
Ao todo vão participar 40 formandos, dos quais elementos do Exército RG1, Força Aérea Portuguesa, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Bombeiros Voluntários e da Unidade de Socorro da Cruz Vermelha Portuguesa de Angra do Heroísmo. A ideia é ministrar a estes elementos “os conhecimentos mínimos que devem possuir enquanto membros de uma equipa de socorro que, no decurso da sua actividade normal possam ser chamados a intervir envolvendo o colapso de edifícios ou estruturas”.
Na prática os formandos terão de aprender técnicas de busca e salvamento urbano; o desenvolvimento e a organização de uma operação; construção civil; causas e tipos de colapsos de edifícios e estruturas; riscos e segurança; avaliação estrutural; sinalização utilizada; busca e localização de vítimas; escoramentos e remoção de destroços superficiais, temas do programa que serão desenvolvidos em aulas teóricas e práticas.
O Curso Elementar de Busca e Salvamento Urbano (USAR), a realizar nos Açores pela primeira vez, terá a duração de 8 horas e será orientado por quatro técnicos vindos do Continente especialmente para o efeito.
Cada formando deve utilizar equipamento de protecção individual nas sessões práticas.
Equipas USAR
Trata-se de uma terminologia internacional “Urban Search and Rescue Teams” ou “USAR Teams” usada para designar as equipas especializadas em operações de busca e salvamento urbano.
in.: www.auniao.com
2 comentários:
Camarada
Este curso não vai ser ministrado pela ANAFS - Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias?
Pois eles têm as equipas USARTEAM e DRCTEAM.
Cumprimentos
Boas, só transcrevi a notícia, acredito que a formação seja administrada pela ANAFS, mas ... não sei...
Enviar um comentário