Operação Fátima/09: Cruz Vermelha Portuguesa estreia bicicletas de socorro

A Cruz Vermelha Portuguesa estreia na peregrinação internacional aniversária ao Santuário de Fátima duas bicicletas de socorro, revelou hoje à agência Lusa o Coordenador de Plataforma da Zona Centro , Osvaldo Tavares.
Osvaldo Tavares adiantou que os velocípedes integram o dispositivo de Protecção Civil disponibilizado aos milhares de peregrinos que hoje e quarta-feira são esperados na cidade de Fátima.
«É um meio eficaz para chegar mais rapidamente ao local, de forma a prestar socorro numa situação de grande confusão, como acontece aqui em Fátima nestes dias», afirmou o responsável.
Osvaldo Tavares acrescentou que «há locais é complicado as ambulâncias chegarem», sendo que «as bicicletas até podem circular nos passeios».
Cada uma das bicicletas está equipada com material diferente de socorro, mas o objectivo é que andem sempre as duas juntas, esclareceu o coordenador de Plataforma da Cruz Vermelha Portuguesa.
«A bicicleta número um tem material de primeira abordagem, para situações de emergências, como doenças súbitas, podendo avaliar-se os sinais vitais», afirmou o coordenador.
Já o segundo velocípede tem «material de trauma, para imobilizar as pessoas», esclareceu, sublinhando que os dois velocípedes «completam-se».
As duas bicicletas estão estacionadas na rotunda Norte e integram a Delegação Local de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa, onde está sediada a Coordenação da Plataforma de Emergência da Zona Centro.
No local, além de uma Posto Médico Avançado para assistência e prestação de socorro aos fieis e viaturas, estão ainda dez elementos da Cruz Vermelha Portuguesa.
O início da primeira grande peregrinação do ano ao Santuário de Fátima está marcado para as 18:30 de hoje, na Capelinha das Aparições, seguindo-se, três horas mais tarde, a recitação do terço, a procissão das velas e a celebração da eucaristia.
O momento mais aguardado das cerimónias religiosas está reservado para quarta-feira, a partir das 10:00, com a procissão, eucaristia, bênção dos doentes, consagração e o adeus.
in.:Diário Digital / Lusa