domingo, 14 de março de 2010

Notícias: Simulacro em Fafe. Intervenção CVP Fafe e CVP Serafão.

De 19 a 27 de Março, Fafe acolhe uma competição internacional de desporto escolar. Visando a preparação para esse evento, que deverá envolver a cerca de 900 praticantes e várias cemtenas de espectadores, a Protecção Civil daquele concelho levou a efeito, ontem, no Pavilhão Multiusos, um simulacro. A acção envolveu elementos do município — o próprio presidente da Câmara esteve no local, Bombeiros Voluntários, GNR, Cruz Vermelha Portuguesa — Delegações de Fafe e Serafão. O Centro Hospitalar do Vale do Ave/Hospital de S. José, o Instituto Nacional de Emergência Médica, o delegado de saúde concelhio e a Naturfafe, entidade gestora do pavilhão, também participaram.

Para tornar o teatro de operações o mais 'realista' possível, também colaborou o Andebol Clube de Fafe, o Centro Cultural Social e Desportivo da Câmara Municipal e animadores.

Respostas consoante as ocorrências

“As respostas vão evoluir consoante a evolução das ocorrências”, explicou-nos antes o comandante da Protecção Civil de Fafe, Pedro Valente. Pelas 15h00 iniciou um jogo de andebol. Nas bancadas, espectadores incentivavam os jogadores.
Cerca das 15h25 soou o alarme, uma nuvem de fumo invadiu o recinto. Ouviram-se gritos. Elementos das forças de segurança evacuam a assistência. Às 15h30 chega a primeira viatura dos bombeiros. Volvidos dois minutos é uma ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica. São 15h37 quando se vê outra ambulância dos cuidados intensivos.
Às 16h30 o comandante da protecção civil, contactado pelo CM, reconhecia não ter noção exacta do número de “vítimas” nem da gravidade, explicando que umas tinham sido transportadas para o Hospital de Fafe e outras para o de Guimarães.
“Mas a reacção foi de encontro às expectativas, confirmando o estado de prontidão e reforço”, frisou.

in.:www.correiodominho.com

Sem comentários: