segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Notícias: Formação de Socorrismo em Bragança. Iniciativa CVP Bragança.

Socorristas nas aldeias a pensar nos idosos sós e isolados

Em três aldeias do concelho de Bragança há pelos menos uma pessoa com conhecimentos para prestar primeiros socorros e poder acudir, sobretudo a idosos que vivem sós e com dificuldade de acesso aos serviços de saúde

A iniciativa é da Cruz Vermelha Portuguesa e do Centro de Saúde de Bragança que esperam por mais meios financeiros e humanos para fazerem funcionar o projecto em pleno e alargá-lo a todas as aldeias do concelho.

Para já, há 26 socorristas em Gondesende, Parâmio e Espinhosela, no âmbito do projecto formação de socorristas na área rural.
Maria Emília Pires e Teresa Diz fazem parte do grupo e mais de um ano depois de receberem formação dão «Graças a Deus» porque ainda não precisam de aplicar os conhecimentos.
«É bom sinal», dizem, mas elas, funcionárias do centro de dia de Espinhosela, mais do que ninguém reconhecem a importância desta iniciativa porque lidam com idosos.

Distribuem todos os dias pelas localidades da freguesia e vizinhas o almoço a utentes que vivem sós, sem condições de se deslocarem e com muitas necessidades de acompanhamento.
Acreditam que ficaram com «algumas luzes» para saber identificar o estado da vítima, como abordá-la e tratá-la até chegar o apoio necessário.
«É difícil dizer sem ver. Se nos aparecer um caso, se calhar vamos ficar todas atrapalhadas, mas vamos ver», confessa Teresa.

Quem não tem dúvidas da importância desta formação é Abílio Rodrigues, da direcção do centro de dia de Espinhosela, embora corrobore que «ainda não precisaram de utilizar os conhecimentos».
Para além da formação, foi também entregue a cada freguesia uma mala de primeiros socorros com diverso material como compressas, luvas, gaze, betadine, e aparelhos para medir a tensão arterial e glicemia.

A de Espinhosela encontra-se na sede da freguesia e ainda não foi utilizada de emergência, mas já serviu de apoio aos peregrinos da romaria de Santa de Rita.

O presidente da junta, Telmo Afonso, é enfermeiro e entende que seria «mais útil» entregar a cada socorrista um kit para poder utilizar quando necessário.
Aplaude a iniciativa e defende mesmo que «toda a gente devia ter formação de primeiros socorros».
O 'presidente-enfermeiro', eleito nas últimas autárquicas é agora 'o doutor' para muitos dos fregueses como o casal José Afonso e Laurinda Gil que, com mais de 80 anos, bem sabem «o que custa ter de ir a Bragança».
Eles ainda podem deslocar-se em viatura própria, mas outros esmorecem perante a dependência dos transportes públicos e as voltas que têm de dar na cidade para ir ao centro de saúde.

Os idosos, sobretudo do meio rural, são a principal preocupação da delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa, como disse à Lusa o presidente Joaquim Queirós.
A direcção está apostada em dinamizar iniciativas para preencher o tempo destas pessoas e em conseguir apoios, nomeadamente financeiros para dar continuidade ao projecto dos socorristas.
De apoios está também dependente outro projecto para a criação de uma loja do cidadão móvel que leve às aldeias serviços como pagamentos automáticos de facturas.


in.: Lusa / SOL

Sem comentários: