que davam á farda?? Preto??.. isso e cor que se apresente num Serviço de Emergencia?? É cor de Equipas de Resgate?? é bonita mas nao e para essas funçoes!! Azul?? O que é que isso tem haver com Cruz Vermelha??? MAis uns de farda Azul em portugal?? Querem ser ainda mais confundidos com os Bombeiros?? po preferem ser confundidos com força aerea ou INEM, ou guardas prisionais ou PSP ou Policia Maritia.. ou talvez ate marinha... pois todas tem fardas azuis!!

Que farda e que escolhiam?? Querem uma farda militar?? Esta e militar.. mas nao se esqueçam que tem de servir sertos propositos!! Tem de ser Visivel, resistente, de certa forma menos facil de sujar e de boa qualidade!! Esta se for igual á dos GIPS e isso tudo!!

Confesso que nao gosto de algumas coisas.. como a cruz.. mas sei que e necessario, e a Boina confesso que seria ideal continuar com a boina bordoux, pois e a nossa unica distinção de ha muitos anos, uma especie de orgulho, e corta a uniformidade da farda que assim tonar-se muito... uniforme. Falta ali tb alguns melhoramentos a nivel de simbologia... falta as bolachas da CVP obrigatorias pelas convençoes de genebra,e algumas lista reflectoras, na minh opinia devia ser semelhantes as do inem... peqienas mas eficazes!!

Percebe-se perfeitamente que isto nao e uma farda de gala, vesse que isto e uma farda de trabalho.. farda de gala so e usada para essas situaçoes e vesse que esta e para usar em trabalho.. portanto quem nao sabes distinguir o que e uma farda de gala ou de passeio .. que nao comente!! AS fardas de campanha podem ser usadas para cerimonias oficiais.. mas isso nao as faz fardas de gala!!!

Se e pouco profissional.. confesso que as fotos nao sao as melhores para avaliar isso.. mas tb sei perfeitamente que quem faz o profissional da farda e quem a veste!! CAlças á Aladino, Noinas á padeiro, ou boinas á lavrador, camisas mal entaladas, calças nas ancas.. sao o que faz a farda menos operacional.. porque duvido que se virem um GIPS da GNR formado... vao dizer que a farda nao e operacional!!!

Desculpem se fui um bocado agressivo, mas por vezes.. ha que ser dado o valor e ser reconhecio o trabalho dos outros mesmo que nao gostemos do acabamento!! Este trabalho infelizmente e dificil!!

A opção nao e a melhor.. mas nao e a pior!! Agora so depende de nos de a usarmos com garbo e sermos operacionais!!

cumps

Simonov disse...

Fica aki um link de um video do GIPS...

Duvido que pareçam menos operacionais!!!

http://www.youtube.com/watch?v=ozV-H-j-4gI

Os voluntarios e que fazem a sua imagem e a imagem da instituição!!!

Anónimo disse...

SIMONOV

Das duas uma, ou sabes pouco das intenções que levaram á mudança de farda, ou entao não queres ver a realidade.
Falas falas falas, alguams coisas que dizes até tem logica, é verdade, decidir nao é facil.
Mas alguem se preocupou em avaliar custos? Quem paga? Será que alguem se lembra que as delegações nao tem recursos para fazer um esforço de aquisição de fardamento, ou será que alguem se lembra que na sua grande maioria são os voluntários que pagam suas fardas para tentarem ao mázimo dignificarem a Insituição que representam?
Quanto á farda de gala, aqui o que quiseram transmitir era a farda de cerimonia utilizada em juramentos por exemplo.
Não sei á quanto tempos tás na CV, mas sou do tempo em que a nossa farda de trabalho era igual á do exercito e nunca vi nenhuma juramento feito em farda 3 do exercito.
Por outro lado, a ser de facto esta farda, e se se pretendia que a farda nao fosse igual a ninguem, esse sim era o objectivo da alteração de farda, então porque escolher uma farda igual á da GNR.
Por isso digo, acho que saberás muito pouco sobre o processo que levou á alteração de fardas, ou então se sabes, não queres ver os problemas que isto vai trazer.
Como aqui ja foi dito, vamos ver num incendio confundirem-nos com os GIPS/GNR, é so um exemplo.
Mas trens razão em outra coisa, isso dou-te 500% de razão, o voluntário que usa de forma digna e dedicada é que faz com que ela se torne bonita.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Eu nao estou á pouco tempo n meio.. mas nao estou á tanto como o senhor(A) ????...

Eu nao sou dono da razao, mas tenho alguns fundamentos, e nao critico tudo o que vejo.. e sinceramente ja tou farto de criticas.. e louvo o facto de terem FINALMENTE, feito alguma coisa!!! Da forma que as coisas estavam.. fazer nada era muito pior!!

Depois... esta farda aki foi utilizada para um juramento, nao sei porque motivos foi, mas sei que ainda se pondera a utilizaçao da farda preta de cerimonia actual so para cerimonias, e utilizar esta para serviços!! Epa... esta farda nao e de cerimonia, percebe-se a distancia!!

Quanto aos juramentos em fada nº3 do exercito... bem.. na minha US faziam quando havia falta de fardamentos... os recrutas juravam de verde com lenço amarelo. Epa mas nesse tempo as coisas eram diferentes, ainda se usava a nº2!!

Agora tb compreendo que num incendio seja complicado a confusao com GIP's.. mas.. nao seria uma farda AZUL (como foi referida acima... pior??... nao sera a preta pior???

Epa... eu nao gosto muito desta farda e falta muita coisa ali.... mas era preciso uma mudança ..

Custos.. epa isso e como tudo... ja ouvi dizer que ia ser comparticipada... e que nao... mas infelizmente.. isso sai nos sempre do bolso.. mas epa... continuar uns a vestir vermelho outros preto outros branco outros calças de ganga!!! EPAAAA....

Nao sei se ja percorreste o pais... mas eu ja vi pessoal da CVP... fardado de brandar aos ceus!!!
E epa isto pelo menos moderniza o nosso fardamento, que ja nao e revisto desde 1980 ou antes!!

cumps

Anónimo disse...

Olá SIMONOV

EM primeiro lugar queria pedir-te desculpas se de alguma forma fui rude contigo, não era essa a minha intenção e as tuas criticas são bem construtivas, no entanto se actualmente os fardamentos são uma salada em todo o pais, com a integração da nova farda não vai ser diferente porque equipar convinientemente cada socorrista não é tão barato quanto se julga, depois temos um ano de transição o que significa que vão andar uns de preto e outros de caqui, mas sabemos que nunca vai ser um ano, será sempre mais pois quem adquiriu recentemente uma farda preta, so com azar é que a inutiliza por outro lado existe muito acessorios como polares, anorak, coletes em tom vermelho que vão para o lixo pois não fazem parte do novo fardamento.
Eu não estou so para criticar, mas acho que é uam mudança radical quando poderia ser mais alargada no tempo do tipo, integrarem a farda, daqui a dois anos um colete, ou um anorak ou um polar e nao ser desta forma radical.
Um anork custa em media 50 a 60 euros certamente terás colegas que os tem novos ainda que dariam para bons anos, é isto que critico.
Se já era altura de uma mudança? Concordo, á 15 anos atrás, mas porque mudar para uma farda de cor igual aos GIPS, porque nao cizenta por exemplo, ok os securitas já tem mas nao andam em teatros de operações connosco, em principio.
Acho que poderia ter sido feito algo melhor, mas as opiniões são como os Cús, todos tem uma.

Cumprimentos a todos

Anónimo disse...

Boa tarde;

Salvaguardando o facto de todos nós termos uma opinião pessoal, aqui vai a minha.

Gosto do novo fardamento. Tem muita qualidade, é operacional, e dá-nos dignidade. Tanto Nós como a Instituição merecemos ter um fardamento com os argumentos que este tem, em vez do actual, que pode ser comprado em Feiras, sem qualidade, que ao fim de algumas lavagens perde a cor, etc...
"Cresci" na Cruz a fardar de negro, e gosto da nossa farda, embora tenha de admitir que tendo em conta a nossa àrea de Intervenção, é uma cor desadequada!
As novas fardas têm realmente um valor relativamente elevado, mas bom e barato não há... E digam o que disserem, a CVP tem dinheiro para alterar fardamento e muito mais. Pena é que não haja um visão empreendedora e dinamizadora do enorme potencial que temos, e que não seja feito investimento nesse sentido, de dinamizar e criar valor!!!
Claro que não concordo com a alteração da côr da boina! É a nossa identidade... E não concordo com o trabalho de "costureira" feito, quando teria de ser um "designer de moda" a faze-lo... (É uma expressão, não tenho nada contra as costureiras...). A personalização feita à farda é péssima, retirando toda a classe que a farda poderia ter!!!

Para finalizar... A farda é semelhante à do GIPS da GNR, que é de côr caqui, sendo a nossa de côr "coyote". A nossa é mais escura e com um tom mais "dourado"...
Como já aqui alguem disse, a farda fica bonita quando bem vestida... E nas fotos do Juramento de Braga há alguns exemplos... Enfim... Coisas que preto ainda disfarçava, mas que de Coyote é perfeitamente visivel.

Cumps

Anónimo disse...

então pessoal o que se passa aqui??????????????
não sei o que vos levou a ser VOLUNTÀRIOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!
será que foi pela farda?????
se foi já vos digo........ deixem a cruz vermelha e vão par um sitio onde têm de se mostrar bonitos para os tablóides.
eu sou voluntária à mais de 20 anos e já passei por fardamento militar que foi o melhor que tivemos para trabalhar, a farda preta era só mesmo para cerimónias, depois tivemos de trabalhar com a farda preta, branca e tudo o mais que se lhe acrescentou ao modo de cada unidade no país o que no fundo deixou de ser um fardamento uniforme, cada um andava como bem entendia o que não está correcto, agora vem este, que se vai fazer quanto a isso as coisas têm mudanças e deviam aceitar isso mesmo, às vezes é dificil mas espero que o vosso espirito humanitário esteja acima de tudo o resto......
afinal somos voluntários para servir o próximo não para nos andar a pavonear.
......sejam modestos............
bem hajam todos

Anónimo disse...

Certamente que deve existir vaidade e orgulho na farda que e veste e bem vestido, senão, porque não fazes serviço em cuecas???
Como em qualquer instituição que usa farda, se tiver bom aspecto e se for bem vestida obviamente que dá outro valor á instituição, deixem-se de falsas modéstias.

Anónimo disse...

caro(a) colega venho aqui comentar o seu testemunho atrás e vou achar que é uma pessoa com grande humor por isso vou considerar que o comentário de andar de cuecas foi uma piada..... adiante... o nosso colega não criou este blogue para que nos atacasse-mos uns aos outros mas sim um meio de nos expressarmos e talvez até dar oportunidade a todos para nos irmos conhecendo.
talvez tenha interpretado mal o frase "...sejam modestos....", não me referi às pessoas em si mas ao facto de aceitar-mos com melhores olhos a implementação do novo fardamento dando assim o beneficio da dúvida a quem resolveu alterar a farda, coisa que já era prevista à tantos anos e que agora se concretizou.
estamos a julgar uma coisa que ainda não vimos, só realmente o deveriamos fazer depois de vesti-la, trabalhar com a mesma e depois então opinar sobre a questão. não se sabe se realmente será em termos de comodidade de trabalho uma boa farda.
quanto à farda de gala para que nós precisamos disso? não sei se já leu os novos estatutos da CVP em que as galas e cerimónias como os compromissos de honra têm agora outras normas por isso dispensaram a farda de gala e ficaram só com a de trabalho, que tal como um colega referiu «atrás "as fardas de campanha podem ser usadas para cerimónias oficiais"....
quanto ao uso do fardamento sempre tive orgulho do mesmo sendo ele verde, preto, branco e concerteza terei o mesmo orgulho por este novo. quanto à mudança da boina aí também não acho boa ideia terem mudado..
bem hajam e um bom fim de semana

Anónimo disse...

Acho que deveria analisar melhor o que escreve, pois na sua primeira intervenção colocou em causa o motivo pelo qual os voluntários se alistavam nesta Instituição!

Tenho dito

Anónimo disse...

As minhas desculpas se alguém interpretou mal o meu comentário, de modo algum tive intenção colocar em causa o alistamento dos voluntários.
louvo o trabalho voluntário e de todos os que o fazem.

Anónimo disse...

ola a todos
será que alguém sabe como será em relação ao que se podem usar com esta nova farda?
na fotografia vejo que estão de camisa!!!!!!
como será com os nossos casacos, coletes, polares?????
alguém sabe de alguma coisa?
abraço

Anónimo disse...

Cara Maria


Como eu já tive oportunidade de dizer, esse tipo de equipamento, polares vermelhos, coletes, anorak's é tudo para o lixo, a informação é de fonte fidedigna.

Cumprimentos

zellys disse...

Boas...

Uma achega... o Blog foi feito, para nos mostrarmos, aos outros e a nós mesmos , como parceiros e protagonistas na emergencia em Portugal, seja ela emergencia medica ou social. Porque continuo a acreditar q a CVP, pode ter e terá um papel digno e de relevo.

A escolha da cor da farda, pode ñ ser a mais concensual, mas qdo em tempos falamos da farda cinza, similar á CV espanhola, o mesmo coro de vozes se ergueu... è mto dificil dar-mos passos em frente, ate porque os mesmos podem ñ correr bem, mas a mudança de mentalidade e de papel, tambem se constroi.

E ja viram que a cor dos nossos novos fardamentos é similar aos fardamentos da CV francesa?

Abraço...
E tratem-se bem uns aos outros...
zellys@gmail.com

Anónimo disse...

eu gostava mesmo era de ter uma farda assim:

http://americanhistory.si.edu/militaryhistory/exhibition/zoomify.asp?id=505&type=i&width=640&height=480&hideAlt=1

rofl ;p

MARCO ALMEIDA-CVP-SANTAREM disse...

isto é uma tristeza! que raio de fardas sao estas??? que cruz é aquela??? é algum alvo???
e o refletor tao garnde??? deve ser para o helli nos ver bem de certeza.... livra, nao ha respeito nenhum pr quem traalha e realmente gosta da cvp :( e a boina?? caros colegas, uma coisa lhes garanto, NUNCA E VAO APANHAR COM AQUELA COISA NA CABEÇA!!!! a nossa boinha foi ganha com suor, sangue e lagrimas, a minha por exemplo, ja tem muitos anos, ja passou por muito... que desilusao tao grande...
quem quiser, tem aqui um amigo para falar, quem sabe, talvez me fassam mudar de ideias...
marcojoel_almeida@hotmail.com

Anónimo disse...

PARECEM UNS CANTONEIROS!!!!

Anónimo disse...

É desta que me junto aos Bombeiros... Eu e metade dos voluntarios nacionais

Anónimo disse...

meus caros colegas estou muito triste com tudo o que se esta a passar eu deveras apoio ocomentario do colega anonimo o catedratico que teve a ideia da nova farda deve ter tirado o curso quando esteve internado na psiquiatria ou então tem uma sociedade numa fabrica de confecções que não consegue escoar a cor do tecido das fardas.eu deixo aqui uma sugestão :não haveria uma cor mais horrivel para porem na farda .........
O catedratico devia vestir esta farda para ver a figura que fazia com ela mas.....ele deve ter o intestino grosso ligado directamente ao cerebro .Outra acabarem com a farda de gala por favor onde anda a dignidade destas pessoas mais mudarem a cor da boina por favor a muitos anos que a mesma existe na instituição e é um simbolo de uma instituição internacional.

Anónimo disse...

caros colegas aqui vai mais uma achega para os catedraticos que estão nos poleiros e que pensaram na istituição que nos representamos com esta nova farda vamos ser o alvo de chacota das outras intituições que fazem parte do sistema de socorro nacional.Até concordo que queiram mudar mas assim não vamos longe,vejam se pensam mas é em deixar a farda preta para as cerimonias e compromissos de honra e já agora deixem mas é ficar a mesma boina que nos da mais personalidade do que a que querem adoptar, a mesma ja vem do tempo em que esta intituição que todos nos voluntarios representamos estava agregado ao exercito nacional.Outro ponto que eu gostava de frisar era a situação de todos os voluntarios possuirem pelo menos um colete que neste momento é para ir para o lixo ,meus amigos não foram os catedraticos que os pagaram mas sim os voluntarios é muito facil fazerem as leis para quem esta sentado a tras de uma secretaria mas eles cumprirem-nas é a mesma coisa que estar de chuva .deixo aqui esta opinião e fassam o favor de porem essas cabeças a pensarem bem naquilo que estão a fazer e sejam felizes

Anónimo disse...

k horrooorrrr!!!! isto so pode ser para a mascara de carnaval..... sera k os socorristas tb vao ter farda para roupa interior???? ja agora gostaria de saber se tb a desenharam ou nao tiveram tempo para isso.... posso deixar algumas susestões!!!! deveriam de pedir opiniao aos voluntarios k a vao utilizar, nao aqueles k tem um tacho como emprego e k nao têm gosto proprio para se vestirem!!!!! é triste fazerem os mais pequenos de palhaços. por favor!!!!!! mudem de cor e tenham mais gosto nas coisas. melhor ainda frequentem um curso de moda e muitas revistas da especialidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

"Palhacinhos, a boina vermelha e farda preta é para os bombeiros, os verdadeiros socorristas de portugal"

Juro que estou a rebolar de tanto rir... mas como sou mais bem educada que a pessoa que fez o comentário fico por aqui e não digo mais nada!!

zellys disse...

Boas, apaguei o comentário anónimo , de mau gosto, sobre o fardamento, pq este fórum, é sobre a CVP, e não sobre os bombeiros, desses já há mtos.
Por isso comentários deste tipo serão eliminados...
Porque afinal de contas, em ultima instância quem decide... sou eu!

Abraço
zellys@gmail.com

Anónimo disse...

é uma vergonha, perdemos a nossa identidade!
so falta mudar o nome para "cruz café com leite"...
agora pergunto eu o k é k eu e a mnh familia vamos fazer ao k comprámos (coletes, calças, anoraks)?!
axo k devíamos contestar esta ideia infeliz, pois isto de certeza k é mais 1 taxo pra alguem e n vejo vantagens nenhumas com este fardamento. sim, eu sei do k falo pk tenho estragado roupa em serviços na cruz vermelha e uma cor destas... é usar e deitar fora, kuase.
por tudo isto penso k as delegaçoes deviam manifestar o seu desagrado (ate pk terão d comprar fardamento ao pessoal e tamos em tempo d crise) e pk isto n tem nd a ver com o k somos e fazemos! sugiro k passe uma circular (ou abaixo assinado, kk coisa) por todas a delegações, afim de chegar á sede nacional, para k fike tudo como estava ou n haja uma mudança tao grande. kem kiser pegar na ideia terá o meu apoio e de varios colegas concerteza. deixo desde ja o meu e-mail para os interessados em debater este assunto.
saradsteixeira@hotmail.com

C.L. disse...

todos nós temos o direito à opinião mas nenhum dos socorristas teve direito a ter "voto na matéria". Mais uma vez a cruz vermelha portuguesa mostra qual a importancia que temos, parece que não somos nós que fazemos esta instituição. quando entrei para a cruz vermelha orgulhava-me de tudo o que ELA representava, deixei a minha vida pessoal, cheguei mesmo a faltar vezes sem conta ao trabalho para serviço de voluntariado mas hoje em nada me agrada as mudanças. Quanto ao fardamento...
Comentar é estar a dar valor a "ISTO".
dentro de um hospital parece que estamos num safari ou que somos tratadores de animais do zoo. Em um desabamento de terra, simplesmente, não somos; quem é que nos vê?
A boina é que é a gota de agua...
Mas como a minha opinião vale o que vale pondero dizer ADEUS a algo que para mim teve tanto valor e tão pouco tive eu para ELA. deixo aqui um abraço a todos os socorristas seja qual for a origem porque nós sim somos importantes...

Anónimo disse...

a C.V sem o vermelho da boina não faz mt sentido...mas que raio de ideia tiveram em mudar o fardamento..

Anónimo disse...

bem depois de tudo o que esta escrito atraz, não ha muito mais a acrescentar.
só ressalvar o proposito que nos levou a todos o ingressar na tao nobre instituicao que é a cruz vermelha.......
ajudar o proximo.... seja com esta ou com outra farda ou ate mesmo de cuecas(se estiverem em banhos e alguem precisare ajuda duvido que nao ajudem só por estarem de cuecas, calções ou biquini).
agora espero é que nao mudem a cuz vermelha para outra coisa qualquuer.

ja agora sendo a cruz vermelha uma instituição de foro mundial, será que cada pais pode fazer e desfazer como quer das normas ........?
abraco
joao pereira cvp pereira

Anónimo disse...

Ola colegas
Sou socorrista da CVP da Guarda, a minha delegação está a ter dificuldade em obter informações correctas relativamento aos novos fardamentos, insignias e divisas bem como regulamento protocolar do novo compromisso de honra.

alguem me pode facultar essas informações

obrigado

um abraço a todos

Anónimo disse...

Bom dia a todos.

Sem querer ferir susceptibilidades aqui fica a minha opinião.

Estão aqui a tecer criticas ao fardamento aproveitando para descarregar angustias pessoais contra diversas instituições (GIPS/GNR, PSP e principalmente Bombeiros). Não vos parece a todos uma certa falta de maturidade e operacionalidade?

Senão vejamos, alguma vez ouviram falar de alguma outra instituição que recusou/ criticou fardamento sem o testar primeiro? o problema é a côr? desde ja referencio vários casos de atropelamento por trajarem de preto! o verde tropa tb é aplicável. etc.

ja passei por diversos fardamentos e nunca deixei de ser melhor ou pior devido á cor da farda. o verdadeiro operacional adapta-se e mantem-se pronto a socorrer.

Não será pior faltar a piquetes com medo de fazer algum dia uma RCP? e nao me venham com tangas que isso acontece em TODAS as unidades de socorro. ja criticarem esses colegas? não? e fizeram muito bem. não é com criticas que eles vao perder o receio. a mesma coisa se irá passar com as novas alteraçoes na CVP.

Estamos em fase de mudança, nem tudo vai parecer o melhor e vamos precisar de estar todos juntos para garantirmos que a CVP pode contar com as pessoas que ''mui'' nobremente fazem parte ''desta casa''.

Não contem é que irá manter-se uma ''casinha de férias''! Finalmente existe uma movimentação no sentido de operacionalizar. Coisa perdida no tempo algures.

Ou esquecem de facto o passado assim tão prontamente?

Vamos olhar o futuro e focar as soluções não só e unicamente os problemas.

Bom serviço a todos

Anónimo disse...

logicamente nem todas as pessoas sabem mas esse fardamento esquesito nunca foi aprovado....sim é isso, alias so esta semana foi conhecido o novo fardamento a utilizar e claro, nao é esse que passa nest blog....

****************************

Anónimo disse...

Não é admissível que todos nós estejamos olhar pávidos e serenos, para as mais aberrantes e delinquentes transformações na Cruz Vermelha Portuguesa.
Pergunto que fazem todos vós? Lacaios dum monte de poderosos que nada tem a ver com voluntariado, apenas a olhar para o seu bem estar e a estragar as normas, os princípios e direitos da CVP.?
Quem se atreve a usar uma farda escolhida por uma única pessoa, sem que tenho ouvido as suas Delegações e os seus membros, porquê tanta prepotência?
Que fazes a todo um conjunto de fardamento que compraste com sacrifício sem ajuda da CVP Nacional vais queima-lo ou deita-lo fora? Ou trocam pelo horrível fardamento em vigor?
Porque terás que ser sempre escravo da CVP Nacional, porque passam a exigir e a buscar algumas migalhas que temos?
Porque não se propõem a pagar os custas das suas más decisões decididas em gabinete? A quem vão interessar estas novas ideias?
Porquê acabar com seu melhor símbolo de Marketing CVP? A sua farda . que encantava os jovens e lhe permitia adquiri-la com espírito de sacrifício de uma causa nobre. Hoje uma grande parte dos Socorristas notam desmotivação falta de apoio e desinteresse total, pelas delegações da parte da CVP Nacional que só se preocupa com as delegações de Grande Capital.
É uma aberração o que estão a fazer, demonstra falta de conhecimentos, e desinteresse total pelo movimento CVP, arrastando para o abismo.
Não deixem que isso aconteça, Não deixem que se mude a farda.
Que nos dêem o que por direito próprio nos compete, dignidade, atenção, ajuda e formação gratuita.
Foram ultrapassados por tudo e por todos, o monopólio dos BV, INEM e outras organizações ultrapassou hoje a CVP.

Anónimo disse...

PASSEM por aqui e verão o novo fardamento pois este sim foi aprovado e ate agora foi o unico aprovado...

e diga se de passagem que por acaso nao é assim tão mau como voces dizem

eu vi e ate achei agradavel

a boina é que podia continuar vermelha mas...

...quem pode manda...

passem por la
www.cruzvermelhavilela.blogspot.com

abraço

Anónimo disse...

Tal como os uniformes de outras entitades os da CVP não terão que sair em Portaria do Membro do Govervo em Diário da Pepública? Ou basta simplesmente uns certos individuos sem escutarem ninguem imporem do dia para a noite a todos os voluntários o seu gosto pessoal. Valha-nos Deus a quem estamos entregues. Já agora sou voluntário desde 1979. END

TAT disse...

nao critiquem superem..................................................................................................................................

Anónimo disse...

Mas então onde é que foi publicada a norma, despacho ou Decreto Lei a homologar legalmente os novos fardamentos da CVP? Alguem me é capaz de explicar? Qualquer dia aparecem outros novos Seguranças com esta farda e lá temos nós de mudar novamente de farda visto não haver forma legal de a validar. Estarei certa ou errada?

Unknown disse...

Boas em relação ao fardamento novo é feio inapropriado e de mau gosto, não é de longe da mesma qualidade que o da GNR SIGPS e sinceramente ou mantinham a boina e tiravam a cruz da farda de gala ou mais valia voltar um pouco atrás, o exercito português bem como a GNR deixou de usar a farda verde seco nº3 também conhecida como fatigado, e passou a usar o camuflado NATO e a GNR em geral o Azul escuro e o caqui nos respectivos destacamentos, podiamos por exemplo voltar a usar essa farda e manter a preta como gala a boina sim foi ganha e no passado por longos meses de instrução e sofrimento para muitos por várias razões, é no minimo feio alguém que vem da carreira militar tirar assim sem mais nem menos, nós até estavamos com umas fardas porreiras, mesmo em preto a de gala que até deveria ser melhorada e ser sem bolsos laterais nas calças quem em grande cerimónia podia ter uma lista vermelha ao comprimento da pena sapato ou bota black 81 ou tipo e dolman com insignias em metal talvez parecido com o verde do exercito a de serviço com camisa em preto e que poderia ter calças com bolsos ou não, podendo ter um dolman mais grosso de trabalho ou inverno, a branca para postos de socorro e hospitais de campanha, o fato-macaco com bolsos laterais para trabalho geral e o fato de voo preto para as ambulâncias aéreas pois há quem se tenha esquecido dessa especialidade na cvp,e se alguém autorizou a 2045 entre outras a usar a nossa farda deveria ter visto o que saiu em DR sobre isso aquando da autorização da nossa farda ainda com insignias tipo exercito antes de o fazer, por outro lado as pessoas falam aqui mas desconhecem por exemplo que na maioria do mundo,os socorristas da CV usam calças pretas e camisa branca como aliás a CVP US amadora ainda usou e aliás foi durante um tempo fardamento autorizado bem como as Tshirts brancas e os polos com insignias impressas, em relação ao mundo procurem CV do México e outros paises da américa do sul e vejam, bem como até da europa que quando possivel usam a calça preta tipo 511 mil dos EUA para Forças especiais, já agora alguém pensou que a CVP na altura adoptou essa farda por ser tipo uma força especial de socorro especializada a nossa missão não é só no pais mas também é fora e por alguma razão a GNR e o INEM usam lá fora a preta porque será, já agora custa-me muito ver os BV e a GNR e o INEM a fazer missões lá fora quando deveriamos ser nós por direito internacional, fiquei triste ao ver camaradas nossos a irem a Timor pela CVP/CORUS integrados no INEM, por favor mudem a nossa farda para o que era e obriguem sim a 2045 a adoptar a outra farda que tem porque nem todos usam a preta. Já agora não acham que o afinal que querem é acabar com a conotação militar da CVP mas se pensarem hery criou a CV para ajudar os militares feridos e beligerantes das guerras, e só depois se avançou como natural para as populações que necessitavam de apoio mas na maioria das situações onde a CV está envolvida são conflitos bélicos. pensem nisso reflitam mas pro favor devolvam-nos a nossa querida farda.

Anónimo disse...

CVP SETÚBAL.
Caros colegas, de facto a nova farda é de "bradar aos céus", as calças pretas são mais bonitas e as nodoas nao se notam.
Pode ser que com o tempo nos habituemos ao caqui...bons serviços!

Anónimo disse...

A nova farda é como o Pais onde sobrevivemos ou seja: Não tem ponta por onde se lhe pegue....Vivam estas mentes iluminadas......da idade média...