


WWW.CVP-EMERGENCIA.BLOGSPOT.COM
Foto propriedade de CVP Alpendorada e Matos
Um condutor de 32 anos, de Penafiel, morreu em consequência de uma violenta colisão entre dois automóveis junto à sub-estação da EDP, em Alpendorada e Matos (Marco de Canaveses), às 22.30 horas de anteontem, sábado. O aparatoso acidente provocou ainda um ferido grave.
A vítima mortal, Armindo Soares da Rocha, de Forno, Rio Moinhos, teve de ser desencarcerada pelos Bombeiros do Marco. O ferido, Rui Manuel Leal Damásio, 26 anos, de Luriz, Alpendorada, foi evacuado pela Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação de Alpendorada e Matos, e está internado no hospital de Penafiel.
Segundo conseguimos apurar, o declive da via municipal terá contribuído para a falta de visão de ambos os condutores, que acabariam por não evitar uma colisão violenta entre as duas viaturas (um Honda Civic e um Volkswagen Golf ). A vítima mortal só hoje será autopsiada.
in.:http://jn.sapo.pt
Segundo os Bombeiros Sapadores do Porto, o alerta foi dado às 15:42, hora a que a jovem ter-se-á sentido em apuros, tendo sido retirada inanimada das águas da praia do Castelo do Queijo por um barco do Instituto de Socorros a Náufragos.
A vítima foi socorrida e reanimada pelo INEM, tendo depois sido transportada pela Cruz Vermelha Portuguesa para o Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, tendo sido internada nos cuidados intensivos, com prognóstico "muito reservado".
in.: Diário Digital / Lusa100 elementos divididos em 22 equipas apeadas, 4 equipas em bicicleta, 4 equipas motorizadas, 2 postos médicos móvel e 4 ambulâncias, com o objectivo de cobrir a área de Baixa de Lisboa, do Marquês do Pombal à Praça do Comércio, do Cais do Sodré a Santa Apolónia.
Algumas fotos:Os voluntários percorreram todo o território entre Óbidos, Caldas da Rainha, Alcobaça, Aljubarrota, Cruz da Légua, Porto de Mós, Alto da Serra, São Mamede e Fátima, com a sua unidade móvel.
Foram dias de grande trabalho ao serviço de muitos peregrinos, que deste modo não se sentiram sozinhos na estrada até Fátima, acompanhados pelos cerca de dez elementos voluntários desta causa.
A equipa da delegação das Caldas esteve assim na estrada entre 8 a 12 de Maio, apoiando um percurso de aproximadamente 120 quilómetros de extensão, que realizaram várias vezes ao longo destes dias, com todo o material necessário para ministrar o suporte básico de vida.
in.:www.jornaldascaldas.com/
Peregrinação e Santuário de Fátima
No santuário serão colocados 4 Postos Médicos Avançados (PMAs), nas rotundas Norte e Sul, Parque 10 e Parque 1, todos eles com apoio de ambulância medicalizadas. No decorrer das cerimónias contaremos com 3 equipas apeadas para apoio ao Santuário.
100 elementos divididos em 22 equipas apeadas, 4 equipas em bicicleta, 4 equipas motorizadas, 2 postos médicos móvel e 4 ambulâncias, com o objectivo de cobrir a área de Baixa de Lisboa, do Marquês do Pombal à Praça do Comércio, do Cais do Sodré a Santa Apolónia.
50 elementos divididos em 20 equipas apeadas, 1 equipa de apoio à sobrevivência, 1 equipa de apoio psicossocial e 1 equipa de transporte, identificação e orientação de pessoas perdidas, com o objectivo de cobrir a Avenida dos Aliados.
Toda esta operação conta com a gentil colaboração da Merck, Dr. Scholl, Gasin, Diese, Sabor do Ano e Central de Cervejas (Água do Luso). A Cruz Vermelha Portuguesa gostaria de agradecer às empresas patrocinadoras o apoio demonstrado.
in.:www.cruzvermelha.pt
Este Dispositivo é composto por 32 Corpos de Bombeiros Voluntários e um Municipal apoiados de forma integrada com um pelotão de GIPS e Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana, meios humanos e materiais da Autoridade Florestal Nacional, Forças Armadas, Cruz Vermelha Portuguesa, Associação de Produtores Florestais, AFOCELCA, Autarquias e outros Agentes, apoiados por dois aviões ligeiros e um helicóptero médio no CMA de Viseu, um helicóptero ligeiro no CMA de Armamar, um heli médio e um pesado no CMA de Santa Comba Dão.
Releva-se também o envolvimento imprescindível dos Serviços Municipais de Protecção Civil, que promoverão o apoio mais diferenciado às Forças de Socorro.
in.:http://viseumais.com.
No total foram concebidas 2500 bolas de futebol, que vão ser comercializadas a 5 euros cada uma, e o proveito da venda vai reverter para os cofres da instituição.
Maria Clara Saraiva, vice presidente da delegação da Covilhã da Cruz Vermelha Portuguesa espera que "a população possa aderir a esta iniciativa, à semelhança de outras que já realizámos no passado e com esta campanha pretendemos, acima de tudo, associar-nos a uma iniciativa importante como é a realização deste estágio. Temos expectativas elevadas em relação a esta iniciativa e esperamos ainda poder vir a lançar uma segunda série de bolas".
O projecto também vai contar com a parceria das juntas de freguesia que vão adquirir bolas que posteriormente vão ser distribuidas às crianças.
No caso da junta de Vales do Rio "vão ser adquiridas 50 bolas" e o autarca daquela freguesia espera que "os outros colegas das juntas de freguesia também se envolvam nesta iniciativa para ajudar a cruz vermelha, que bem precisa". João Casteleira acredita que "esta é também uma boa forma de apoiar a selecção nacional e no caso dos Vales do Rio vamos oferecer as bolas que vamos comprar às crianças da freguesia".
in.:http://rcb-radiocovadabeira.pt
Conta com o serviço de emergência 24horas, em colaboração com o INEM. O mesmo não acontece em Campo, sendo este um dos projectos futuros desta delegação, uma vez que no horário nocturno o serviço não está disponível e durante o dia nem sempre consegue cobrir o total de emergências.
A delegação de Aldreu conta ainda com apoio psicossocial, rastreios, apoio ao ATL, tendo efectivos que são socorristas; recolha de bens, transporte de idosos para os centros de dia, entre outros, intervindo num perímetro de 10 a 15km, numa área de cerca de 130km2, abrangendo freguesias do concelho de Barcelos, Viana do Castelo e Esposende, um total de cerca de 30 000 habitantes.
No último ano esta delegação fez o transporte de 3000 doentes e dedicou mais de 16000 horas ao voluntariado. A sede é um edifício pertencente à Comissão Fabriqueira, um espaço reduzido para cerca de 60 voluntários, mas onde têm sido feitas modificações no interior de modo a proporcionar boas condições. Segundo o que foi apurado está a ser feito um esforço no sentido de obter novas instalações, sendo esse um dos futuros objectivos.
"Enfermeiro em casa" é um novo projecto da Delegação de Aldreu, que já foi aprovado pela Sede Nacional, consistindo na deslocação de enfermeiros à casa dos doentes que necessitem, por exemplo, de algum tipo de tratamento.
No que concerne a equipamentos, esta delegação dispõe de três ambulâncias, das quais uma do INEM e as restantes de unidade de socorro, e ainda uma carrinha de transporte de doentes.
Campo tem uma equipa de Bici-Socorro
A Delegação do Campo intervém em 19 freguesias do noroeste do concelho de Barcelos, servindo todas as faixas etárias. São várias as actividades em que a CV do Campo está envolvida, desde serviços de emergência e pré-hospitalar, apoio ao ATL no Verão e ainda prevenção em eventos desportivos entre outros. Efectua também transporte de doentes, sendo que durante o ano de 2009 foram transportados cerca de 650 pessoas. De salientar que esta delegação presta apoio a provas de BTT, tendo uma equipa única a nível nacional vocacionada para este tipo de eventos. A equipa de Bici-Socorro é constituída por um grupo de socorristas do Núcleo da Cruz Vermelha que se deslocam em bicicletas devidamente equipadas para o efeito, dando apoio em eventos desportivos e espectáculos de elevado número de espectadores. Neste momento a delegação tem ao seu dispor uma viatura de emergência, uma auto-maca de transporte e três viaturas de transporte múltiplo, incluindo transporte de pessoas com dificuldade em andar, bem como aquelas que se deslocam em cadeira de rodas. Como projecto futuro pretende fazer serviços de emergência 24horas, sendo neste momento esta a sua maior necessidade.
Por sua vez, a CVP de Macieira de Rates, talvez a organização mais importante da freguesia, presta serviço à creche, com cerca de 35 crianças e ao Jardim de Infância, que conta com 50 crianças; apoia também a CATL – actividades de tempos livres, a cantina e o refeitório, englobando 56 crianças; dá apoio domiciliário aos idosos, rondando os 28 utentes. Esta delegação presta atendimento social e orientação, faz distribuição de vestuário e géneros alimentares, apoio adaptado de doentes e unidade de socorro, contando com cerca de 20 viaturas, entre as quais 4 ambulâncias, sendo que duas destas são unidades de socorro e duas do INEM, actuando na zona sul do concelho de Barcelos e nos limites de Vila de Conde, Famalicão e Póvoa de Varzim. No que se refere à sede da delegação as instalações são arrendadas, pertencendo uma parte à Junta de Freguesia e outra à Casa do Povo. Espera-se para breve a construção do Centro Social, Lar e Centro de Dia, cujas instalações terão algumas valências da Cruz Vermelha. Para além disso já foi entregue um processo na Câmara para uma construção de raíz.
Barcelos com novos projectos
Já a CVP de Barcelos dispõe de serviços clínicos, consultas médicas na sede da delegação; gabinete com uma enfermeira disponível para prestar os cuidados básicos; voluntariado nos lares da Misericórdia e ao domicílio e rastreios, tendo vindo também a desenvolver alguns projectos, nomeadamente a oficina de reinserção "Saber e Ser". "Bebé Feliz" é também um projecto da delegação, que consiste no apoio e acompanhamento a grávidas e mães do concelho com filhos até aos 2 anos de idade em situação sócio-económica precária. Outro dos seus projectos é o "ASDI" que presta apoio social a doentes e idosos, bem como pessoas que se encontram dependentes de terceiros. Nesse sentido são feitas visitas sociais ao domicílio. O projecto "Ombro Amigo" consiste por sua vez na tentativa de combate ao isolamento, melhorando a qualidade de vida daqueles que vivem em lares e centros de dia, nessa medida são desenvolvidas inúmeras actividades com estas pessoas e ainda o "Projecto (Com)sigo" que tem por objectivo o empréstimo de equipamentos, por um preço simbólico, a pessoas que deles necessitam. No entanto esta ajuda não é apenas restrita aos barcelenses. Como projecto futuro a vice-presidente da delegação, Corália Ferro, refere a criação de um centro de dia gratuito.
(...)
in.:www.barcelos-popular.pt
Cerca de 450 pessoas integram o dispositivo de protecção civil e socorro para a visita do papa Bento XVI a Fátima.
Os 450 elementos integram 80 entidades distintas, "desde a totalidade dos corpos de bombeiros do distrito de Santarém, que irão ser apoiados ainda pelos bombeiros do distrito de Leiria, Castelo Branco, Lisboa e Portalegre", disse Joaquim Chambel, comandante distrital de operações de socorro de Santarém.
Neste grupo de entidades estão ainda a Força Especial de Bombeiros, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Cruz Vermelha Portuguesa, o Corpo Nacional de Escutas, a organização não governamental Paramédicos de Catástrofe Internacional e o Agrupamento dos Centros de Saúde do Médio Tejo.
Aos jornalistas, após a última reunião de preparação da visita do Papa ao Santuário de Fátima, o responsável adiantou que o dispositivo entra em funcionamento às 17 horas do dia 11 de Maio, terminando cerca das 12 horas de dia 14, ressalvando que a desmobilização depende da situação que se viver em Fátima "relativamente ao número de pessoas e necessidades".
"O dispositivo está completo, está estruturado, o plano de operações já foi difundido, estamos preparados neste momento para iniciar a operação no dia 11", afirmou o comandante distrital, acrescentando que nesta contabilidade não estão os meios de diversas entidades, como a recolha do lixo, o abastecimento de água ou electricidade e as telecomunicações, entre outras.
Seis postos de socorro
Joaquim Chambel acrescentou que o dispositivo vai ter seis postos de socorro, um dos quais o do Santuário de Fátima, e mais dois postos médicos avançados, estes do INEM.
"Todos os postos de socorro nesta operação vão estar guarnecidos e ser dirigidos por médicos", afiançou, explicando que qualquer evacuação para fora de Fátima -- que pode ser por via aérea - para os vários hospitais da região será feita de acordo com as respetivas valências e com orientação dos médicos do INEM.
Joaquim Chambel disse acreditar que estes "serão os locais de recepção da esmagadora maioria da emergência em Fátima", frisando que esta medida pretende, caso não haja "necessidade de uma evacuação directa para os hospitais, que todo o socorro seja encaminhado para estes postos médicos".
O comandante distrital da Proteção Civil adiantou que nesta visita papal vai estar também assegurado socorro através de motos e de "segway" (veículo eléctrico para transporte pessoal), conduzidos por socorristas, justificando a sua existência devido à dificuldade de circulação de viaturas.
Estes meios pretendem "dar cobertura aos locais onde há mais tráfego de pessoas, onde a mobilidade é mais complexa, inclusive durante os períodos de entrada e saída de Sua Santidade em zonas que estão interditas ao trânsito", referiu.
Confrontado sobre as diferenças desta operação comparativamente à terceira visita ao Santuário de Fátima de João Paulo II, na qual também era responsável distrital, Joaquim Chambel declarou: "A grande diferença entre esta operação e a de 2000 tem a ver com o aumento tremendo do nível de exigência e dos padrões de qualidade com que se pretende fazer a operação".
in.:http://jn.sapo.pt/