
in.: Região de Leiria
Decorreu nos dias 22, 23 e 24 de Outubro de 2010, o Festival Bike. O referido festival consiste em provas de Downhill, Maratona, BTT, Encontro Nacional Escolas de Ciclismo, Duatlo, BMX Freestyle e DirtJumping, o mesmo decorreu nas instalações do CNEMA em Santarém, tendo o apoio sanitário sido prestado pela Cruz Vermelha Portuguesa/Delegação de Santarém. Para o efeito, deslocou esta Delegação duas ambulâncias de socorro e respectivas tripulações. No decorrer do festival foram registadas 18 ocorrências, tendo sido na sua maioria fracturas dos membros superiores e inferiores. Gostaria de salientar que para o referido apoio prestado pela Cruz Vermelha Portuguesa ter tido o sucesso, a Delegação de Aveiras de Cima, por solicitação da Delegação de Santarém, disponibilizou voluntários para reforçar as Equipas da Delegação de Santarém.
Por fim gostaria de fazer um agradecimento à Delegação de Aveiras de Cima, ao seu Coordenador e aos voluntários envolvidos nesta operação, que demonstraram um enorme profissionalismo, camaradagem e que a Cruz Vermelha Portuguesa é só uma.
por Cruz Vermelha Portuguesa | Delegação Local de Santarém.
Encontrado num blog que relatava o dia-a-dia da "Avó Bia":
"A nossa mãe foi para o hospital de novo numa ambulância, mas agora da Cruz Vermelha, com dois profissionais que merecem, em tudo, os maiores elogios. Isilda e o seu colega, levaram a nossa mãezinha também de cadeira de rodas mas com todo o cuidado e protecção, com cintos de segurança, apoio para a cabeça e tapadinha com um lençol por cima da camisa de dormir. Carinho, cuidado e respeito, foi assim que cuidaram da nossa querida mãe."
FOTO BY: LUSA (meramente ilustrativa do post!!)
Nota do administrador:
Todos os dias trabalhamos. Não temos a mesma visibilidade que outras entidades - seja pela força do marketing, dos lobbies, ou da inércia - Mas todos os dias estamos presentes, activos, talvez não tão bem organizados, apetrechados, mas movidos com a vontade de socorrer. Não fazemos só o acidente de viação, a queda, o trauma! De facto isso será o menor dos volumes de serviço que temos.
Habitualmente relato aqui as ocorrências que outros voluntários partilham, sendo que as mais impactantes são aquelas que são mais partilhadas. Ninguém partilha a história da idosa de 93 que teve um AVC, mas esse é o grosso do nosso serviço -a doença "súbita"- Mas também aí damos o nosso testemunho do serviço aos outros, aos que sofrem.
Este trecho do blog que relata a luta de uma família na manutenção da dignidade da vida mostra como, sem peneiras, grandesas ou superioridades, podemos ter, ser, assumir um papel de igual. E aparentemente, por vezes melhor. Porque quem cá anda ainda acredita!
in.:http://tristeurgencia.blogspot.com/
Cruz Vermelha Portuguesa , Delegação Local da Maia forma equipas de emergência
A delegação da Maia da Cruz Vermelha Portuguesa abriu candidaturas para o curso de formação de elementos do serviço de ambulâncias.
O concurso é aberto a candidatos entre 18 e os 45 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, escolaridade mínima obrigatória e que não integrem o corpo activo de qualquer corporação de segurança ou de salvação pública, ou de qualquer dos ramos das Forças Armadas ou Militarizadas. Podem inscrever-se candidatos que completem os 18 anos de idade no ano em que decorre a formação, desde que apresentem autorização escrita de quem exerce o poder paternal.
Os interessados podem efectuar a sua pré-inscrição na secretaria da Delegação da Cruz Vermelha, na Rua da Lage, Vermoim ou pelo telefone 229 411 221.
As equipas foram actividadas devido à necessidade reforço imposta pelo número elevado de solicitações junto das corporações de bombeiros. O DIÁRIO sabe também que as ambulâncias da CVP têm feito já várias saídas.
O reforço vai manter-se até à situação melhorar.
in.:www.dnoticias.pt
Equipa de Socorro e Transporte afirma que o apoio à prova da SportZone/Run Porto correu sem incidentes de maior gravidade, num dia com tempo ameno. Edição foi ganha por um atleta leste-africano. Portugueses tiveram boa prestação
in.:www.cvp-porto.org
Tendo por cenário uma forte tempestade de chuva e vento com situações de deslizamentos de terras, enxurradas, desabamentos de casas, cortes de estradas e falhas no abastecimento de energia, "o primeiro exercício aconteceu às seis da manhã com uma simulação de derrame de combustível no porto local, ao que se seguiu uma enxurrada numa das principais ruas de Vila Franca do Campo e um naufrágio de uma embarcação", explicou Pedro Carvalho, presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), em declarações à Lusa.
Ao longo desta manhã estão a ser criados vários outros cenários com vista a garantir uma maior realidade possível e já foram também testadas evacuações de três escolas do concelhos e accionado o Plano Municipal de Emergência.
"O exercício não se circunscreve à vila, mas estão a ocorrer cenários em todo o concelho", salientou Pedro Carvalho, acrescentando que o teste abrange também a ilha Terceira, onde decorrerá a simulação de envio de pessoas desalojadas e respectivo acolhimento e apoio psicológico, a par da recepção de listas de comunicação de emergências.
Para o presidente do SRPCBA, a realização deste exercício permite "perceber o que necessita de afinação" na capacidade de resposta da Protecção Civil e "garantir que a acção é coordenada".
No terreno estão cerca de duas centenas de bombeiros, uma centena de figurantes, escuteiros, radioamadores e também voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa.
Pedro Carvalho justificou a escolha de Vila Franca do Campo como cenário do Exercício Açor tendo em conta "as características morfológicas" do local, que "permite vários treinos, e por ser uma zona próxima dos concelhos de Ribeira Grande e Ponta Delgada".
O Exercício só termina sábado à noite, estando prevista para domingo uma demonstração de capacidades das Forças Armadas, Protecção Civil, Bombeiros e Policia Marítima, segundo disse à Lusa Pedro Carvalho.
in.:LUSA
Cerca de 70 novos voluntários da Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Marco de Canaveses vão participar numa iniciativa levada a cabo por aquela entidade, nos próximos dias 16 e 17de Outubro.
Trata-se de um acampamento com o objectivo de preparar os novos socorristas para situações de catástrofe, como disse ao jornal A VERDADE Fernando Rafael, um dos responsáveis pela Delegação.
Apesar da participação de 70 pessoas, apenas 18 vão ser postos à prova (novos voluntários da unidade de socorro). Pelas 8:30 de sábado, os 18 voluntários vão ser divididos em três grupos e vão percorrer cerca de três quilómetros a pé, até ao Santuário do Menino Jesus de Praga, na freguesia de Avessadas, local onde está instalado o acampamento.
Segundo Fernando Rafael, “durante o percurso vão ser feitos alguns simulacros e à chegada terão de ligar com uma situação mais delicada, pondo à prova os conhecimentos adquiridos durante a formação”.
O almoço deverá ser servido pelas 13:00 e até ao dia 17, domingo, vão ser várias as actividades levadas a cabo neste acampamento, que contará com tendas de campanha da Cruz Vermelha Portuguesa, algumas Delegações de outros concelhos, bem como com os Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses.
Uma mulher de 33 anos deu à luz em casa, em Canidelo, Vila do Conde, com o auxílio de três elementos da Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação Local de Vilar-Vila do Conde. Quando os socorristas chegaram à casa, encontraram a mulher em trabalho de parto avançado. Foi depois transportada para o Hospital da Póvoa.
in.:www.cmjornal.xl.pt
|
Paços de Ferreira Núcleo da Cruz da Vermelha Portuguesa de Frazão lança formação de chefiasA Delegação de Frazão da Cruz Vermelha Portuguesa iniciou sexta feira, 30 de Setembro, a primeira acção a nível nacional dirigida a Chefes das Equipas de Emergência. Esta formação pretende ministrar conhecimentos complementares a elementos ou potenciais elementos que possam vir a exercer funções de chefia de equipas de emergência. Segundo Manuel Leão (Coordenador Local de Emergência da Delegação de Frazão): "Esta medida vai permitir-nos ter uma equipa com capacidade de acolher e integrar os voluntários que pretendam colaborar com a CVP nas nossas áreas de intervenção. Estamos satisfeitos por termos na Equipa, Formadores com experiência em emergência e acreditamos que esta fará toda a diferença. destaco a Coordenadora da Plataforma Regional nº 1 (Norte), (Angela Cabral) e agradecemos ao Técnico de Emergência Principal (Gabriel Campos) o apoio na homologação do plano de Formação pelo Gabinete de Planeamento e Coordenação". in.:www.jornaltvs.net |
Hoje
Um dos jovens teve de ser transportado de helicóptero para o Hospital de S. João, no Porto
Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um pesado de mercadorias causou, esta manhã, dois feridos, um deles em estado grave. O acidente ocorreu às 8.38 na A42, na zona de Lousada, e foi necessário os bombeiros recorreram a material de desencarceramento para retirarem os dois jovens, de 19 e 20 anos, que seguiam no veículo ligeiro.
Dada a gravidade do estado de um dos jovens foi necessário fazer o seu transporte num helicóptero do INEM. No local estiveram dez bombeiros das corporações de Ermesinde, Lordelo e também da Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação Local de Frazão. A A42 esteve cortada das 8.50 até às 10.00, no sentido Matosinhos/Paços de Ferreira, junto à saída para a Seroa.
A.T.
in:http://dn.sapo.pt