domingo, 21 de setembro de 2008

Notícias: Formação USAR na CVP Angra do Heroísmo.

CURSO EM ANGRA - Operações de busca e salvamento urbano

Aprender as técnicas de socorro nas zonas urbanas em caso de terramoto, catástrofe ou incidente que envolva destroços. É com este propósito que a Delegação da Cruz Vermelha de Angra do Heroísmo levará a cabo o Curso Elementar de Busca e Salvamento Urbano, denominado USAR, durante os próximos dias 27 e 28 de Setembro, no antigo edifício da Pronicol, na Grota do Vale, em Angra do Heroísmo.


Ao todo vão participar 40 formandos, dos quais elementos do Exército RG1, Força Aérea Portuguesa, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Bombeiros Voluntários e da Unidade de Socorro da Cruz Vermelha Portuguesa de Angra do Heroísmo. A ideia é ministrar a estes elementos “os conhecimentos mínimos que devem possuir enquanto membros de uma equipa de socorro que, no decurso da sua actividade normal possam ser chamados a intervir envolvendo o colapso de edifícios ou estruturas”.

Na prática os formandos terão de aprender técnicas de busca e salvamento urbano; o desenvolvimento e a organização de uma operação; construção civil; causas e tipos de colapsos de edifícios e estruturas; riscos e segurança; avaliação estrutural; sinalização utilizada; busca e localização de vítimas; escoramentos e remoção de destroços superficiais, temas do programa que serão desenvolvidos em aulas teóricas e práticas.

O Curso Elementar de Busca e Salvamento Urbano (USAR), a realizar nos Açores pela primeira vez, terá a duração de 8 horas e será orientado por quatro técnicos vindos do Continente especialmente para o efeito.

Cada formando deve utilizar equipamento de protecção individual nas sessões práticas.

Equipas USAR

Trata-se de uma terminologia internacional “Urban Search and Rescue Teams” ou “USAR Teams” usada para designar as equipas especializadas em operações de busca e salvamento urbano.

As equipas USAR intervêm em situações de terramotos, deslizamentos de encostas, tornados, ciclones e temporais, cheias e inundações e colapsos de edifícios de grandes dimensões, e são constituídas por comando, logística, busca, salvamento e assistência médica.

in.: www.auniao.com

2 comentários:

Anónimo disse...

Camarada

Este curso não vai ser ministrado pela ANAFS - Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias?

Pois eles têm as equipas USARTEAM e DRCTEAM.



Cumprimentos

zellys disse...

Boas, só transcrevi a notícia, acredito que a formação seja administrada pela ANAFS, mas ... não sei...