sábado, 26 de dezembro de 2009

CVP em Acção: Parto efectuado por CVP Macieira de Rates

Mãe deu à luz na ambulância



Três elementos da Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação Local de Macieira de Rates, Barcelos, viveram, na madrugada da passada quarta-feira, a experiência ímpar de assistir a um parto, para mais consumado em plena ambulância.

José Carlos Fonte, Miguel Lima e Vera Sobrinho nunca tinham vivido semelhante momento: "intenso e pleno de simbologia. Foi o menino Jesus que nasceu com 24 horas de antecedência", enquadra Miguel Lima.

A chamada caiu na Cruz Vermelha, faltavam 20 minutos para a meia-noite. "Alertaram-nos que as águas já tinham rebentado e, quando lá chegamos, ainda conseguimos transportar a parturiente até à ambulância, tendo procedido à avaliação dos sinais vitais", explicam os voluntários de Macieira de Rates.

Por esta altura, já estava no local (Negreiros, Barcelos) a viatura médica, accionada pelo CODU que os voluntários da Cruz Vermelha haviam informado. "O médico ainda aconselhou a levar a parturiente para o hospital de Vila Nova de Famalicão que era o mais próximo. Mas, mal arrancamos, a senhora começou a sentir contracções mais fortes e a hora tinha chegado", adianta Miguel Lima.

O parto exigiu grandes precauções, porque o bebé tinha o cordão umbilical em volta do pescoço.

"Foi uma situação de grande expectativa, mas estava o médico connosco e sentimos maior tranquilidade. Depois, a mãe também foi muito cooperante e tudo correu bem", disseram os três voluntários ao JN.

Na Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação Local de Macieira de Rates não abundam as experiências de partos em ambulâncias, mas os bafejados pela inusitada vivência apontam os benefícios da ocorrência: "as pessoas têm, por norma, a noção que nas ambulâncias só acontecem coisas más, mas esta é a prova que também são locais de enorme felicidade".

O menino Rodrigo e a mãe, Vera Lúcia estão bem de saúde.


in.:www.jn.sapo.pt

Sem comentários: