segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Notícias: CVP Angra Heroísmo necessita de novas instalações.

O banco de roupa da Delegação de Angra do Heroísmo da Cruz Vermelha Portuguesa está a rebentar pelas costuras. Octávio Teixeira, comandante da Unidade de Socorro, considera urgente a aquisição de um espaço com condições próprias para o arrumo de centenas de peças de vestuário e calçado que são diariamente doados.

Chegam todos os dias ao banco de roupa da Delegação de Angra do Heroísmo da Cruz Vermelha Portuguesa (CVPAH) peças de vestuário e calçado de senhora, homem e criança, novas e usadas, e brinquedos. As entregas para doação são feitas por particulares e lojas comerciais de pronto-a-vestir, em caixotes e sacos plásticos, não só da ilha Terceira mas também de todo o arquipélago. Estas últimas estão mais facilitadas por meio do protocolo mantido entre a Cruz Vermelha e os CTT, desde Outubro de 2008, cujo transporte de encomenda é feito gratuitamente em embalagens próprias.

Actualmente, a Unidade de Socorro regista um número de entregas equivalente ao de solicitações e pedidos de ajuda. O responsável rejeita haver uma relação directa com a conjuntura económica vivida à escala mundial e, mais recentemente, a nível local, com a catástrofe natural ocorrida na freguesia da Agualva.

“Os pedidos e as entregas surgem todos os dias durante todo o ano, de e para todas as ilhas”, revela Octávio Teixeira, ao nosso jornal, sem avançar dados. E continua: “Há roupa e calçado amontoados nas prateleiras, da entrada ao fundo do quarto, e pelo chão. E há ainda outros tantos caixotes cheios arrumados noutra divisória do edifício”, diz ao descrever o cenário com que trabalha a equipa de oito voluntárias encarregadas da inspecção, da manutenção do banco de roupa e da entrega em mão dos pedidos, todas as terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h00.

“É um caso prioritário. Precisamos de um espaço amplo e organizado, de preferência localizado no centro de Angra para facilitar a deslocação das pessoas de mais idade”, considera.

A CVPAH já manifestou o seu interesse à autarquia de Angra e a outras entidades públicas e privadas, encontrando-se agora a aguardar o parecer de uma delas ou de quem possa eventualmente disponibilizar um espaço com as características solicitadas, a título de empréstimo ou mediante protocolo entre as partes.

“O espaço serviria exclusivamente para o efeito proposto”, sublinha o comandante.

Sobre o espírito de solidariedade entre as pessoas, considera existir hoje em dia em larga medida independentemente da quadra vivida e, por isso, destaca o contributo dos voluntários e população em geral no trabalho efectuado no sentido de alcançar as necessidades básicas das famílias menos favorecidas.

“Há uma solidariedade total. Há pessoas que sentem dó e estão sempre prontas a ajudar o outro”, frisa Octávio Teixeira.

Novo curso em Janeiro

A CVPAH conta actualmente com 63 voluntários, a maioria jovens de ambos os sexos, e 11 viaturas – ambulância para transporte de doentes e carros ligeiros de apoio.

Estão abertas as inscrições para novos formandos do Curso Básico Especialista de Emergência, que deverá arrancar a 20 de Janeiro do próximo ano com o número máximo de duas dezenas de participantes.

Podem inscrever-se indivíduos entre 16 e 45 anos de idade.

Flores entregues a idosos

Entretanto, à semelhança dos anos anteriores, a CVPAH entregou flores a cada um dos idosos de instituições de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, nos passados dias 17 e 18 de Dezembro, pela mão da sua equipa de acção social, no âmbito da visita de Natal.

Assim, o acto de solidariedade abrangeu 216 idosos no total, do Lar D. Pedro V, de São Gonçalo, “Mónicas”, residências da Canada das Almas, Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo e Residência da Sé.

As cerca de três centenas de flores para oferta foram disponibilizadas por particulares e lojas do comércio local: Angraflor, FlorAzoris, Amor-perfeito, Fernando Rocha Aguiar e Maria do Carmo Rocha Ferreira.


in.:www.auniao.com

Sem comentários: