quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Hoje é o Dia Internacional do Voluntário!

E NESTE DIA TÃO IMPORTANTE UM ALERTA DA CRUZ VERMELHA INTERNACIONAL!!

A Cruz Vermelha Internacional apelou esta terça-feira aos governos para que ajudem a tornar o voluntariado em situações de desastre mais «seguro e fácil» em todo o mundo, escreve a Lusa.

Em comunicado divulgado por ocasião do Dia Internacional do Voluntário, que se assinala na quarta-feira, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) apela aos governos para que identifiquem e ultrapassem «falhas e barreiras na legislação e políticas que podem colocar em perigo ou impedir os voluntários no pós-desastre».

«Quando ocorre um desastre, quando há uma crise, os voluntários da Cruz Vermelha Crescente Vermelho estão entre os primeiros a responder. Antes da assistência internacional chegar, estão muitas vezes na linha da frente da ajuda, muitas vezes em ambientes incrivelmente perigosos», lembra Bekele Geleta, secretário-geral da FICV, no comunicado.

Como tal, a Cruz Vermelha Internacional pede a todos os governos que trabalhem com a organização e outros parceiros para assegurar que «todos os voluntários na resposta a emergência» possam estar cobertos por seguros.

Um processo que, segundo a mesma nota, as sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho já iniciaram.

«Apelamos aos governos para trabalharem connosco para tornar o trabalho e a vida destes voluntários mais segura e fácil», acrescenta o responsável da FICV.

1 comentário:

Clarim disse...

Era necessário este tipo de iniciativas terem mais impacto a nível nacional.