quarta-feira, 31 de março de 2010

Notícias: Adiada montagem de hospital de campanha CVP em Valença.

A comissão de utentes do centro de Saúde desistiu, para já, da montagem de um hospital de campanha em Valença. Entretanto, a Cruz Vermelha Portuguesa recusou ver o seu nome envolvido no processo.

Luís Barbosa, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, avisa que se a delegação de Valença aderir ao protesto da população será accionado um «procedimento disciplinar muito severo»

Carlos Natal, da comissão de utentes do centro de Saúde de Valença, mostra-se surpreendido com a posição da Cruz Vermelha Portuguesa

A montagem de um hospital de campanha em Valença do Minho, cujo início estava marcado para esta terça-feira, foi adiada, podendo inclusive não se vir a realizar por questões legais e formais.

O objectivo era oferecer urgências às populações, que deixaram de ter um Serviço de Atendimento Permanente (SAP) nocturno no centro de Saúde da cidade.

O presidente da Cruz Vermelha Portuguesa também avisou, entretanto, que a neutralidade sempre pautou a actividade da organização, por isso não quer ver o nome da entidade envolvido na montagem do hospital de campanha em causa.

«Não pode usar o nome da Cruz Vermelha» nesta medida de protesto, devido ao «estatuto de neutralidade absoluta» da organização, que está presente em todos os países por não assumir «posições políticas», afirmou Luís Barbosa, em declarações à TSF.

O responsável da Cruz Vermelha Portuguesa avisou que se a delegação de Valença aderir ao protesto da população será accionado um «procedimento disciplinar muito severo».

O porta-voz da comissão de utentes do centro de Saúde de Valença explicou que a montagem de um hospital de campanha poderá não se concretizar, porque ainda carece da «autorização para montar no local» e de uma requisição de material à Cruz Vermelha, um «pedido que deve ser feito depois de uma votação» na autarquia.

Carlos Natal, que também falava em declarações à TSF, mostrou-se surpreendido com a tomada de posição da Cruz Vermelha Portuguesa, que não quer ver o seu nome associado ao hospital de campanha, e acusou o Ministério da Saúde de ter exercido alguma pressão sobre aquela organização.


in.:www.tsf.pt

2 comentários:

paulo silva,voluntario da cvp disse...

Sei que este comentario não irá ser publicado,ainda que não saiba o pk do mesmo,mas dou os parabens ao responsavel pela nossa cvp.depois do video que este blog colocou"ser cruzvermelha"admira-me que se esquecessem de ums dos principios fundamentais na nossa actuação,A IMPARCIALIDADE.a cruz vermelha não deve ser usada em qualquer tipo de manisfestações deste genero.HONREM O NOME,OS PRINCIPIOS DA CRUZ VERMELHA.

F.Dias disse...

Concordo plenamente com a posição do nosso presidente, não devemos fazer ou tomar parte de "danças" politicas...

Não quero estar a especular, mas alguem sabe que tipo de "urgências" este SAP recebe no periodo nocturno?

Todos sabemos como os SAP funcionam, tudo que tenha "sangue" escrevem logo a cartita azul e toca a despachar para o hospital mais perto, assim é da maneira que os bombeiros não perdem tempo a ir ao SAP...