quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Notícias: Banco Almentar na Delegação da Amadora


Cruz Vermelha abre banco alimentar em Dezembro
O bairro de realojamento do Casal da Mira, na Amadora, receberá em Dezembro um novo equipamento da delegação local da Cruz Vermelha que funcionará como banco alimentar e de vestuário para mais de 70 famílias do concelho

Instalado numa loja cedida pela autarquia e co-financiado pela Segurança Social, o Espaço Solidário foi criado no âmbito do programa nacional de combate à pobreza e à exclusão social PROGRIDE, a partir do qual um sistema de atendimento e aconselhamento integrado identifica as carências das famílias e estabelece um plano de intervenção para as apoiar.

«Todas as famílias que recebem cabazes estão sinalizadas pelos nossos técnicos ou são indicadas por entidades de saúde e outros parceiros. A ideia é tentar ajudar o máximo de pessoas possível, embora o nosso intuito seja sempre que procurem regressar à sociedade, ao mercado de trabalho», explica à Lusa Maria Luís, da Cruz Vermelha.

«Existem no concelho outras entidades a fazer entregas de bens, mas se calhar numa escala menor e sem o mesmo acompanhamento por parte de técnicos», acrescenta.

Segundo prevê a instituição, o Espaço Solidário deverá servir mensalmente uma média de 75 agregados do concelho, que receberão os alimentos e as roupas uma vez por semana.

Apesar de a escolha do Casal da Mira ter sido da Câmara, em função da disponibilidade dos seus espaços, Maria Luís acredita que a presença da instituição naquele bairro problemático pode vir a influenciar, pelo significado do seu trabalho, a própria «forma de estar das pessoas».

Lusa/SOL


in.: www.sol.sapo.pt

Sem comentários: